Logomarca curso Marta Garcia
mestrado ou doutorado

12 Vantagens de Ter um Mestrado ou Doutorado

Estudar, estudar, estudar para um mestrado ou doutorado: essa é uma das “fórmulas” para trilhar uma carreira de sucesso, conciliando realização profissional com a estabilidade econômica. Afinal ter um emprego em que se possa aplicar todo o seu conhecimento e aprender sempre mais, ganhando para isso um salário justo é o que a maioria dos profissionais quer.

Mas o diferencial na hora de arranjar um bom trabalho e uma boa remuneração já não é mais garantido apenas por uma graduação ou MBA; hoje em dia, é preciso mais. Por isso, cursos de mestrado e doutorado da principais universidades do país são cada vez mais procurados em diversas áreas de atuação. E os benefícios vão além de um bom emprego e ótimo salário. Então, se você quer saber quais vantagens de ter mestrado ou doutorado, acompanhe nosso post!

Quais as vantagens de ter um mestrado ou doutorado?

1) Acesso a ferramentas e recursos profissionais

A universidade é, além de uma grande fonte de saber, uma instituição que costuma receber diversos aportes governamentais e privados para a realização de pesquisas e projetos de extensão. Por isso, muitas das inovações nas mais diversas áreas são desenvolvidas e disseminadas por meio delas. Isso permite que mestrandos e doutorandos tenham acesso a diversos conhecimentos e tecnologias de última geração em seu campo de estudo, o que de outra forma poderia ser muito difícil ou impossível. Alguns equipamentos e informações, por exemplo, só podem ser acessados por estudantes e profissionais que têm vínculo com determinada instituição de ensino.

2) Acesso a melhores vagas no mercado

Com o conhecimento adquirido nos estudos de mestrado e doutorado, muitas vezes o profissional já sai da academia com uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes. Com isso, não é difícil imaginar por que mestres e doutores com frequência conseguem os melhores empregos, muitas vezes em cargos competitivos e de grande importância.

3) Reconhecimento no meio profissional e acadêmico

Quer você vá trabalhar na academia quer no mercado, se tiver um mestrado ou doutorado as chances de ser reconhecido são muito maiores. Além do conhecimento adquirido, as pós-graduações stricto sensu também exigem que você publique artigos e trabalhos científicos durante seu período de estudos, o que pode “colocar você no mapa” na sua área de atuação, e tornar você uma referência profissional ao longo do tempo.

4) Novas técnicas e tecnologias de pesquisa e trabalho

Muitas vezes, o mercado de trabalho está saturado com velhas fórmulas de execução, ineficientes e desgastantes. Nesse sentido, a academia frequentemente traz novidades, sejam elas conceituais ou tecnológicas. E se você tiver esse conhecimento de vanguarda, poderá colocar-se e à sua empresa/instituição em destaque. Este acesso às novas tecnologias de pesquisa também está entre as vantagens de ter um mestrado ou doutorado.

5) Desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe

Mestrandos e doutorandos dificilmente desenvolvem seus trabalhos totalmente sozinhos: contam pelo menos com a ajuda do orientador. Isso quando sua pesquisa não influencia nos estudos de outros colegas e professores, o que leva a uma interação entre pesquisadores em prol de um resultado mais relevante.

6) Desenvolvimento do pensamento crítico

O mercado de trabalho pode ser um pouco alienador, no sentido de que, muitas vezes, o profissional é obrigado a dar muito de sua mão de obra sem ter tempo de adquirir conhecimento em troca. Por isso, estar em contato com o meio acadêmico pode ajudar você a desenvolver um senso crítico em relação ao seu trabalho, sua profissão e a toda uma área de conhecimento. O saber acadêmico frequentemente nos dá uma visão mais “macro” das coisas, que extrapola as informações com as quais lidamos no trabalho cotidiano.

7) Possibilidade de lecionar

A possibilidade de dar aulas em universidades também está entre as vantagens de ter um mestrado ou doutorado. Se você sempre pensou em dar aulas, o mestrado e o doutorado com certeza são grandes chances para essa porta se abrir para você, já que muitas instituições de ensino exigem pelo menos o título de mestre para professores efetivos. E você nem precisa esperar terminar seus estudos para começar: já pode ir exercendo suas funções acadêmicas em aulas de graduação enquanto ainda estuda.

8) Contatos profissionais

Seja para o mercado de trabalho ou para a área acadêmica, cursar mestrado ou doutorado permite que você conheça muitas pessoas que desenvolvem atividades semelhantes ou complementares à sua. Assim você pode trabalhar para unir pesquisas (no caso do meio acadêmico) ou conseguir aliados para suas atividades como profissional. Isso pode gerar muitas parcerias de sucesso.

9) Especialização em determinada área

Quando saímos da graduação, geralmente temos conhecimentos muito genéricos em relação ao mercado de trabalho de nossa profissão, o que pode dificultar na hora de conseguir um emprego. Cursando uma pós-graduação stricto sensu, você já pode se aproximar das áreas que mais lhe agradam dentro da sua profissão e ir adquirindo o conhecimento necessário para se diferenciar dos outros profissionais do mercado neste segmento.

10) Possibilidade de estudar fora

Entre as vantagens de ter um mestrado e doutorado está também a possibilidade de viajar para estudar. Muitos mestrados e doutorados oferecem a opção de fazer uma “pós-graduação-sanduíche”, ou seja, de o mestrando ou doutorando fazer uma parte do estudo fora do país de origem. As vantagens dessa modalidade são inúmeras: vivência internacional, contato com outras culturas, prática de outros idiomas, novas informações e conhecimentos sobre sua área de estudo, reconhecimento internacional etc. Além disso, muitas vezes é possível conseguir uma bolsa que ajude a pagar as despesas da viagem e estadia, facilitando ainda mais essa ótima oportunidade de intercâmbio científico.

11) Melhoria na remuneração

Esta é uma das principais vantagens de ter um mestrado ou doutorado e uma das principais razões que levam à escolha: a possibilidade de melhorar o atual salário ou de conseguir empregos mais bem remunerados. Segundo uma pesquisa da Productive, executivos que possuem mestrado ou doutorado ganham cerca de 48% a mais do que os que fazem pós-graduação lato sensu ou MBA, e mais do que o dobro do que os profissionais que têm apenas ensino superior.

12) Nova visão da ciência e do mundo acadêmico

Muitas vezes, os profissionais que estão no mercado de trabalho pouco ou nada sabem sobre o que está sendo desenvolvido em sua área de atuação nas universidades e centros de pesquisa, o que cria uma lacuna entre a teoria e a prática. Ao entrar em uma pós-graduação stricto sensu, você pode ter contato com novas formas de ver e desenvolver a sua profissão, se tornando um agente mais maduro e consciente dos problemas e das possíveis soluções para seu campo de atuação.

O mestrado possibilita aos estudantes entrar em contato com um novo universo de informações que pode ser muito benéfico. E como conhecimento nunca é demais, a chance de se tornar um mestrando ou doutorando deve ser aproveitada ao máximo!

Separamos 7 Dicas para você se dar bem no processo seletivo de um mestrado ou doutorado. Confira aqui as dicas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Quero fazer um profissional!
    Educação

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.