processo de application de mestrado

Como funciona o processo de application de mestrado e doutorado?

Já pensou em fazer uma pós-graduação fora do país? Realizar o mestrado ou o doutorado em programas do exterior é o desejo de muitos brasileiros. No entanto, para isso, é necessário, primeiro, passar pelo processo de application.

Expandir a sua carreira acadêmica de maneira internacional é uma ótima estratégia. Isso porque muitas áreas que estão começando a dominar o mercado, no Brasil, já têm estudos bem desenvolvidos em outros países. Sendo assim, trazer esse conhecimento para o território nacional seria um grande diferencial para a sua vida profissional.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o processo de application e dar algumas dicas, com o intuito de você ter mais segurança na hora de se preparar para essa importante fase de sua carreira. Acompanhe para saber mais!

O que é o processo de application?

Application é como se chama o processo seletivo em algumas universidades do exterior, especialmente nos Estados Unidos. Geralmente, no Brasil, usamos o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar no ensino superior. Já algumas instituições estrangeiras têm um sistema mais criterioso, com testes, avaliação do histórico, entrevista, entre vários outros procedimentos.

Como o processo de application de mestrado funciona?

Cada instituição tem as suas particularidades no processo seletivo dos alunos. No entanto, algumas fases são bem comuns entre elas. Confira, a seguir, detalhes sobre cada etapa.

Questionário

Trata-se de formulários (application forms) que solicitam o envio de alguns documentos — pode ser necessário traduzi-los para o inglês —, como dados de identificação e comprovação de desempenho acadêmico: notas, atividades extracurriculares, entre outras questões que podem interessá-los.

Testes

Do mesmo modo que temos o Enem — um sistema padronizado de ingresso para diversas universidades —, nos Estados Unidos, por exemplo, existem os exames SAT, SAT II e ACT para avaliar o nível de conhecimento dos alunos. Sendo assim, pode ser necessário realizar algum desses testes ou verificar a possibilidade de equivalência com alguma prova nacional.

Outro teste requerido é o de proficiência em inglês. Ele serve para atestar o seu domínio do idioma. Geralmente, as provas realizadas para comprovar a fluência na língua inglesa são o TOEFL e o IELTS.

Essays

Essays são redações de apresentação. Nessa etapa, o aluno pode falar das suas motivações, do que já conquistou até o momento e do que fez despertar nele o interesse de estudar fora do país. Essa é a oportunidade de mostrar quem você é, além do desempenho escolar.

Entrevista

Nas últimas fases do processo, é realizada uma entrevista. Geralmente, ela é feita por antigos alunos ou um representante da universidade. Essa etapa serve para conhecer mais a personalidade do candidato. Além disso, ela é realizada em inglês, por isso, trabalhar o seu speaking e o seu listening é fundamental.

Carta de recomendação

Algumas universidades também solicitam uma carta de recomendação escrita por profissionais próximos ao candidato. Pode ser o orientador, o coordenador, um professor, entre outros. O objetivo aqui é destacar as qualidades do aluno.

Como se sair bem nesse processo de application de mestrado?

O processo de application, claramente, envolve a competência na língua inglesa. Por isso, se você ainda não é fluente no idioma, é hora de aprofundar os conhecimentos. Lembre-se de que eles serão cobrados nas provas de proficiência, que avaliam a sua leitura, escrita, pronúncia e compreensão da língua.

Além disso, a carta de recomendação, apesar de não ser comum no Brasil, vai ser um grande diferencial para a sua avaliação no application. Por isso, procure um professor de sua confiança para providenciar esse documento.

Como visto, o processo de application envolve algumas etapas diferentes dos processos seletivos para o ensino superior no Brasil. No entanto, com estudo e dedicação é possível alcançar mais esse sonho e alavancar a sua carreira.

Gostou da ideia de estudar fora do país e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de saber mais sobre as provas de proficiência de inglês e espanhol para mestrado e doutorado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.