Logomarca curso Marta Garcia
plano de estudos em inglês

Plano de estudos em inglês: como elaborar um eficiente para 2021?

Fazer um plano de estudos em inglês é uma ótima maneira de se comprometer a estudar até alcançar o seu objetivo de fluência no idioma. Isso ajuda a organizar melhor os estudos, de modo que seja possível absorver a maior quantidade de conteúdo, sem se cansar e esquecer tudo rapidamente.

No entanto, para isso, é preciso saber como estruturar o seu plano de estudo de inglês. Pensando nisso, separamos algumas dicas que você vai adorar conhecer. Confira e saiba como otimizar os resultados do seu aprendizado!

Defina as metas de estudo

O primeiro passo é definir metas para fazer os estudos. É interessante estabelecer objetivos semanais, para que você consiga ter uma melhor visualização do progresso e para não se perder na organização.

Na meta de estudo, é importante definir quais são os conteúdos a serem vistos durante aquele período, por quanto tempo você vai se dedicar para aprender inglês diariamente e quais materiais vai utilizar em cada estudo. Vale a pena separar um caderno ou uma planilha, que seja de fácil acesso e visualização, para estruturar todo o seu plano.

Reserve um horário do seu dia

É interessante também reservar um horário diário para se dedicar apenas ao estudo de inglês. Isso prepara o seu corpo e mente para absorver esse tipo de conteúdo, sem precisar gastar energia pensando em quando deve fazer essa tarefa. Sendo assim, determine um período que você tem livre e que consegue reservar exclusivamente para o aprendizado de um novo idioma.

Escolha o que será estudado em cada dia da semana

Definir o tema de cada dia da semana também facilita o seu planejamento. Por exemplo, se todas as segundas e quartas você estuda listening, às terças e quintas foca no reading e às sextas aprende gramática, é possível se programar melhor e montar um cronograma de estudos mais detalhado e prático.

Utilize diferentes métodos de estudos

Existem diferentes métodos eficazes de estudos. Porém, nem todos vão ser adequados para você. A dica aqui é testar várias técnicas e encontrar aquelas que favorecem o seu aprendizado. Entre as mais utilizadas pelos alunos para aprender inglês, podemos citar:

  • resumos;
  • anotações;
  • flashcards;
  • mapas mentais;
  • leitura e releitura;
  • método pomodoro.

Faça exercícios

A prática é fundamental para consolidar o aprendizado de um novo conteúdo. Por essa razão, se você quer aprender inglês, é de extrema importância fazer exercícios. O ideal é reservar um horário diário no seu plano de estudos apenas para responder questões de interpretação de texto, gramática e demais matérias.

Adotar essas medidas para montar o seu plano de estudo de inglês é uma maneira de evitar a procrastinação e melhorar a concentração, mantendo o foco no aprendizado de um novo idioma. Além disso, apostar em aulas especializadas pode ajudar você a conquistar o seu objetivo de forma mais prática. O curso de Inglês Experimental da Marta Garcia, por exemplo, é uma excelente oportunidade de aprender tudo o que você precisa para passar em testes de proficiência e desenvolver a sua carreira.

Gostou da ideia de fazer um curso e potencializar os seus estudos nesse ano? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.