• Veja quais são as principais vantagens em estudar inglês online

    estudar inglês online

    Aproveitar os recursos disponíveis ao alcance do mouse do computador ― ou da tela de um tablet ou smartphone ― é uma realidade cada vez mais presente na vida de pessoas que utilizam a internet para estudar inglês online e aprender ou evoluir em seus conhecimentos sobre a língua.

    Seja para alavancar a carreira, conhecer um novo país ou até mesmo ser aprovado em programas de pós-graduação para tornar-se um acadêmico, utilizar o potencial dessas ferramentas é sempre uma ótima pedida para quem deseja dominar o idioma.

    Afinal, além de ser uma excelente alternativa para quem não possui tempo e dinheiro para investir em cursos oferecidos por escolas tradicionais, estudar inglês online também oferece uma série de vantagens em relação ao ensino presencial.

    Você sabe quais são? Confira a lista que preparamos e descubra os principais benefícios de usar a internet para aprender inglês!

    1. Estudar Inglês Online gera Economia de tempo e dinheiro

    Nem sempre é possível arcar com os custos de um curso presencial, e mesmo quando há a possibilidade, encontrar tempo disponível na agenda para frequentar as aulas também pode ser um obstáculo quando se tem muitos compromissos.

    Felizmente, um curso de inglês online não apenas é mais vantajoso financeiramente, como também representa maior flexibilidade e economia de tempo. Além dos valores desses cursos serem menores, você evita gastos com alimentação e transporte, sem falar no tempo que economiza por não ter que se deslocar até uma escola de idiomas.

    2. Conforto e comodidade

    Outra vantagem ― não menos interessante ― é que estudando inglês através de plataformas online você é quem define onde e quando vai estudar.

    Em outras palavras, você não precisa ficar horas assistindo a uma aula em uma cadeira desconfortável, não tem que acordar cedo ou ir para o curso quando não estiver se sentindo bem, e ainda evita o estresse de sair de casa em dias chuvosos ou com condições climáticas desfavoráveis.

    Em casa você pode adaptar seu cantinho de estudos e transformá-lo em um ambiente confortável e inspirador, que tornará muito mais produtivas suas horas aprendendo o idioma.

    3. Aprendizado em seu ritmo e necessidade

    Adaptar suas necessidades para aprender de acordo com o ritmo de estudos imposto por um curso de inglês pode ser muito frustrante em dois importantes aspectos.

    O primeiro deles é o tempo que você precisa para aprender e fixar conteúdos, que pode ser menor ou maior em relação ao progresso que a turma. Estudando online, por sua conta, não há pressão do professor para que você acelere ou diminua o ritmo para estar em sintonia com os colegas.

    Com um curso de inglês online, não só é possível progredir mais rápido e completar as tarefas de acordo com sua capacidade, como você também pode fazer isso sem pressa, no ritmo mais adequado para que consiga assistir e ler com calma as explicações e exercícios.

    O segundo aspecto diz respeito a sua necessidade e objetivos de estudo. Usar o potencial da internet a seu favor propicia inúmeras possibilidades de acesso a um ensino mais personalizado e voltado para as suas metas. Se você quer, por exemplo, passar em um teste de proficiência em inglês para Mestrado ou Doutorado, o ideal é procurar um bom curso de inglês instrumental.

    Ou seja, antes de matricular-se em uma instituição ou começar a estudar, procure conhecer melhor suas necessidades e as alternativas que mais se ajustem a elas.

    4. Materiais e aulas disponíveis para múltiplos acessos

    Quando você não consegue fixar bem um conteúdo e ainda possui dúvidas que precisa resolver, um curso de inglês online permite que você assista às aulas em diversas oportunidades, além de disponibilizar materiais de apoio que podem ser acessados a qualquer momento.

    Também vale destacar que a própria internet oferece múltiplos recursos e conteúdos que ajudam a enriquecer a experiência de ensino. É o caso de dicionários, tradutores e enciclopédias virtuais, que podem ser utilizados sempre que você precise pesquisar o significado de uma palavra e entender os contextos em que ela é utilizada.

    Inclusive, uma sugestão muito indicada para quem precisa ir além da tradução para a língua portuguesa é utilizar dicionários como o Merrian-Webster, que contempla a definição da palavra e exemplos do seu uso em uma frase, assim como seus sinônimos e antônimos.

    5. Possibilidades de experiências interativas

    Poucas experiências de aprendizado são tão ricas quando a interação com falantes nativos de um idioma, mas nem sempre é possível viajar para um país e aprendê-lo em situações autênticas de uso da língua. Felizmente, com o uso da internet, você tem acesso a diversas possibilidades de colocar seu conhecimento em prática em interações com pessoas que falam inglês.

    Uma dessas formas é por meio de sites e comunidades que promovem a troca de conhecimentos entre usuários interessados em aprender um idioma, como o Conversation Exchange, no qual você pode procurar por falantes da língua inglesa interessados em aprender português ou outros idiomas que você domina.

    De acordo com as suas preferências, é possível interagir por meio dos variados aplicativos que possibilitam comunicações de voz e vídeo ou troca de mensagens de texto, como o Skype, Facebook e WhatsApp.

    Mas não esqueça: assim como você aprende nessas interações, parte do tempo dedicado a elas também deve contemplar o aprendizado dos usuários com quem você interage, por meio do compartilhamento de conhecimentos sobre os idiomas que eles desejam aprender.

    6. Estudar inglês online contempla múltiplos estilos de aprendizado

    E nem todas essas técnicas são, necessariamente, praticadas apenas nas horas dedicadas ao estudo, afinal, você também utiliza a internet para se distrair e consumir conteúdo. O que pode tornar o aprendizado muito mais dinâmico é você também aproveitar essas oportunidades para aprender.

    Assistir a filmes e séries no Netflix, por exemplo, é algo que você pode começar a fazer com legendas em inglês ou mesmo sem o uso de legendas, para melhorar sua pronúncia e compreensão do idioma. Da mesma forma, ouvir podcasts, como o Voice of Americatambém é uma ótima possibilidade de treinar essas habilidades.

    E claro, diversificar fontes de informação, procurando por blogs e sites de notícias em inglês, especializados nos assuntos que você tem interesse, também é uma atitude sempre bem vinda para praticar a leitura.

    Gostou das nossas dicas? Agora que você conhece as vantagens de estudar inglês online, curta nossa página no Facebook e nos siga no Google+ para não perder nossas próximas postagens!