mestrado a distância ead reconhecido pelo mec

11 Mestrados a Distância que você precisa conhecer. Aprenda também o que é e como funciona um Mestrado EAD. Leia agora.

O mestrado a distância é um curso stricto sensu com média de duração de dois anos e, por meio dele, você poderá ampliar suas pesquisas dentro de uma temática. Assim, o estudante pode optar entre mestrado acadêmico ou profissional e poderá fazer suas aulas via plataformas de aprendizagem.

Está pensando em continuar os estudos e fazer uma pós-graduação? Já pensou fazer um mestrado a distância reconhecido pelo MEC? Isso mesmo, o mestrado que atualmente no Brasil se divide em profissional e acadêmico pode ser encontrado na modalidade a distância e semipresencial.

Ministrados por meio de plataformas de aprendizado, os cursos de mestrado a distância que são permitidos no Brasil ficam sob responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e devem ser reconhecidos pelo MEC.

Neste post, vamos explicar o que é essa modalidade de mestrado, por que as pessoas procuram e como ele pode ser feito. Confira nossas dicas e veja as vantagens de escolher um mestrado a distância reconhecido pelo MEC!

O que é o mestrado a distância EAD reconhecido pelo MEC?

O mestrado a distância é um curso de pós-graduação que pode ser realizado no conforto do seu lar. Ele foi desenvolvido para auxiliar a conciliação de rotinas de estudo e trabalho, tendo em vista que muitas pessoas não apresentam disponibilidade exclusiva para ir aos polos e estudar de maneira presencial.

Nesse sentido, as universidades, em parceria com o MEC, desenvolveram estratégias eficientes para que todos possam dar continuidade aos estudos, mesmo sem conseguir estar presente nas salas de aula. Para que isso seja funcional tanto para as instituições de ensino quanto para os mestrandos, o Ministério separou as pós-graduações em dois tipos: mestrados profissionais e acadêmicos.

Mestrado profissional

No mestrado profissional, o cerne está no desenvolvimento de técnicas voltadas para a qualificação ocupacional, ampliando suas estratégias de atuação no mercado de trabalho. Desse modo, você consegue aprofundar seu conhecimento na área escolhida e colocá-lo em prática com o auxílio de professores capacitados.

Vale lembrar que essa categoria é uma das mais oferecidas no Brasil, tendo em vista que a procura por especializações profissionais é maior que a busca por aprofundamentos acadêmicos que visam à docência ou à pesquisa.

Mestrado acadêmico

Por outro lado, o mestrado acadêmico tem como essência o ensino — porém, como ambos visam à pesquisa, o exercício da docência é válido nos dois. Isso quer dizer que o foco é a formação de pesquisadores e professores habilitados a atuar na academia, buscando aprofundar o olhar de pesquisador.

Via de regra, essa modalidade direciona os estudos para que eles sejam continuados no doutorado, a fim de conquistar mais relevância no cenário acadêmico e ampliar as possibilidades profissionais na área. Por isso, é muito comum encontrar professores e pesquisadores incentivando esse tipo de pós-graduação.

Assim como os cursos chamados de semipresenciais, esse tipo de mestrado pode ter um número de encontros que devem acontecer nos polos. Em geral, eles acontecem para a aplicação de provas ou ministração de aulas que precisam dessa particularidade.

Isso quer dizer que o somente o mestrado acadêmico exige a presença nas instituições associadas? Na verdade, não: a pós-graduação profissional também apresenta cursos que podem exigir a presença em sala de aula.

Isso acontece porque muitas profissões precisam de uma experiência prática que auxilia na compreensão das disciplinas, como é o caso das Engenharias, Enfermagem e Medicina. Por isso, antes de você realizar a sua inscrição no mestrado, é fundamental conhecer as exigências do curso e a sua disponibilidade em deslocar-se até os pólos, caso necessário.

Por que as pessoas escolhem fazer mestrado a distância EAD?

Independentemente de profissional ou acadêmico, o mestrado a distância é uma modalidade escolhida por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho ou atuando no meio escolar. Muitos precisam começar a trabalhar logo que encerram a graduação, e fazer uma pós acaba por ficar apenas nos planos.

Com o mestrado a distância reconhecido pelo MEC, crescem as chances de esses profissionais conseguirem fazer o curso e aumentarem suas perspectivas de carreira. Por exemplo: um professor de escola pública, no Brasil, com esse título, além de ganhar um bônus pela especialização, pode procurar por aulas no ensino superior.

A opção pela modalidade a distância geralmente acontece por não ser preciso se locomover vários dias da semana, sobrando mais tempo para outras atividades e espaço para manter as vidas social, emocional e física saudáveis.

Indo mais além, você conquista outros benefícios que aumentam sua qualidade de vida e ampliam suas oportunidades profissionais — independentemente da modalidade escolhida:

  • economiza tempo e dinheiro: como comentamos, os custos de deslocamento são reduzidos, e os cursos EAD tendem a ser mais em conta do que os presenciais;
  • flexibilidade de horários: é possível organizar a sua rotina com mais praticidade, encaixando outras atividades de lazer;
  • acompanhamento e revisão constante: os tutores online estão à disposição para tirar dúvidas e debater temas complexos que auxiliam na formulação de uma pesquisa coerente, aumentando seu aprendizado;
  • validação do diploma: o seu título apresenta o mesmo peso do que o certificado de mestrado presencial;
  • aumento da remuneração e reconhecimento no mercado: sendo mestre, você consegue ampliar suas oportunidades de trabalho e garantir um piso salarial mais alto, já que pode concorrer a vagas que exigem essa titulação;
  • possibilidade de dar início ao doutorado e ministrar aulas no ensino superior.

Como funciona o mestrado a distância?

Uma dúvida que pode surgir é em relação ao tempo de duração do mestrado. Assim como o de caráter presencial, o realizado a distância dura em média dois anos, podendo levar menos ou mais tempo para a sua conclusão, dependendo das suas escolhas.

É preciso saber que, no geral, ele funciona da mesma forma que o mestrado presencial, com aulas específicas para ampliar as competências sobre um determinado assunto, leitura e escrita acadêmicas e construção de uma dissertação.

Inclusive, você sabia que até mesmo o curso realizado presencialmente apresenta poucas aulas em sala de aula? Apesar de poder apresentar uma carga horária maior por dia, muitas das atividades são voltadas para a pesquisa e não precisam necessariamente ser feitas dentro de um espaço físico.

A maior diferença do ensino a distância é que essas aulas, em vez de serem ministradas em salas e em uma instituição física, acontecem em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Cada instituição adota o seu tipo de sistema, mas, no geral, trata-se de um software desenvolvido para que os professores e monitores desenvolvam as suas atividades e para que os alunos possam tirar as suas dúvidas de forma remota.

O mestrado a distância vale para o mercado de trabalho?

Outro medo que muitos alunos têm antes de se inscrever no mestrado a distância é a possibilidade de o mercado de trabalho não o aceitar, apenas por não ter sido realizado presencialmente, nas salas de aula.

Nesse caso, é preciso destacar que a maioria das empresas se atualiza constantemente e entende a necessidade de adaptação de muitos costumes à era digital, inclusive a educação. Por isso, independentemente da modalidade ser presencial ou EAD, o mestrado vale para o mercado. No entanto, para isso é fundamental que ele seja realizado nas instituições autorizadas pela Capes.

Como você já viu, ainda que o mestrado seja praticamente obrigatório para as pessoas que querem seguir a carreira acadêmica, quem quer seguir no mercado de trabalho não fica para trás, pois essa pós-graduação tem muitos benefícios envolvidos.

Tendo em vista que ela serve para atestar um conhecimento mais específico sobre um assunto, essa especialização acaba sendo um diferencial para o seu currículo. Não é à toa que, em muitas empresas, isso vale uma remuneração extra.

Como o mestrado a distância EAD pode ser feito?

Assim como os cursos presenciais, o mestrado a distância tem disciplinas obrigatórias e optativas. Além disso, há a exigência de um trabalho de conclusão de curso que geralmente é uma dissertação. Como já vimos, as plataformas online são o principal instrumento de estudo dos mestrandos, e os encontros presenciais acontecem apenas quando muito necessários.

É importante ficar sempre de olho nas ofertas de mestrado a distância, pois pode acontecer de especializações como MBA serem apresentadas como mestrado. Portanto, não deixe de pesquisar sobre as recomendações da Capes e conferir os editais da sua instituição de ensino.

Quando falamos em mestrado a distância, sempre surge aquela dúvida sobre a eficiência do aprendizado e a qualidade de ensino. Como qualquer curso, o nível de aprofundamento dependerá do tempo que você tem disponível para estudar, bem como da eficiência do corpo docente.

O fato é que a plataforma de ensino auxilia os alunos a manterem o foco e a dedicação, disponibilizando tutores especializados para ajudar os mestrandos com dúvidas. Ainda, você pode visualizar as videoaulas a qualquer momento, realizar os exercícios com calma e interagir com outros colegas via web.

Além disso, quando você opta pelo processo semipresencial, muitos alunos montam grupos de estudos com foco em temas similares, auxiliando quem busca mais conhecimento na área. De quebra, você amplia seu networking e consegue mais oportunidades no mercado de trabalho.

Quais os mestrados a distância EAD Reconhecidos pela CAPES?

Para você escolher um bom curso de mestrado a distância, o primeiro critério é a área de concentração. Não adianta ser formado em Enfermagem e buscar um mestrado na Engenharia, por exemplo. Por isso, identifique seus gostos, suas necessidades e suas possibilidades; por fim, escolha a área em que você pretende atuar caso siga a carreira acadêmica.

Depois de decidido qual tipo de mestrado cursar, busque por aqueles que são Reconhecidos pelo MEC e sejam bem-conceituados pela Capes. Além do mais, converse com atuais e ex-alunos, conheça o corpo docente, verifique se a plataforma é realmente acessível e veja se você tem condições de participar dos possíveis encontros presenciais.

Vale lembrar, ainda, que quem autoriza, reconhece e avalia programas de pós-graduação stricto sensu presenciais e a distância é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Assim, reconhecer quais são os cursos validados e permitidos pelo órgão é uma das melhores formas de assegurar sua confiança e qualidade.

Afinal, quais são os principais mestrados a distância oferecidos no território brasileiro? Bom, o maior polo de ensino de pós-graduação EAD é a Universidade Aberta Brasileira, que oferece uma série de cursos qualificados. A seguir, separamos os 11 melhores para você. Acompanhe!

1. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física — MNPEF (ProFis)

Como você já deve imaginar, esse programa é voltado para professores de ensino médio e fundamental que lecionam na área da Física ou buscam ampliar seus conhecimentos para dar aulas aprofundadas. Com dois anos de duração, o ProFis é um dos melhores mestrados EAD para quem busca se tornar um bom docente.

Para ingressar, você precisa separar uma série de documentos — como o diploma do curso superior ou comprovante equivalente, cópia de documento de identificação e do histórico escolar —, entregar à administração no prazo correto e, quando aprovado, realizar uma prova escrita e uma prova de defesa de memorial.

2. Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Assim como o ProFis, o mestrado em Letras é destinado aos professores de ensino médio e fundamental que buscam ampliar suas oportunidades na área a fim de darem continuidade ao ensino básico ou investirem na carreira da docência no curso superior. Para ingressar, você precisa separar os mesmos documentos e realizar uma prova de qualificação.

3. Administração Pública (ProfiAP)

Ofertado na modalidade semipresencial, o ProfiAP é uma excelente alternativa para os administradores que buscam ampliar suas oportunidades profissionais e se especializarem em uma área específica da Administração Pública.

Coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o curso busca formar profissionais que compreendem o papel do Estado no Brasil, bem como do exercício da cidadania.

Para ingressar, você precisa separar os documentos listados no edital, escolher o seu polo de estudo e se preparar para a prova de qualificação, que apresenta perguntas de português, inglês e raciocínio quantitativo, lógico e analítico.

4. Ensino de História (ProfHistória)

Disponibilizado em rede nacional, o ProfHistória é um mestrado profissional destinado à formação continuada dos professores de História. Assim, ele oferece disciplinas que estimulam a inovação nas salas de aula, formação de pensamento crítico para que os alunos possam refletir de forma responsável sobre as informações de natureza histórica.

Além de ser portador do diploma de curso superior de licenciatura, você precisa apresentar o histórico de ensino de História em qualquer ano da educação básica. Desse modo, para ingressar nessa pós-graduação, é necessário separar os documentos de identidade e comprovação curricular para realizar a prova objetiva e discursiva.

5. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)

Dando continuidade aos cursos que visam à formação continuada dos professores, o Profmat também é um mestrado profissional que permite o aprofundamento dos docentes na área da Matemática a promoverem aulas mais didáticas e qualificadas. Para ingressar, você precisa separar os documentos básicos listados no edital e realizar o exame de qualificação.

6. Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes)

Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, o ProfArtes é uma pós-graduação profissional na modalidade semipresencial que busca dar continuidade aos estudos dos docentes de Artes da Educação Básica, oferecendo discussões sobre o papel desse ensino na comunidade e nas escolas.

Para participar, você precisa apresentar um histórico de docência na Educação Básica pública, separar os documentos essenciais para realizar a sua inscrição e atingir uma boa pontuação no exame nacional.

7. Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProÁgua)

Com o objetivo de fornecer uma base de conhecimento eficiente para os profissionais que atuam em órgãos gestores dos recursos hídricos, a pós-graduação semipresencial oferece disciplinas de Engenharia, Oceanografia, Geologia, Educação e Economia para seus alunos.

Se você pretende ingressar, é fundamental ficar de olho nos documentos essenciais para realizar a sua inscrição, bem como as universidades associadas que permitem os momentos presenciais, as vagas disponíveis e os conteúdos cobrados no exame nacional. Lembre-se de que todas essas informações estão descritas nos editais.

8. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Assim como os anteriores, o PROFBIO é destinado aos professores de Biologia da Educação Básica, fornecendo conteúdos que auxiliam na formação continuada. É importante ter em mente que o processo seletivo ocorre de forma presencial nas instituições associadas, sendo que a inscrição deve ser feita via web.

9. Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo)

Se você apresenta o diploma de Filosofia e busca ampliar suas estratégias de trabalho no ensino básico ou superior, o PROF-Filo é o mestrado ideal. Com abrangência nacional, o programa apresenta o mesmo processo seletivo dos anteriores, sendo necessário conferir no edital os documentos essenciais para confirmar a inscrição.

10. Mestrado Profissional em Química (PROFQUI)

O PROFQUI nada mais é do que um programa que visa a formação continuada dos professores, capacitando-os a desenvolverem novas intervenções nas salas de aula. Com seleções anuais, você precisa se inscrever na plataforma digital da instituição e estudar bastante para a prova.

11. Mestrado Profissional em Sociologia (PROFSOCIO)

Para concluir a nossa lista, o PROFSOCIO também segue a mesma linha dos anteriores. Isso quer dizer que esse mestrado tem o objetivo de capacitar professores de Sociologia que já trabalham na Educação Básica ou que querem seguir essa carreira. Dessa forma, o processo seletivo se baseia na avaliação do seu currículo e da prova realizada.

O que é necessário para passar em um mestrado a distância reconhecido pelo MEC?

Para ingressar em um mestrado a distância, assim como na modalidade presencial, a proficiência em língua estrangeira é requisito básico. Na maioria das provas no Brasil são cobradas notas consideráveis em provas de proficiência em inglês ou são aplicados testes durante o processo seletivo.

O inglês é a língua mais exigida entre os mestrados no Brasil, independentemente da modalidade. Com o advento da internet, a língua inglesa se tornou requisito básico em todas as áreas profissionais e, por isso, a exigência de conhecimento do idioma também se reflete no meio acadêmico.

As pesquisas acadêmicas mais evoluídas, na maioria das áreas, têm seus artigos e produções escritos em inglês, exigindo do mestrando a leitura e entendimento deles. Além do idioma e de provas específicas da área, os processos seletivos podem exigir uma entrevista, currículo Lattes, projetos de pesquisa, entre outros quesitos específicos, variando de acordo com cada instituição.

Você sabia que uma das melhores formas de garantir a sua vaga em uma pós-graduação é montando um checklist? Ao realizar as tarefas elencadas, você garante motivação e determinação para continuar estudando e ter um bom resultado ao final do processo seletivo. Para ajudar você nessa missão, separamos alguns pontos que não podem faltar na sua lista. Confira!

Identifique os requisitos de seleção do mestrado a distância

Como você já deve imaginar, todo o programa de pós-graduação, incluindo os EAD, são lançados por meio de editais. É justamente esse documento que orienta quais são os documentos necessários para realizar a sua inscrição, as disciplinas cobradas nas provas e os prazos do processo seletivo.

Por isso, uma das melhores formas de ficar por dentro de todos os requisitos de seleção é analisando o edital e conferindo suas possíveis alterações. Mas, então, como fazer isso com eficiência? Muitas instituições oferecem a possibilidade de cadastrar os e-mails para receber avisos de modificações sendo uma boa opção para quem não consegue destinar um tempo na sua rotina para acessar a plataforma.

No entanto, não podemos deixar de falar que essa atitude também é bastante eficiente e, muitas vezes, é mais segura do que o cadastro. Afinal, você consegue controlar a quantidade de acesso e pode resolver os eventuais imprevistos com agilidade. Por isso, a nossa dica é separar pelo menos dez minutos de cada dia para acessar o site e conferir se houve alguma modificação, combinado?

Faça um cronograma de estudos para o mestrado a distância

Outro ponto fundamental do seu checklist é montar um cronograma de estudos. Ao organizar a sua rotina e determinar um bom tempo de preparo, você consegue estabelecer prioridades e aprofundar seus conhecimentos nas áreas que você apresenta mais dificuldades.

Como consequência, é possível minimizar o desgaste físico e psicológico que o preparo para o mestrado provoca, auxiliando você a manter uma rotina organizada e eficiente. Além disso, ao ter um cronograma estabelecido, fica muito mais fácil encontrar motivação e não perder o foco nos estudos.

A nossa dica para essa etapa é construir uma lista de livros necessários para compreender a fundo as matérias cobradas nos exames, elencar os prazos estabelecidos pelo edital e determinar metas de estudo, tanto diárias quanto semanais. Procure, também, deixar as distrações de lado quando você estiver estudando, desligando o seu celular e buscando um espaço confortável e silencioso para estimular a sua concentração.

Conheça as provas anteriores

Para concluir as nossas dicas, não poderíamos deixar de falar sobre os exames antigos. Muitas universidades oferecem as provas realizadas nos últimos anos como material de estudo para seus futuros alunos. Conhecê-las é uma excelente forma de se familiarizar com as perguntas e treinar suas habilidades no campo.

Você lembra que comentamos sobre o seu cronograma de estudos? Pois é, separar um tempo na sua rotina para concluir os exames anteriores é uma excelente estratégia de estudo. Lembre-se de cronometrar a realização de cada questão para simular o grande dia, combinado? Com isso, além de conhecer profundamente como você executa o exame, é possível controlar a sua ansiedade antes mesmo da prova oficial.

Leia muito

Durante o mestrado, você vai perceber a necessidade de ler muitos artigos acadêmicos e científicos, tanto para as aulas, quanto para construir a sua dissertação. Por essa razão, o quanto antes você se acostumar com a leitura extensiva, melhor. Além disso, essa prática vai ajudar muito durante as provas do processo de seleção.

Aprenda um novo idioma

Como visto, o inglês é praticamente imprescindível para quem quer fazer um mestrado. Por isso, se você ainda não domina esse idioma, é necessário correr atrás de aulas e cursos para que você fique fluente na língua inglesa.

Além disso, algumas instituições pedem mais de um idioma, além do português. Desse modo, pode ser necessário aprender ainda mais uma língua, como o espanhol ou francês, caso você ainda não saiba.

Uma forma de ampliar os seus estudos em outro idioma é apostando em cursos práticos. O curso Marta Garcia, por exemplo, ensina inglês instrumental com uma ótima metodologia. Não é à toa que ele já ajudou diversas pessoas a serem aprovadas nos exames de proficiência para mestrado ou doutorado e realizarem o sonho de terem uma pós-graduação.

Como você pôde ver, fazer um mestrado a distância é a melhor opção para quem quer seguir a carreira acadêmica e precisa trabalhar. A opção de fazer o curso por meio da internet facilita muito a vida de quem quer abrir seus horizontes.

Por fim, tanto o mestrado a distância acadêmico, quanto o profissional, conferem o título de mestre ao estudante. E ele poderá atuar lecionando em cursos superiores, concorrendo a vagas em empresas que exigem titulação e participando de seleção de doutorado.


Curso de Inglês Instrumental Online para Mestrados e Doutorados

Temos um curso online completo para você ficar muito bem preparado para fazer uma ótima Prova de Proficiência da Pós Graduação.

Reunimos todas as informações de metodologia, conteúdo programático, preços, inscrição e todos os detalhes do curso aqui. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

30 Comentários

  1. Muito bom o artigo

    1. Gostei muito

  2. Muito bom termos assesso as essas informações

  3. Gostei bastante do artigo: bem esclarecedor!!!

    1. Quero fazer o curso de inglês pois quero fazer mestrado

  4. adorei as explicações , ótimo, usarei estas técnicas

  5. Esclarecedor

  6. ok , very good

  7. simples, pratico, perfeito.

  8. I don’t know if I ready, but I’ll try. Good lock for all.

  9. Prova também devia em todas universidades ter opção em espanhol, veja que todos nossos vizinhos do Mercosul falam.

  10. Gostei do artigo pena que não tem na minha área – licenciatura em Química

  11. Preciso do curso

  12. MUITO BOM,MAS FICO NO AGUARDO PARA A AREA DE ED.FISICA.

  13. Excelente os esclarecimentos, estão de parabéns.

  14. Excelente os esclarecimentos.

  15. Fiquei satisfeito com os esclarecimentos do curso de mestrado.

  16. Tbm busco fazer um mestrado em Administração. Ótimo post. Bastante esclarecedor.

  17. Esclarecedor este artigo. Gostei…

  18. Excelente!! Aguardo o de Administração. Obg!

  19. O artigo é superesclarecedor. Tirou minhas dúvidas e aguçou mais em mim um sonho que já busco há seis anos. Pretendo fazer um mestrado na área de exatas.

  20. Gostei das informações referente ao mestrado.

  21. Muito bom ter a língua Inglesa de mestrado EDA, para nós professor que não temos disponibilidade de tempo

  22. Gostei das informações sobre o mestrado a distância.

  23. Muito interessante mestrado a distância,principalmente para quem não tem tempo de fazer as aulas presencias.

  24. Ótimo artigo! Muito instrutivo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.