Logomarca curso Marta Garcia
leitura labial em inglês

Como desenvolver a habilidade de leitura labial para aprender inglês?

instituto marta garcia certificado proficiencia mestrado

A leitura labial é algo que ajuda muito na compreensão da fala, seja em sua língua nativa, seja de um idioma estrangeiro. Nós mesmos, quando aprendemos a falar quando bebês, utilizamos muito essa ferramenta para entender como se pronunciam as palavras.

É por isso que usar a leitura labial para aprender inglês é uma técnica muito poderosa. Geralmente, ela é utilizada como algo complementar ao que ouvimos. No entanto, ao treinar ler as palavras pelos movimentos feitos pela boca, é possível entender como é feita a pronúncia de diversas palavras e facilitar o reconhecimento delas.

Para ajudar você a desenvolver a habilidade de leitura labial e aprender inglês com mais facilidade, separamos ótimas dicas. Acompanhe o post e saiba como aproveitar essa ferramenta!

Comece aos poucos a leitura labial

Assim como tudo na vida, é aos poucos que aprendemos algo. Por isso, tente começar a prática com palavras do seu próprio idioma. Veja como as pessoas movimentam a boca enquanto falam e observe o quanto você consegue absorver o conteúdo apenas por meio da leitura labial.

Quando começar a se sentir mais confiante com a prática, pode começar a treinar com outro idioma, como o inglês. No entanto, saiba que, de início, é complicado fazer a leitura labial em uma língua estrangeira, o importante é continuar tentando até dominar a técnica.

Coloque a TV no mudo para treinar a leitura labial

Assistir a filmes e séries no mudo, principalmente às obras que você já conhece as falas, é uma boa maneira de treinar a leitura labial. No começo, caso ainda não tenha tanta confiança, experimente colocar legendas para checar se entendeu bem as palavras. Depois, é só tirá-las e continuar aprendendo.

Foque no contexto

O contexto da fala ajuda muito a entender o que está sendo dito. Por isso, analise a situação para não causar confusão entre as palavras. Caso você esteja treinando com filmes e séries, leia a sinopse anteriormente para se ambientar.

Aprenda a distinguir letras parecidas

As palavras “fight” e “flight”, por exemplo, apresentam não apenas a escrita parecida, mas também a fonética. Por isso, além de compreender o contexto, é importante aprender a distinguir termos que têm uma grande semelhança.

Leia os lábios no espelho

Outra dica excelente é: treine com você mesmo! Experimente falar um texto ou cantar uma música em frente ao espelho. Desse modo, como você já sabe quais palavras está falando, fica mais fácil o reconhecimento dos vocábulos e é possível pegar a prática com uma maior facilidade.

Como visto, a leitura labial é uma estratégia para aprender mais de outro idioma, inclusive o inglês, melhorando tanto a conversação quanto a compreensão das palavras em outra língua. Por isso, vale a pena começar quanto antes a acompanhar conteúdos no mudo, contextualizá-los, ler os seus próprios lábios no espelho e aprender a distinguir termos parecidos. Dessa forma, você consegue chegar à fluência com muito mais rapidez e prática.

Gostou das dicas deste post? Aprenda a como traduzir textos em inglês com desenvoltura mesmo que tenha um nível básico. Leia Guia de Inglês Instrumental Completo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.