Logomarca curso Marta Garcia
scanning skimming

Skimming e Scanning: as Técnicas de Leitura do Inglês Instrumental

Tanto no idioma materno quanto no estrangeiro, o uso de técnicas de leitura são fundamentais em determinadas situações, como ao realizar um exame de ingresso para uma pós-graduação, por exemplo. Nesses casos, como inglês geralmente é exigido, é natural que se conheçam as práticas skimming e scanning.

Esses dois conceitos são técnicas de leitura práticas e objetivas para o entendimento de um assunto, o que se torna especialmente útil durante a realização de provas, que costumam ter um tempo limitado para sua realização.

Dessa forma, esse é o momento de saber mais sobre essas estratégias e a importância do uso de métodos de leitura. Por isso, preparamos este artigo. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Principais aspectos da leitura

Antes de conhecer propriamente as técnicas skimming e scanning, importa entender qual a validade da utilização de estratégias de leitura, principalmente quando estamos nos preparando para processos seletivos de mestrado ou doutorado. Nesse sentido, vale considerar alguns aspectos. Vejamos!

Objetivo da leitura

O primeiro ponto que precisa ser observado é o objetivo que se tem com determinada leitura. Porque existem modos diversos de se interpretar textos, por causa das suas múltiplas finalidades. Afinal, não se lê um livro por prazer da mesma forma que quando se estuda para a faculdade.

Vejamos de uma forma mais prática: imagine que você precisa de uma informação mais geral dentro de um texto ou que esteja o relendo para compreender melhor o assunto. Nesse caso, é natural que se faça uma leitura mais vasta, embora superficial. Essa é a técnica do skimming.

Por outro lado, caso a sua busca se resuma em apenas encontrar uma informação específica, é quase intuitivo que se faça uma leitura mais rápida até se deter na informação desejada. Nesse contexto, usa-se o scanning.

Eficácia da leitura

Outro aspecto que faz diferença e que pode ser usado tanto em uma técnica como outra é a eficiência com que o texto é lido. Aqui, vale a pena usar o método da leitura dinâmica, procedimento que busca aumentar a rapidez da leitura sem prejudicar o entendimento, retendo as informações mais relevantes.

Aumentar a velocidade com que se lê um certo texto ajuda tanto no processo de procura por uma informação quanto na compreensão geral do escrito. Essa prática auxilia até mesmo na gestão do tempo, como quando se realiza uma avaliação, por exemplo.

Nesse sentido, é válido o uso de conhecimento prévio sobre o assunto, bem como o aprofundamento nas estruturas gramaticais do texto. Você verá que isso aumenta a agilidade da leitura até mesmo em outra língua, podendo ser aplicado inclusive no inglês.

Hábito de leitura

Nenhuma competência se desenvolve de uma hora para a outra e o costume de ler deve ser cultivado para dar os efeitos esperados. Alimentar este hábito é crucial para enriquecer o vocabulário, obter conhecimentos gerais mais sólidos, desenvolver a capacidade de dedução e conectar ideias.

Isso impacta diretamente na eficiência da leitura, porque permite antecipar o conteúdo do escrito e dá mais segurança na absorção da mensagem do texto. Você verá que esse hábito ajuda muito no uso de estratégias em inglês instrumental.

Técnicas de leitura em inglês instrumental

Agora é o momento de entender como se aplicam as duas técnicas de leitura, skimming e scanning. Eles são usados para ajudar a entender textos em inglês mais rapidamente e de acordo com objetivo proposto. Dessa forma, é preciso saber qual é a intenção ao ler o texto e conhecer o tipo de conteúdo a ser estudado.

Quando se bate o olho no material à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que é necessária uma compreensão mais ampla do texto ou o leitor precisa explorá-lo mais uma vez, fazendo uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.

Analisamos duas estratégias de leitura: scanning e skimming que fazem parte deste método para que você compreenda melhor cada uma delas. Confira!

Skimming

Esta prática consiste em observarmos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Por isso, devemos atentar para a disposição do texto, compreender os parágrafos introdutórios e conclusivos, além de observar os elementos não verbais com imagens, gráficos, tabelas etc.

Um exemplo disso é o que podemos praticar com frequência ao pesquisarmos um assunto no Google: em vez de digitar a dúvida completa no buscador, utilizamos palavras-chave sobre o assunto. A partir disso, a plataforma destaca e prioriza nas primeiras posições os conteúdos que mais podem se relacionar com sua busca.

Além disso, a mesma lógica se aplica ao pesquisarmos um capítulo específico de um livro no sumário e por meio das palavras-chave encontradas ir até um assunto. E ainda, quando procuramos a tradução de palavras em um dicionário, ou até mesmo a folheação de livros e revistas.

Busca-se nessa estratégia detectar o sentido geral do texto por meio de dicas como cognatos, falsos cognatos, palavras conhecidas, termos destacados. Nesse sentido, o conhecimento prévio da língua inglesa é muito importante para a execução dessa prática.

Scanning

O scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. Ou seja, diferentemente da técnica de skimming, o scanning funciona de forma mais complexa  — embora igualmente no intuito de ser prático e objetivo.

Exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo de interesse. Nesses casos, a técnica foca nas informações mais importantes do texto, e não nas palavras-chave.

Essa é uma técnica excelente para resolver testes de proficiência em leitura da língua inglesa de mestrados e doutorados que cobram a interpretação de textos. Existe uma sucessão de passos para a aplicação do scanning. Essas etapas consistem em:

  • ler primeiramente a questão e identificar a palavra-chave da pergunta que na maioria das vezes é um substantivo;
  • procurar o significado desta palavra, caso a questão esteja em português e for permitido o uso do dicionário;
  • localizar no texto a palavra-chave da questão, passando rapidamente os olhos;
  • ler somente o parágrafo em que encontrou a palavra-chave, pois na maioria das vezes a resposta estará nele.

Skimming e scanning

Conforme mencionado, cada técnica apresenta suas vantagens e pode ser melhor utilizada de acordo com o objetivo de cada um. Quer dizer, o scanning contribui para a rápida descoberta de informações específicas. Enquanto isso, o skimming é mais útil para a compreensão de um sentido geral no texto.

Leitura específica

O scanning possibilita uma leitura mais rápida e objetiva, que pode responder a determinados questionados sem a necessidade de que todo o texto seja lido ou traduzido para o português.

Assim, como o próprio nome scanning sugere, a técnica consiste em mover os olhos para cima e para baixo, na intenção de que palavras-chave, que resumem a ideia central, leve ao entendimento do texto. Nesse sentido, palavras em negrito, itálico e em tamanhos maiores podem ser sinais de sua relevância.

Leitura rápida

Especialmente durante provas de concurso, mestrado, Enem ou qualquer outro tipo de avaliação, a leitura rápida é indispensável para identificar a ideia principal do texto, sem que isso comprometa o tempo.

Assim, o skimming é uma técnica que contribui para a compreensão da organização do texto, vocabulário adotado e qualquer outra interpretação que possa ser necessária. Para isso, é preciso que a leitura ocorra em uma velocidade cerca de 3 a 4 vezes maior que a normal, quando existe tempo para tanto.

Porém, a velocidade exigida não pode ser motivo suficiente para que as pontuações e análises realizadas sejam feitas de forma errônea. Então, é necessário aliar a rapidez com atenção, para que você não se perca no meio das ideias e deduza de maneira errada.

Percebeu a importância e diferenças das técnicas skimming e scanning? Elas são especialmente relevantes quando é preciso ler um grande volume de informações e em um curto espaço de tempo, já que contribui para a definição rápida e objetiva do que será lido e do que será descartado.

Agora, enfim, você já conhece o skimming e o scanning. Então chegou a hora de colocar os seus conhecimentos em prática e se aprofundar na língua inglesa.

Estratégias de Leitura em Inglês além do Skimming e Scanning

O Inglês Instrumental é a melhor metodologia de estudo para se obter resultados efetivos em pouco tempo. Leia agora:

Guia Completo de Inglês Instrumental Gratuito

Vídeo-Aula Gratuita de Skimming e Scanning

7 dicas valiosas para traduzir textos em inglês

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

17 Comentários

  1. muito boas as dicas

    1. É impressionante como seu material é bom e objetivo

  2. Não vou fazer nenhum curso, mas as informações me ajudaram muito a conhecer um pouco mais das técnicas de leitura. Sou só um curioso ou estudioso. Obrigado

  3. Muito bom o conteúdo, mas faltou falar sobre a “Predição”.

  4. excelentes pontos para revisao de materia para prova de proficiencia .obrigada mesmo.vai mě auxiliar muito tenho certeza.

  5. Eu adoro ler a alguns livros em inglês não são lancados no Brasil aí meio em inglês mesmo,essas dicas está sendo muito útil para minha leitura

  6. Ótimo, excelentes dicas pra quem tá com dificuldade no inglês

  7. Muito obrigado pelas dicas…

  8. Muito Obrigado Pela Dica Me Ajudou e Muito!☺

  9. Quero muito aprender com as dicas. Com certeza irá me ajudar muito.

  10. muito bom e pratico,ajudou muito

  11. muito obg ajudou muito

  12. Agradeço pela dica, ajudou bastante no meu aprendizado🤗 vou seguir as dicas .😉

  13. Agradeço pela dica, ajudou bastante no meu aprendizado🤗 vou seguir as dicas .😉obrigado!

  14. Me ajudou muito obrigada mesmo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.