defesa de doutorado

7 dicas para se preparar para a defesa de doutorado e antecipar surpresas

Após entregar sua tese de doutorado concluída, ainda há um grande obstáculo no caminho: a defesa de doutorado. É o momento que todo doutorando fica temeroso. Na mente de muitos candidatos, a defesa do PhD pode parecer um grande obstáculo no único caminho para o sucesso.

Eles temem ficar paralisados ​​diante da banca, no momento de responder perguntas complexas. Porém, não é necessário ser assim se você se preparar bem. É preciso saber como se preparar para a apresentação de defesa de doutorado.

A defesa no contexto do processo de dissertação se refere à apresentação, explicação e defesa de suas ideias. Também inclui expor a lógica por trás de suas escolhas e decisões, por exemplo, em relação à seleção de teorias e métodos de pesquisa.

Neste post, daremos sete dicas de como se preparar melhor para a defesa do doutorado e antecipar surpresas. Acompanhe!

1. Mapeie os principais pontos da tese para defesa de doutorado

Você deve ter certeza dos pontos que selecionou para aumentar sua defesa. Esses pontos devem corroborar com sua defesa, não enfraquecê-la. Portanto, você deve ter muito cuidado ao escolhê-los. Mapeie os principais pontos de sua tese de doutorado. Antes do momento da defesa, releia bem o seu trabalho, determine seus principais pontos e estude aqueles mais complexos para responder a possíveis críticas e comentários.

2. Conheça bem a sua banca da defesa de doutorado

A banca faz as perguntas durante sua defesa. Logo, você deve se preparar, com antecedência, para essas perguntas, tentando olhar para o seu trabalho a partir da perspectiva deles. Imagine o tipo de perguntas que eles podem fazer e leia suas últimas publicações. Um membro da banca pode ter escrito sobre algo relacionado à sua pesquisa. Você deve saber disso antes de iniciar sua defesa.

Se você se encontrar com um membro do comitê antes da defesa, poderá revisar sua dissertação e anotar as críticas feitas. Embora nem todos os membros possam dar dicas sobre as perguntas que serão feitas, tente formular, pelo menos, cinco perguntas que cada membro do comitê possa fazer.

3. Divida bem o tempo da sua defesa de doutorado

Outra dica muito importante é cronometrar sua palestra. A duração da apresentação pode depender de muitos fatores. De qualquer forma, não procrastine em seus slides. Certifique-se de usar umas duas semanas para aperfeiçoar seus slides, aprimorar sua palestra (sendo muito conciso sobre suas palavras) e revisar o material sobre o qual você não tem certeza.

No momento da defesa da tese, apresente inicialmente um slide com um título, outro com os pontos principais da sua apresentação e uma introdução sobre o que vai ser defendido. Isso tudo em, no máximo, cinco minutos. Logo após, siga essas dicas para dividir bem o seu tempo:

  • reserve cerca de um minuto para falar dos objetivos da tese;
  • em cerca de dois minutos, descreva a metodologia e os materiais utilizados;
  • fale sobre os resultados obtidos em, aproximadamente, dez minutos;
  • em cerca de dois minutos, exponha para a banca as conclusões do estudo realizado.

Toda a apresentação vai durar, em média, 20 minutos. Essa divisão te ajudará a não extrapolar o tempo e também a não realizar uma defesa breve e superficial.

4. Antecipe as perguntas da banca

Ao preparar a apresentação, pergunte-se: que perguntas você pode tirar dela? Tente abordá-la do ponto de vista do leitor e ouvinte. Em seguida, faça um brainstorm e escreva algumas perguntas. Depois disso, você pode demonstrar que sabe muito sobre o assunto específico. O que você perguntaria, nesse caso?

Você ficará surpreso ao ver os membros da banca fazendo algumas dessas perguntas. É claro que elas não serão idênticas, mas você pode presumir o que eles perguntarão quando você for defender sua tese. Assistir a discussões abertas de outros candidatos também o ajudará a responder às questões de defesa da dissertação.

Preste atenção na abordagem dos membros do comitê e você descobrirá como eles costumam abordar os doutorandos. O importante a ter em mente é que eles não estão tentando confundi-lo. Eles estão apenas tentando fazer você pensar mais, para que possa expandir ainda mais seu ponto de vista sobre o tema.

5. Treine diariamente

A maioria das pessoas que você vê se expressando com facilidade não são oradores naturais. Falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida com a prática. Portanto, reserve um tempo para praticar tudo o que você vai dizer, na frente de um espelho. Certifique-se também de treinar sua respiração, a fim de controlar a ansiedade.

Assista a vídeos para ver como os palestrantes se expressam e falam em público. Observe sua linguagem corporal, enquanto pratica em frente ao espelho. Mantenha as costas retas e os ombros relaxados. Fique atento aos gestos com as mãos: eles devem ser mínimos, mas não fique rígido demais. Treine diariamente esses detalhes, pois eles farão toda a diferença no dia da defesa da tese.

6. Apresente para alguém ou faça uma gravação

Como já vimos, a melhor forma de se preparar para sua defesa de tese de doutorado é praticando o que acontecerá na frente dos avaliadores da banca. Mas, como você faz isso? Procure uma sala grande que seja semelhante àquela que sua faculdade usa para a apresentação.

Em seguida, pratique na frente de colegas e amigos. Certifique-se de incluir, até mesmo, amigos críticos, que possam fazer perguntas difíceis sobre sua tese. Lembre-se de que, quando você está praticando a defesa de uma dissertação de doutorado, o objetivo é imitar, ao máximo possível, a apresentação final.

Não há limite de quantas palestras práticas você deve realizar, mas faça quantas apresentações forem necessárias até sentir que está pronto. Se você não tem certeza do nível de sua palestra, ou até se está pronto, grave você mesmo ou assista a um vídeo seu para conseguir analisar melhor seu desempenho. Dessa forma, ficará muito mais fácil dar uma nota para você e verificar onde precisa melhorar.

7. Saiba lidar com perguntas que não tenham uma resposta concreta

Ao trabalhar na preparação da defesa de uma tese, é prudente estar preparado para as perguntas mais complexas. Ouvir uma pergunta que você não consegue responder é uma das coisas mais assustadoras para os acadêmicos de doutorado, ao realizarem suas apresentações.

Mesmo que você tenha estudado muito sobre o tema, as lacunas sempre existirão. Então, como você responde à pergunta para a qual você não tem uma resposta? Na maioria dos casos, essas perguntas não são feitas a você com o objetivo de obter respostas específicas. Em vez disso, o objetivo é ver como você pensa e sua capacidade de raciocínio em torno do assunto.

Depois de trabalhar tanto para o seu doutorado e defender sua tese, é hora de acertar na apresentação de defesa doutorado. Este post trouxe ótimas dicas de como se preparar para a defesa da dissertação e conseguir a aprovação tão desejada. Afinal de contas, você trabalhou muito para isso. Siga nossas dicas, pratique previamente a apresentação e procure ajuda especializada, para obter sucesso em sua carreira acadêmica.

Deseja ficar mais por dentro do assunto? Entenda também como funciona o processo de aplicação de mestrado e doutorado. Ele irá te ajudar na defesa de sua tese!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.