Logomarca curso Marta Garcia
mestrado ufmg prova de proficiência cenex fale

Tudo o que você precisa saber sobre o mestrado UFMG!

Já pensou em fazer mestrado UFMG? Se você pensa em seguir com seus estudos, certamente essa universidade pode estar entre as alternativas para a sua pesquisa. Se trata de uma das instituições mais reconhecidas no país, além de abranger diferentes áreas para os acadêmicos.

Como sabemos, o mestrado conta com temas livres e se relacionam de forma direta com a especialidade do professor e com o que o aluno pretende trabalhar ao longo de sua carreira. Caso você já tenha esse entendimento, o próximo passo é escolher a faculdade, analisar se ela atende com a pesquisa que pretende desenvolver e começar a estudar para o processo seletivo a partir dos editais.

Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o mestrado da UFMG, como funciona, as principais áreas, além de explicar sobre a prova. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a importância do mestrado?

Primeiro, é importante a gente entender alguns dos pontos que trazem benefícios para o aluno no que diz respeito ao mestrado. Veja!

Acesso a novas técnicas de trabalho

Que o mercado está cada vez mais competitivo, a gente já sabe. Por essa razão, aquela pessoa que não se desenvolve e que se acomoda apenas com a graduação, certamente terá dificuldades para se destacar entre os concorrentes nos mais diversos processos seletivos.

No mestrado, independentemente da área de atuação dentro de sua profissão, há a oportunidade de contar com novas técnicas de trabalho que podem ser aplicadas no dia a dia de suas atividades. Sendo assim, se torna mais valorizado, uma vez que você terá mais conhecimento técnico que contribuirá para um retorno mais garantido para a empresa onde trabalha — ou pretende trabalhar.

Ter mais opções em sua carreira

Quando entramos na universidade, geralmente almejamos o mercado. Encontrar uma função em uma grande empresa é um dos objetivos de grande parte das pessoas. Porém, há outras possibilidades que permitem o contato direto com a área sem necessariamente estar em uma organização.

A área de ensino, por exemplo. Já pensou em ter a oportunidade de ensinar outras pessoas a exercerem a sua profissão? Isso é possível para quem dá continuidade aos estudos por meio do mestrado. Lembre-se: só é possível ministrar aulas em instituições de ensino superior quem tem diploma lacto sensu ou stricto sensu.

Desenvolvimento do pensamento crítico

A parte técnica é muito importante para quem deseja desempenhar uma boa função no seu trabalho. Porém, não é única. Existe a necessidade de trabalhar ainda o pensamento crítico, que é uma avaliação voluntária em relação a um fato, a uma experiência ou a um conteúdo.

Entre os diferenciais que isso traz para a sua carreira e para a empresa, destacamos especialmente:

  • incentiva as pessoas a terem uma postura mais investigativa;
  • contribui para a criatividade do profissional;
  • agrega flexibilidade e empatia;
  • ensina as pessoas a estruturarem melhor as suas opiniões.

Por que fazer mestrado UFMG?

Agora que você já sabe sobre os pontos de destaque usufruídos por quem faz mestrado, chegou o momento da gente explicar alguns diferenciais da UFMG quando abordamos sobre o assunto. Confira!

Ótima estrutura de ensino

Inicialmente, destacamos a ótima estrutura de ensino que o aluno pode usufruir durante o seu curso. Quem estuda na UFMG, por exemplo, pode ter acesso a todas as bibliotecas da instituição por meio da carteira única oferecida pela Universidade.

Entenda: se você precisa de algum autor em específico que é mais relacionado à área do Direito, mesmo você sendo da Contabilidade, basta ir até o prédio do curso e solicitar a obra.

Além disso, destaca-se a preocupação da UFMG de ser mais inclusiva. Pessoas com deficiência têm acesso ao CADV, Centro de Atendimento ao Deficiente Visual, onde professores, alunos e funcionários contam com a oportunidade de ter acesso a leituras e gravações de artigos acadêmicos.

Bons laboratórios

Continuamente ouvimos o mito de que universidades públicas não contam com bons laboratórios, uma vez que o investimento por parte do governo não é tão atrativo. Tudo isso é mito! Na UFMG, há o gerenciamento de 573 áreas de estudo, que são distribuídas nos mais diversos prédios da Universidade.

Se houver a necessidade de contar com um espaço como esse para o desenvolvimento de sua pesquisa, facilmente pode optar por um e utilizar de todas as suas funcionalidades. Ainda há o destaque que a UFMG busca ser interdisciplinar — você nunca estará focado apenas no que se dispôs a estudar. Isso amplia as possibilidades para que as pessoas possam abranger os seus projetos para outras finalidades, muitas vezes nem pensadas inicialmente.

Ótimos professores

Por fim, a UFMG é reconhecida pela qualidade dos seus professores. Como a Universidade conta com muitas áreas de estudo, existe a possibilidade de encontrar por aquele profissional que melhor se encaixa às suas necessidades e que poderá orientá-lo de forma efetiva a desenvolver o projeto.

Constantemente, alunos da graduação e do mestrado têm suas pesquisas divulgadas em revistas científicas de renome ao redor de todo o mundo, justamente pelo prestígio que boa parte dos colaboradores já têm em relação à comunidade.

Como é o mestrado UFMG?

A seguir, selecionamos alguns dos principais pontos sobre como funciona o mestrado UFMG. Confira!

Processo seletivo do mestrado UFMG

Certamente, o ponto que mais gera dúvidas e que causa ansiedade entre as pessoas que desejam tentar o mestrado é justamente o processo seletivo. Afinal, é por meio dele que você terá a oportunidade de ingressar na Universidade e seguir com o seu projeto, independentemente da área.

Nesse sentido, o acesso aos cursos se dá pelo stricto sensu — que são o mestrado e o doutorado — e o lato sensu — especialização. A Universidade, antes de iniciar o processo, divulga o edital que explica como serão as etapas, quais são os assuntos que cobrará, entre outros pontos. Todas as normas estabelecidas são de acordo com o que foi definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Obtém sucesso quem consegue ser selecionado na entrevista, no teste de conhecimento e em outras etapas de acordo com o edital. Há a necessidade, ainda, de a pessoa compreender textos de literatura científica ou técnica em pelo menos uma língua estrangeira — o que torna importante conhecer as regras da prova de proficiência em inglês para o mestrado.

Reserva de vaga no mestrado UFMG

O mestrado da UFMG ainda conta com algumas ações da Política de Ações Afirmativas, cujo objetivo é trazer para a academia pessoas negras, com deficiência e indígenas. Por essa razão, é importante consultar a resolução divulgada pela própria Universidade, com o intuito de analisar as documentações exigidas para quem se encaixa em algum desses grupos.

Disciplina isolada

O mestrado UFMG também abre portas para quem não é da instituição. Se você realiza o curso em uma outra universidade, há a possibilidade de fazer uma disciplina isolada se tiver dois intuitos distintos: complemento das horas de estudo ou atualização do conhecimento.

É a oportunidade de você ter contato com grandes nomes da área e ainda ampliar o seu networking, uma vez que vai interagir com os alunos e entender diferentes pontos de vista sobre a sua pesquisa.

Principais áreas do mestrado

Como dissemos, a UFMG tem o diferencial de contar com diferentes áreas de estudo, independentemente do curso que você fez na graduação. Há áreas de comunicação social, de contabilidade, de ciência política, de educação, enfim.

Por isso, o ideal é entender qual é a especialização que você deseja seguir, conhecer o setor dentro da Universidade, conversar com professores que já exercem algum tipo de pesquisa e optar por aquela que melhor se enquadre ao que você busca e quer desenvolver.

No site da própria instituição, você pode conferir todas as ofertas de mestrado.

Quais são as etapas do mestrado UFMG?

A leitura do edital deve ser uma das prioridades para quem deseja se preparar para o mestrado da UFMG. Afinal, diferentes áreas contam com etapas distintas e exigências que não se assemelham. Porém, normalmente, o processo seletivo é dividido nas seguintes categorias que apresentamos a seguir.

Análise dos planos de estudo

Inicialmente, a instituição vai analisar os planos de estudos enviados pelo candidato. Essa etapa tem caráter exclusivamente eliinatório, na qual vai considerar a proposta à área de concentração do Programa — ou seja, como ela se alinha com a especialidade que você deseja seguir e optou dentro da universidade —, a coerência e a consistência técnica e conceitual, além de avaliar se existe a possibilidade de executar todo o projeto dentro do tempo destinado ao mestrado.

Essas avaliações contam com diferentes pontuações. Só é classificado aquele que conseguir 70 pontos ou mais.

Arguição oral a partir do plano de estudos do mestrado UFMG

Se você foi aprovado com o plano de estudos, chegou o momento de apresentá-lo. Nessa fase, a Universidade vai analisar qual é a sua capacidade de defender o projeto e qual é a consistência do percurso acadêmico que se propõe o Plano de Estudos.

É importante que você se prepare para esse momento. Por mais que a sua ideia seja boa, se não conseguir defendê-la perante a UFMG, certamente o processo seletivo não terá continuidade.

Nesse sentido, entenda todos os tópicos que você deseja trabalhar, associe sempre com o Programa escolhido e traga para esse momento qual será o impacto que o estudo terá na sociedade.

Antes, essa apresentação era feita de forma presencial. Porém, devido à pandemia da Covid-19, a apresentação passou a ser feita por meio do Microsoft Teams. A UFMG ainda não divulgou se isso se manterá por padrão ou se em algum momento os alunos precisarão retornar à universidade para apresentarem suas ideias.

A apresentação dura 30 minutos. Nesse período, a banca analisa:

  • domínio do campo técnico e conceitual de acordo com o plano de estudos apresentado;
  • consciência das questões metodológicas aplicadas;
  • clareza no momento de apresentar;
  • trajetória acadêmica do aluno de acordo com a proposta contida no Plano de Estudos.

Novamente, a pontuação mínima para dar continuidade ao processo é de 70 pontos.

Como é a etapa da prova de proficiência em inglês da UFMG Cenex?

A prova de eficiência é uma das etapas que mais gera dúvidas entre os candidatos. Por essa razão, preparamos um tópico que explica melhor sobre a fase. Confira!

Prova de proficiência do mestrado UFMG

A prova de proficiência é um exame elaborado por universidades para que os estudantes possam ingressar no mestrado ou no doutorado. Entre as suas principais características, destaca-se a avaliação por parte da instituição sobre a gramática e a interpretação de textos do candidato, cujo objetivo é avaliar qual é a habilidade de leitura da pessoa e a sua compreensão em relação ao idioma.

Cada universidade e cada curso pretendido tem uma forma diferente de avaliar. No caso da prova de proficiência, há a possibilidade de identificar diferentes pesos. No caso da UFMG, é um pré-requisito para a entrada na instituição.

No caso da UFMG a prova de proficiência em inglês é feita e aplicada pelo CENEX Fale

Baixe 87 modelos de provas de proficiência em inglês anteriores gratuitamente

Como estudar para esse momento

Antes de mais nada, você precisa identificar quais foram os idiomas selecionados pelo Programa que pretende ingressar. Todas as informações necessárias estarão presentes no edital da UFMG, onde você tem a oportunidade de conferir a data da prova, entender qual o grau de importância, entre outros tópicos.

Também é interessante que você pegue provas anteriores com o objetivo de solucionar as questões e identificar no que manda bem e quais são os pontos que precisa melhorar. Essa é uma das principais formas para que você se prepare para esse momento, além de garantir que controle também o tempo de prova.

Faça um curso de inglês instrumental específico para esta prova.

Assista essa aula gratuita onde eu resolvi uma prova de proficiência em inglês da UFMG e ensino uma estratégia para resolver cada tipo de questão da prova.

Estudo de gramática

Conforme mencionamos, um dos intuitos da prova de proficiência é garantir o conhecimento de gramática do candidato em determinado idioma. Nesse sentido, o estudo dessa área deve estar presente em seu planejamento para além do campo de conhecimento. Se focar apenas na especialidade que deseja ingressar, existem os riscos de o vocabulário ficar limitado.

Idiomas da UFMG

Dissemos mais acima que cada universidade ou curso pode exigir o exame de proficiência de acordo com as suas particularidades ou necessidades. No caso da UFMG, essas são as principais línguas:

  • alemão;
  • espanhol;
  • francês;
  • inglês;
  • italiano.

Neste conteúdo, você pôde entender como é o mestrado UFMG, quais são as suas principais etapas, além de conferir o que deve ser compreendido antes de começar as atividades. Independentemente do curso, da área ou da instituição, é essencial que se prepare e conte com um bom planejamento. Assim, as chances de obter sucesso aumentam consideravelmente, o que contribui para que você possa ingressar naquilo que deseja.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.