3 dicas para você melhorar a concentração nos estudos
Atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldades em se concentrar nas aulas, on-line ou presenciais, a ponto de só ouvir a pergunta do professor(a): ‘’entendeu?’’. Porém, mesmo sendo um problema muito comum, as consequências podem ser sérias e comprometer os estudos.
Felizmente, existem algumas dicas e técnicas que podem ajudar a melhorar a concentração nos estudos. Afinal de contas, do mesmo jeito que seu cérebro se acostuma a memorizar determinados nomes e feições de pessoas, por exemplo, é possível treiná-lo para que ele drible os desafios que roubam a atenção.
Então, sentiu curiosidade em saber quais dicas podem melhorar a concentração nos estudos? Continue a leitura e descubra!
1. Dividir o tempo de estudo em blocos
Treinar o cérebro para fugir das distrações não significa que ele pode passar horas absorvendo informações sem se cansar, em algum momento ele precisa de um intervalo para recarregar as energias e retornar com mais eficiência. É como um aparelho de celular que, depois de um período, precisa ser recarregado na tomada.
Sendo assim, divida o tempo de estudo em blocos e respeite o intervalo para que as distrações não se tornem mais comuns.
Afinal de contas, qualidade é mais importante que quantidade. Então, se significa estudar por menos tempo, mas de forma que o seu cérebro consiga se distrair menos e absorver mais o conteúdo, isso vale mais a pena do que o forçar a passar horas seguidas tentando entender algo quando seu corpo já está exausto.
2. Estudar em um ambiente tranquilo e livre de distrações
Estudar em um local com barulho, televisão ligada, celular por perto com notificação chegando frequentemente, pet pedindo carinho do seu lado etc. não parece o cenário ideal para quem quer se concentrar nos estudos, certo?
Por isso, faça um esforço e tente conseguir um ambiente tranquilo e livre de distrações. Na era da hiperinformação em que vivemos, já é naturalmente difícil para a maioria conseguir se concentrar e obter uma análise mais aprofundada sobre algo. Estudar em um local com interferências só torna isso mais dificultoso.
3. Escrever o que está sendo aprendido na matéria
Se você detesta os professores que pedem um resumo de cada capítulo estudado, saiba que essa é uma das melhores ajudas para o seu conhecimento. Criar resumos do que está sendo aprendido ajuda a fixar o conteúdo estudado na mente, já que apenas a leitura pode fazer com que você se perca na concentração.
Além disso, priorize escrever o resumo à mão em vez de digitado. Pesquisas da Universidade de Princeton (EUA) já comprovaram que esse hábito permite um aprendizado melhor do que com a digitação. E ainda, ao final, não se esqueça do bom marca-texto para enfatizar os principais pontos e ajudá-lo a manter o foco.
Você lembra quando falamos da era da hiperinformação? Isso significa que facilmente podemos ser distraídos, e qualquer hábito positivo que ajude a melhorar a concentração nos estudos deve ser colado em prática. Isso inclui, além das dicas mencionadas, manter uma rotina saudável e dormir bem, para que o corpo esteja descansado e disposto a absorver mais informações.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para conferir também como a qualidade do sono pode ajudar ou atrapalhar os estudos e pare de ignorar seu sono.