Logomarca curso Marta Garcia
prova de ingles da anpad mestrado testes anpad provas anteriores

Confira 7 Dicas para o Teste de Inglês da ANPAD

A prova de inglês da ANPAD é uma das fases da seleção. Nele, serão testados os seus conhecimentos de leitura. Como os processos seletivos para esse nível de estudo estão cada vez mais concorridos, se sair bem na prova de inglês da Anpad é fundamental para conseguir um bom resultado. Por isso, separamos 7 dicas que vão ajudar a alcançar o seu objetivo. Confira:

Dicas para prova de inglês da Anpad

1. Domine a leitura e técnicas de interpretação de textos Avançadas

Tenha em mente que para fazer a prova de inglês da Anpad não é preciso falar ou ouvir em inglês. Os testes de proficiência em inglês das seleções de pós-graduação exigem a habilidade de leitura e interpretação de textos em um nível avançado. Estas provas tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

2. O mito do vocabulário específico da área de estudos

Muitos candidatos pensam equivocadamente que o essencial durante a preparação é ter um grande vocabulário na área que está estudando. Aproximadamente 5% a 10% das palavras contidas nos textos das provas são de vocabulário específico da área e normalmente estas palavras são substantivos. Os outros 90% a 95% das palavras são Verbos, Advérbios, Adjetivos, Preposições, Conjunções… todos inter-relacionados dentro do texto.

3. Estudes pontos específicos da gramática para prova de inglês da Anpad

Não tem jeito, a prova de inglês da Anpad é técnica e por isso estudar a gramática é fundamental, pois em todas as provas ela é cobrada em um nível avançado. Em alguns casos são questões gramaticais diretas e em outros você só consegue resolver as questões de interpretação de textos se dominar alguns itens da gramatica inglesa.

A boa notícia é que você não precisa dominar toda a gramatica do inglês. Foque os estudos nos seguintes pontos: Tempos Verbais, Grupos Nominais, Conjunções, Prefixos e Sufixos. Dominando estas estruturas gramaticais em um nível avançado você resolverá esta parte da preparação.

4. Aprenda estratégias de leitura e técnicas de resolução de provas

Para aumentar o grau de dificuldade das provas as instituições determinam um tempo relativamente curto para resolver todas as questões. Em muitos casos não há tempo hábil para a leitura completa de todos os textos da prova. Para solucionar este problema você precisa dominar algumas técnicas específicas de leitura e resolução de provas como por exemplo Scanning e Skimming.

Aplicando técnicas como estas você irá direto no ponto dos textos onde estarão as repostas das questões. Estas técnicas podem ser aprendidas através de uma metodologia chamada de inglês instrumental específico para testes de proficiência de mestrados e doutorados.

5. Provas Anteriores do Teste Anpad – Atenção!

Não cometa o erro de focar seus estudos somente em textos da sua área de estudos e provas anteriores. Este é um erro clássico e infelizmente muito comum entre os candidatos gerando um alto índice de eliminação do processo na primeira tentativa. Este erro normalmente é ocasionado por 3 motivos:

1. Escolas e professores particulares de inglês não especializados e sem experiência específica na preparação para exames de proficiência de pós-graduação orientam os alunos desta forma equivocada.

2. Candidatos que tem nível intermediário ou avançado no inglês adquirido em cursos de convencionais de conversação serão suficientes para fazer uma boa prova. É muito comum vermos muitos alunos com nível básico que fazem a preparação da forma correta terem resultados mais positivos do que os que já possuem conhecimentos anteriores na língua com a preparação errada.

3. Funcionários de secretarias de mestrado/doutorados ou artigos/vídeos de internet que dizem aos alunos que a prova é simples e basta um estudo superficial.

Separamos para você fazer o download e utilizar como apoio em seus estudos dois conjuntos de materiais, mas lembre-se, somente utilize-os após já estar dominando as estruturas gramaticas e técnicas de resolução de provas de proficiência citadas anteriormente, senão o resultado pode ser muito negativo. Confira:

 

87 Modelos de provas em PDF de grandes universidades como USP, UFRJ, TEAP, UFMG, PUC, FIOCRUZ, CULTURA INGLESA SP…

35 Modelos de textos em inglês com um nível aproximado de exames de proficiência

6. Faça um curso de Inglês Instrumental específico para Provas Anpad

Se você não é fluente em inglês e seu tempo é curto, você precisa ir direto ao ponto. A melhor metodologia de preparação para a prova de proficiência em inglês para o mestrado e doutorado é um Curso de Inglês Instrumental específico para este fim. Separamos para você uma Vídeo Aula de Inglês Instrumental.

 

7. Prepara-se com profissionais especializados em Testes Anpad

Mais de 95% do mercado de ensino da língua inglesa no Brasil é focado nas habilidades relacionadas a conversação, ou seja, fala e audição. Desta forma, proporcionalmente as escolas e professores de inglês são especializados nestas habilidades e não conhecem a fundo as exigências avançadas dos testes de proficiência.

Ao procurar uma escola ou professor particular de inglês verifique que o profissional que irá lhe preparar tenha experiência específica em provas de proficiência de pós-graduação.


Curso de Inglês Online Preparatório para ANPAD

Temos um curso online completo para você ficar muito bem preparado para passar na Prova de Inglês Anpad.

Reunimos todas as informações de metodologia, conteúdo programático, preços, inscrição e todos os detalhes do curso aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Muito interessante. Dicas claras e acessíveis!

  2. Obrigada. Fez toda a diferença.

  3. Bem interessante! Vou analisar as dicas.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.