6 principais normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
Quando um trabalho é produzido na universidade, subentende-se que ele poderá ser utilizado como fonte de pesquisa. Isto é, como referência tanto para profissionais em geral quanto para outros alunos e pesquisadores. Se você está planejando seguir a carreira acadêmica, ou mesmo concluir a graduação, será extremamente necessário conhecer as principais normas da ABNT.
Para auxiliar o acesso ao conhecimento — de maneira sistemática e competitiva —, foi criada essa entidade privada e sem fins lucrativos. ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, que, além de organizar metodologicamente o trabalho acima citado, também é responsável pelos manuais e guias de produtos e serviços disponíveis no mercado brasileiro.
Sendo assim, para que o seu trabalho universitário seja realmente de valor para a sociedade, é necessário que ele esteja de acordo com essas normas. Elas nem sempre são vistas com bons olhos pelos estudantes, pois são muito detalhadas e trabalhosas, mas não há como fugir delas.
Continue a leitura e veja como se preparar para essa empreitada!
Itens obrigatórios e opcionais
É muito importante ficar atento ao trabalho como um todo, não apenas ao conteúdo, que, obviamente, precisa ser escrito com muita profundidade. Por exemplo, saiba que a capa é um elemento obrigatório e que precisa seguir os padrões preestabelecidos.
Já a lombada é um item opcional, entretanto, caso decida fazê-la, também será preciso seguir as normas. O mesmo acontece com as páginas para dedicatória, agradecimentos e glossário. Perceba que, na parte interna do projeto, há diversos elementos a serem levados em consideração, além do texto.
Elementos pré e pós-textuais
Vamos destacar aqui os elementos obrigatórios. No que diz respeito a eles, é preciso pensar nas partes que antecedem e que sucedem o texto propriamente dito. São os chamados elementos pré e pós-textuais, respectivamente. Nesse último caso, apenas as referências são uma exigência.
Para os pré-textuais, destacam-se os seguintes elementos obrigatórios:
- folha de rosto;
- folha de aprovação;
- resumo na língua vernacular, que é o português, em nosso caso;
- resumo em língua estrangeira;
- sumário;
- elementos textuais.
Os elementos textuais compõem o texto. Podemos dizer que formam a alma do seu trabalho. Vamos a eles!
Introdução
Aqui, todos os temas que serão abordados ao longo do texto deverão estar presentes. Ou seja, ao ler apenas a introdução, o leitor precisa compreender o porquê daquele assunto estar sendo tratado. Sendo assim, será necessário apresentar a justificativa e o objetivo, ou seja, aonde se quer chegar com o raciocínio apresentado.
Desenvolvimento
Nessa seção, você terá a oportunidade de trabalhar todo o seu potencial argumentativo. Afinal, é nela que você poderá desenvolver realmente o seu texto com base nos artigos científicos pesquisados, além de teses e livros. As entrevistas e análises mais complexas também deverão estar presentes no desenvolvimento.
Conclusão
Nessa parte, lembre-se de que a sua capacidade de síntese é de extrema relevância. Ou seja, durante o desenvolvimento, você fez uso de citações e mostrou todo o embasamento para a elaboração do material. A conclusão é o momento em que você, sucintamente, prova que tudo o que foi dito anteriormente faz sentido e que, ao seguir a lógica proposta, os resultados serão alcançados.
Principais normas da ABNT
O seu trabalho, incluindo capa, lombada, lista de tabelas, apêndice e todo e qualquer elemento utilizado, deverá seguir a formatação estipulada pela ABNT. Lembre-se de deixar o seu arquivo preparado previamente para receber o conteúdo. Para isso, siga as seguintes orientações.
1. Margens
As margens do texto como um todo precisam estar definidas uniformemente, sendo que a parte esquerda e a superior deverão ter 3 cm, e a direita e a inferior 2 cm. Além disso, tenha atenção ao inserir uma citação longa — com mais de 3 linhas —, pois deve haver um recuo de 4 cm em relação ao texto, respeitando sempre as margens já predefinidas.
2. Fonte e tamanho das letras
As fontes permitidas são as mais tradicionais, não sendo possível fazer nenhuma extravagância. Por isso, utilize a Arial ou a Times New Roman, sempre na cor preta. A única exceção será quando alguma instituição fizer a exigência de uma fonte específica. Além disso, você poderá variar o seu texto em apenas 3 tamanhos:
- 12 para o texto em si;
- 14 para títulos, que devem ficar em negrito;
- 10 para as citações e as notas de rodapé.
3. Espaçamento e paginação
Todo o texto precisará ficar justificado, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas e de 1,25 cm entre os parágrafos. No caso das citações longas, o espaçamento entrelinhas será o simples. Já as páginas deverão seguir a ordem numérica e, havendo elemento textual, o número aparece. Na capa, por exemplo, não se insere a numeração, mas ela conta como a página número 1.
4. Referências
As referências são aqueles elementos pós-textuais — citados no decorrer do desenvolvimento do texto — que devem constar no final do seu trabalho. Elas constituem a relação de todos os materiais utilizados como fonte de pesquisa e que tenham ganhado algum tipo de destaque na sua escrita. Devem estar alinhadas à esquerda e com entrelinhas simples.
5. Notas de rodapé
Elas podem ser referenciais ou explicativas. No primeiro caso, são necessárias quando se faz uma citação, que é a utilização da fala de outra pessoa. Também são utilizadas para introduzir a tradução de uma palavra estrangeira. No segundo caso, são importantes para a introdução de alguma observação por parte do próprio autor, no caso, você.
6. Citações
As citações podem ser curtas ou longas e, para cada uma delas, há diferenciação nas regras. As curtas ficarão na mesma linha do texto e com o mesmo tamanho de fonte, mas deverão estar entre aspas. Já as longas — com mais de 3 linhas — deverão ficar com o recuo mencionado acima, em tamanho 10, sem aspas e com espaçamento simples.
Como você pôde notar, as normas devem ser seguidas para uma melhor e mais sistematizada apresentação dos mais variados elementos que constituem um trabalho acadêmico. Ou seja, cada detalhe do seu trabalho precisará ser elaborado de forma a transmitir segurança, credibilidade e ordem.
Assim como é muito importante formatar o seu arquivo desde o início para evitar retrabalho, também é interessante que você se familiarize com as principais normas da ABNT desde os primeiros semestres da graduação. Assim, quando chegar lá na frente, estará com a mente mais livre para focar no conteúdo.
Viu como é importante conhecer as normas? Para aprender mais detalhes fundamentais a respeito da carreira acadêmica, entre em contato conosco! Será uma grande satisfação atendê-lo.