• Você sabe o que são verbos modais em inglês e sua importância?

    verbos modais em inglês

    Os verbos modais em inglês são muito utilizados no dia a dia, tanto na escrita quanto na fala. A função deles é mudar ou complementar o verbo principal, ou seja, são verdadeiros auxiliares que facilitam a comunicação.

    Apesar disso, possuem várias regras e exceções que devem ser observadas para você não errar na elaboração das frases e também na tradução dos textos.

    Como o aprendizado é essencial no processo de desenvolvimento pessoal e profissional, vamos ensinar neste post todos os detalhes sobre tais verbos, também conhecidos como “modal verbs”. Então venha conosco e ganhe competitividade nos seus concursos ou provas de proficiência

    O que são os verbos modais em inglês?

    Com características próprias, os verbos modais se diferenciam dos demais em vários aspectos, como pelo fato de não precisarem de auxiliares. Além disso, o verbo vem no infinitivo após os modais, sem o to — exceto no caso do ought. Eles também não sofrem alterações na terceira pessoa do singular no presente. Dessa maneira, existe uma regra: os modais nunca recebem s, es ou ies.

    Assim, eles são: can (pode), could (poderia), may (pode, poderia), might (pode, poderia), should (deveria), must (deve), ought to (precisa). Mas cada um dos sete tem um leque de possibilidades, como veremos a seguir:

    Can

    O verbo pode ser utilizado para expressar permissão ou habilidade e está presente na maior parte das frases dos textos em inglês, ou seja, você sempre vai se deparar com o can. Afinal, é impossível construir uma linguagem adequada sem esse verbo, pois o pedir ou o permitir são muito utilizados na comunicação. Veja alguns exemplos: Can I drink water? (Posso beber água?); Can I leave now? (Posso sair agora?).

    Nas formas negativas, o verbo se transforma em cannot e can’t. Já no passado, no sentido de habilidade, ficaria como could — ou seja, poderia, em um contexto mais formal — ou could not could’nt.

    Use would quando o sentido for iria, além de will para ir, no futuro, sendo won’t nas construções negativas no futuro e wasn’t para as frases no passado. Exemplos: Will you come to the party? (Você virá à festa?); Could you tell me what time is this? (Você poderia me dizer que horas são?); You cannot park here (Você não pode estacionar aqui).

    May

    O verbo é utilizado para demonstrar uma possibilidade, seja no presente seja no futuro. Outra forma é com o significado de permissão. A diferença em relação ao can é que, geralmente, may é usado em momentos mais formais. A negativa é may not, sem forma contraída. Alguns exemplos: I may change my mind (Eu posso mudar de ideia); The cause of the accident may never be discovered (A causa do acidente pode nunca ser descoberta).

    Might

    O que muda em relação ao may é o tempo, pois o might denota possibilidades no passado ou no presente. Como exemplos: He might have lunch with us tomorrow (Ele pode vir almoçar com a gente amanhã); Might I observe what are you doing? (Posso ver o que você está fazendo?).

    Should/ought to

    Utilizamos esses verbos modais em inglês quando o sentido é de conselho, lembrando sempre que o ought é a única exceção em relação ao to. As negativas ficam should not ou should’nt. Por exemplo: You ought to quit smoking (você deveria parar de fumar); They shouldn’t dress like that (eles não deveriam se vestir daquele jeito).

    Must

    Expressa obrigação de maneira incisiva ou uma dedução. Sua tradução pode constar como ter, dever e precisar. Exemplos: You must be right about this (Você deve estar certo sobre isso); You must finish your work tomorrow (Você precisa terminar seu trabalho amanhã).

    Qual a importância dos modais na compreensão dos textos?

    Os verbos modais em inglês são importantíssimos na compreensão dos textos, porque podem enganar muita gente que não esteja bem informada ou com o estudo em dia. Isso porque uma frase teoricamente igual à outra pode ter um sentido totalmente diferente. O may e o must, por exemplo, podem confundir os desavisados, pois trazem significados de possibilidade e obrigação.

    Dessa maneira, a sua tradução pode sofrer impactos negativos caso você não saiba corretamente o significado de cada verbo modal. Por isso, inúmeras bancas de vestibulares, concursos e provas para mestrado e doutorado exploram intensamente o assunto nos textos, ou seja, é preciso ler muito e ampliar o vocabulário para não cair em pegadinhas.

    Assim, quem entende bem os modais, certamente, estará mais competitivo nas interpretações dos textos, sendo um grande diferencial.

    O que explica a estrutura dos modais nas frases?

    Primeiramente, o fato de não existirem na forma infinitiva e também sem o to (exceto no caso de ought to) já explica muitas construções, como you must do the next tasks (você deve fazer as próximas tarefas). Os modais também não necessitam de verbos auxiliares nas frases interrogativas ou negativas, expressando por si mesmos ideias de possibilidade, obrigação, dedução, desejo, proibição, vontade e capacidade. Como em May I come in? (Posso entrar?).

    Além disso, eles nunca são flexionados, tendo a mesma estrutura para todos os sujeitos, e não formam passado com ed. Também podem ser acompanhados pelo auxiliar be, seguido de gerúndio nos casos de presente e futuro. Já no passado, é escrito com have seguido de particípio.

    Veja alguns casos: He may be studying now (ele deve estar estudando agora); You could have told me before (você poderia ter me dito antes). Nas orações negativas sempre acontece o acréscimo do not após o verbo modal, como you should not talk loud to your mother (você não deveria falar alto com a sua mãe), além das formas contraídas descritas ao longo do post.

    Por que buscar uma escola especializada?

    Como você notou, os verbos modais em inglês podem confundir a cabeça de muita gente e precisam de um devido treinamento para que você fique familiarizado com todas as aplicações nas frases.

    Por isso, o ideal é se matricular em uma escola especializada na língua, presencial ou online, com o objetivo de formar uma base consistente para você aprender tudo, tanto em relação aos verbos modais em inglês quanto aos detalhes de um dos idiomas mais falados no mundo.

    E aí, quer afinar o seu inglês e se dar bem nas provas? Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos lhe ajudar!

  • Comentários
    Valdemar Alves dos Santos

    Excelente dica do uso dos verbos modais