Afinal, o que é um preprint? Entenda e conheça suas vantagens!
Você sabe o que é preprint? Trata-se da pré-impressão ou pré-publicação, traduzido para o português, que é o manuscrito científico antes da sua versão final e revisada. Assim, é possível que o autor divulgue as suas pesquisas e estudos e forma mais rápida.
Dessa maneira, o preprint permite o recebimento de feedbacks iniciais, por meio de sugestões dos leitores, o que pode resultar em melhores edições no conteúdo, já que o sistema de revisão demora entre 2 meses e 2 anos.
Quer descobrir mais sobre o que é preprint? Continue a leitura e conheça outras características desse tipo de publicação!
O que é preprint?
Conforme mencionado, o preprint é uma publicação prévia de um artigo que ainda não foi submetido a uma revista científica / de editoras e é veiculado em meios específicos para esse tipo de publicação, como o Preprints, bioRxiv, ASABbio etc. Por essa razão, o projeto ainda não recebeu revisão, formatação e edição.
Ao fazer isso, o autor alcança algumas vantagens, mesmo que muitos ainda tenham receio quanto a esse tipo de publicação. Confira abaixo para entender com mais clareza os benefícios do preprint.
Quais os benefícios do preprint?
Agilidade
Quando você publica o seu artigo na versão preprint, o conteúdo é transmitido para os demais de forma mais rápida do que em publicações formais. Afinal, caso o projeto enviado seja aprovado de primeira, o tempo médio de publicação é de 1 ano.
Isso diminui as chances de as suas ideias e pesquisas se tornarem informações velhas, devido ao processo de demora na publicação, o que também pode permitir uma resposta mais rápida das instituições e do Estado com base no seu estudo. Por exemplo, estudos que mostrassem a possibilidade eminente uma pandemia de coronavírus poderiam ajudar a minimizar os impactos do problema.
Visibilidade
Como o preprint é publicado em uma plataforma on-line, não existem fronteiras territoriais que dificultem a visibilidade do artigo. Ainda, não é preciso pagar parar ler o material. Assim, pessoas de todo o mundo, e com maiores e menores condições financeiras, podem ler e compartilhar os seus estudos.
Além disso, a plataforma em que o material é publicado também permite contabilizar o número de citações da sua pesquisa. Isso contribui para atribuir maior relevância e autoridade ao seu projeto, o que também serve como critério de publicação em alguns periódicos e, até, nos resultados de pesquisas do Google.
Recebimento de feedbacks
Como foi dito, o formato do preprint permite uma interação direta com outros usuários. Isso facilita a mensuração da pesquisa e a colheita de feedbacks, o que ajuda a potencializar a sua comunicação científica para otimizar o conteúdo, caso queira publicá-lo oficialmente posteriormente.
Atualizações limitadas
Com a possibilidade de atualizações limitadas, você pode alterar o seu artigo e acrescentar novos dados e informações, conforme o surgimento delas, para que o leitor consiga acompanhar todas essas evoluções.
Conseguiu entender o que é preprint e como isso pode enriquecer sua experiência acadêmica de diferentes formas? Então, saiba que ter um bom preparo do inglês também é fundamental para alcançar esse objetivo, já que isso facilita a pesquisa de dados e informações em outros idiomas, por exemplo.