Logomarca curso Marta Garcia
curso de proficiência em inglês

O que são cursos de proficiência em inglês e para que servem? Veja

O curso de proficiência em inglês é fundamental para o ingresso em muitas mestrados e doutorados. O motivo disso não é à toa: ele ajuda no conhecimento para realizar a avaliação que atesta a capacidade do candidato na língua estrangeira.

Isto é, sabe quando estudantes realizam o Enem? O objetivo principal é avaliar o nível de conhecimento deles com relação a assuntos trabalhados no Ensino Médio. De acordo com o desempenho deles, é possível entrar em um curso superior e ainda ter outras oportunidades.

Em outras palavras, a partir do exame de proficiência em inglês, uma organização consegue deduzir se vale a pena manter você junto com ela. Por isso, optar por um curso de proficiência tende a facilitar a realização dos seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Então, quer entender mais sobre o curso de proficiência em inglês? Continue a leitura e fique por dentro!

O que são cursos de proficiência em inglês?

Conforme mencionado, o curso de proficiência me inglês prepara o aluno para realização de exames que atestam a fluência na língua estrangeira. Isto é, existem cursos pré-vestibulares, na intenção de preparar os estudantes para ingresso no curso superior.

Do mesmo modo, existe o curso voltado para aprovação de candidatos em vagas que exigem domínio do inglês. Quanto a isso, saiba que podem existir mais vagas com essa exigência do que você imagina.

É o caso de programas de intercâmbio, trabalhos no exterior, ingresso em universidades fora do Brasil, entrada em mestrados e doutorados etc. Isso é explicado porque o inglês é a língua mais falada no mundo. Inclusive, existem inúmeros trabalhos científicos escritos nesse idioma.

Logo, para um melhor desempenho dos estudantes na área acadêmica, é preciso que os ingressantes tenham domínio do idioma. Isso é especialmente importante se for considerado que as vagas de mestrado e doutorado costumam ser muito disputadas. Então, esse tipo de conhecimento atua como um diferencial competitivo na seleção.

Para que os cursos de proficiência em inglês servem?

Como foi possível concluir, os cursos de proficiência em inglês auxiliam na avaliação desse idioma. Para entender melhor, sabe os cursos voltados para o aprendizado em outros idiomas? O curso de proficiência atua de modo similar.

No entanto, ele foca no encontro do nível de fluência do candidato nas habilidades linguísticas, como a fala, escrita, escuta e leitura. Isso pode ser conquistado com auxílio de provas de proficiência de inglês de edições anteriores dos principais exames, simulações periódicas etc.

Tudo isso para que o seu desempenho no exame de proficiência seja elevado. Afinal, vale ter em mente que alguns deles têm um custo em torno de R$800 ou R$900 reais. E ainda, precisam de um intervalo de tempo específico para refazer o teste. Logo, é recomendado evitar repetições.

Como esses cursos funcionam?

Parte do sucesso no exame de proficiência diz respeito ao nível de preparação dos candidatos. Quanto a isso, saiba que saber inglês não é suficiente para obter notas satisfatórias. Afinal, a prova de proficiência conta com suas particularidades, ‘’cascas de banana’’ e exige controle emocional e um bom gerenciamento do tempo.

Naturalmente, quem mais se prepara para esse tipo de situação, como ao estudar em cursos preparatórios para o exame de proficiência, tende a ter um melhor desempenho. Achou exagero? Para entender melhor os pontos apresentados, pense novamente nos estudantes do Enem.

Trata-se de uma prova nacional, com até 5 horas de duração e que os resultados dela podem conquistar ou afastar o sonho de muitos. Diante desse contexto, é normal que o emocional interfere no desempenho do candidato. A mesma lógica acontece com quem realiza o exame de proficiência.

Outra semelhança entre os dois exames é a importância de conhecer e estudar as singularidades do formato da prova. Isto é, ambas apresentam viés ideológico e preferências por determinadas temáticas, por exemplo. Saber quais são elas contribui para que o aluno fique mais preparado.

Além disso, você sabia que o Enem não pontua todas as questões com o mesmo peso? Essa definição varia das questões vistas como mais fáceis para as mais difíceis. E a prova de proficiência em inglês, você saberia dizer o critério adotado? Ter essa informação pode deixá-la um passo à frente no teste.

Para um melhor funcionamento do curso de proficiência, também é válido que o aluno sinalize quais são suas maiores dificuldades no idioma. Ao fazer isso, os professores podem aplicar metodologias de ensino mais personalizadas, o que potencializa os resultados. Isto é, a sua leitura em inglês pode ser satisfatória, mas na hora de se expressar nessa língua você trava, por exemplo.

Qual a importância de um curso de proficiência em inglês?

Entender o funcionamento do curso de proficiência em inglês por si só contribui para perceber a importância desse ensino. Afinal, isso eleva as chances do candidato ir para o teste muito mais preparado e seguro, o que tende a resultar em melhores desempenhos.

Lembre-se também da possibilidade de aprender mais sobre inglês e os pontos abordados nas provas de proficiência em inglês com uma maior personalização. Isso faz com que o investimento do aluno no ensino tenha um retorno muito mais positivo do que investir em cursos de idioma no geral ou até mesmo tentar aprender por conta própria. Como dito, não basta saber a língua estrangeira.

De todo modo, é válido deixar claro que realizar o curso de proficiência não garante um bom desempenho e nem a certificação em inglês. Ir com esse pensamento pode gerar frustrações e até acomodações, já que o aluno se sente mais relaxado para não estudar tanto quanto deveria.

Logo, ressignifique essa ideia desde já. Na verdade, o curso de proficiência tem a função de colocar o estudante em contato com conteúdos e professores qualificados e alinhados com o teste. Porém, o melhor resultado no exame depende da sua capacidade em absorver o conhecimento repassado e aplicá-lo adequadamente.

Quais os benefícios do curso de proficiência em inglês?

Muitos comentários positivos sobre o curso de proficiência em inglês já foram citados, não é mesmo? Para entender melhor e memorizar sobre eles, listamos um resumo com os principais benefícios. Acompanhe!

  • ensino personalizado de acordo com as maiores dificuldades do candidato;
  • contato com professores qualificados e experientes com a estrutura do exame de proficiência;
  • acesso a simulados e questões de edições anteriores do teste;
  • diferencial competitivo para que os estudantes tenham um melhor desempenho na prova;
  • investimento com maior chance de retorno e sucesso no exame.

Quais são os melhores cursos de proficiência em inglês?

Diante da importância e dos benefícios listados sobre o curso de proficiência, é justo conhecer algumas opções dos melhores cursos desse segmento. Por isso, preparamos uma lista para você. Confira!

Curso de Inglês Instrumental Online Marta Garcia

O curso de proficiência de inglês Marta Garcia é voltado especificamente para quem tem interesse em mestrado, doutorado e TEAP. Isso porque, muitos deles reconhecem a certificação oferecida como avaliação oficial para medir o nível de fluência dos alunos. Assim, não é necessário realizar uma prova específica.

Para isso, o certificado fornecido no curso inclui a nota do exercício final, a carga horária total das aulas de 120h/a. Outros pontos registrados no certificado são a razão social, CNPJ e CNAE do Ensino de Idiomas.

Para aumentar a segurança dessa certificação, saiba que ela passa pelo Sistema de Verificação de Autenticidade. Essa etapa pode ser efetuada pelo seu mestrado/doutorado. Desse modo, também é possível autenticar o certificado no cartório da cidade em que o aluno reside.

O curso Marta Garcia funciona 100% online e com início imediato. Isso inclui o acompanhamento de vídeo aulas com duração de 50 a 60 minutos. O ritmo de estudos é determinado pelo próprio aluno, já que as aulas são assíncronas.

Assim, pode ser possível finalizá-lo em 2 dias ou 6 semanas, depende de cada um. Seja como for, é necessário realizar uma avaliação final para receber o certificado. Isso pode ser solicitado imediatamente após a aprovação da matrícula ou posteriormente.

Wizard

A Wizard by Pearson é outra opção de instituição de curso de proficiência em inglês. Ela é considerada uma das maiores redes do mundo e registra um total de mais de 500 mil alunos interessados em aprender outras línguas.

Boa parte da popularidade e renome da Wizard é explicada pelas certificações oferecidas, além da metodologia diferenciada e o material didático. Essa certificação inclui o Pearson English International Certificate, um atestado de proficiência aceito em todo planeta. Inclusive, ele é comparado aos certificados de universidades renomadas, como Oxford e Cambridge.

Assim, é possível utilizá-la para se candidatar a uma vaga de trabalho em empresas estrangeiras, universidades fora do Brasil, programas de intercâmbio etc. Isso porque, a curso e a certificação da Wizard atesta conhecimentos na escuta, fala, escrita e leitura em inglês.

Como escolher a melhor opção?

Diante da diversidade de opções e da importância que o curso de proficiência proporciona, é recomendado seguir algumas dicas para fazer a melhor escolha. Uma das principais é conferir os diferenciais de cada curso.

Por exemplo, o do curso Marta Garcia envolve a didática da professora que nomeia o curso e que já preparou mais de 7.000 alunos para esse exame em todo país. Isso é feito com auxílio da tecnologia de ensino remoto e metodologias simples de ensino, que envolvem o ensino de palavras cognatas, palavras mais usadas em inglês etc.

Entre esses milhares de alunos estudados, muitos conseguiram ser aprovados no mestrado, doutorado ou curso superior em inúmeros cursos e instituições. É o caso da USP, TEAP, UFRJ, UNB, UFMG, UFC, UFSC, ANPAD etc. O curso ainda oferece 2 anos de acesso, o que torna a aprendizagem mais confortável e contínua para os estudantes.

Enquanto isso, a Wizard também oferece diferenciais que precisam ser analisados. Um dos exemplos disso é a didática com auxílio da tecnologia Wiz.me, que é uma assistente pessoal responsável por auxiliar na aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS.

Outro diferencial e vantagem do curso de proficiência de inglês da Wizard é o oferecimento de duas experiências diferentes de metodologia. Assim, o aluno escolhe a que melhor se encaixa com o perfil e necessidades. Isso pode ser as aulas Connections ou as Interactive.

A primeira foca no modelo tradicional de ensino e o professor é responsável por conduzir a turma. Então, professores e alunos podem compartilhar a aprendizagem e dúvidas, de modo que eleva a conexão entre os envolvidos. Nesse caso, é função do professor guiar a turma e conduzir o ritmo da aula para se certificar que todos estejam no mesmo nível.

Por outro lado, no modelo Interactive o aluno é o responsável por ditar o ritmo da aula, de modo que existe mais flexibilidade e autonomia. Para isso, também existe o auxílio da tecnologia Wiz.tab, que estimula a prática do inglês. A atuação do professor nesse tipo de experiência é sanar dúvidas de forma particular, que podem surgir ao longo dos estudos.

Como saber a proficiência?

Diante da relevância apresentada sobre o exame de proficiência, é natural se perguntar como descobrir o nível da sua. Assim, saiba que existem aplicativos gratuitos e online que oferecem essa resposta. É o caso do EFSet, English-test e Testden.

E ainda, existem outras opções online pagas e que oferece certificações aceitas em inúmeras universidades. É o caso do Duolingo, cujo exame é aceito em Yale e Duke, por exemplo. Assim, ao contar com essas opções de exame você tem a comidade de realizar o exame de casa e economizar os custos com deslocamento. De todo modo, saiba que também é possível fazer o exame de proficiência presencialmente, como pelo TOEFL.

Como foi possível notar, o curso de proficiência em inglês auxilia no melhor desempenho no exame que atesta o nível de fluência no idioma. De acordo com o desempenho, é possível conquistar um certificado que é pré-requisito para ingresso em mestrado, doutorado, programas de intercâmbio, vagas de empresas estrangeiras e muito mais. Logo, fica nítida a importância do curso citado.


Curso de Proficiência em Inglês Marta Garcia

Conheça nosso curso de inglês instrumental online preparatório para provas de proficiência de mestrados, doutorados e TEAP. Reunimos todas as informações nesta página do nosso site

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.