• Veja diferentes técnicas para aprender um novo idioma com sucesso!

    aprender inglês

    A prova de proficiência está se aproximando e você não está confiante de que aprenderá tudo que precisa para obter um bom resultado? Não há necessidade de se desesperar, mas aprender um novo idioma requer empenho e dedicação.

    Estar preparado para uma prova desse porte pode parecer uma tarefa muito difícil e exaustiva, mas o processo de preparação pode — e deve — ser prazeroso. Por isso, trouxemos sete diferentes técnicas que vão ajudar você a aprender um novo idioma de forma eficaz.

    1. Encontre um parceiro

    Ter uma motivação além do próprio resultado da prova pode ser decisivo no seu processo de aprendizagem. Busque um amigo, ou até mesmo parente, que está seguindo o mesmo caminho que o seu, para estudarem e treinarem juntos algumas vezes. A experiência de ter alguém para discutir dúvidas e compartilhar os percalços do processo é muito benéfica.

    2. Carregue um dicionário de bolso

    Ele será o seu melhor amigo nesse momento. Carregue sempre um dicionário de bolso, físico ou mesmo em forma de aplicativo no seu celular. Isso faz mais diferença do que você imagina. Use-o sempre que se deparar com um novo termo desconhecido.

    O dicionário, além de explicar o sentido da palavra ou expressão, mostrará variações de uso, e isso é de grande valia para futuras leituras e interpretações. Uma alternativa complementar muito usada por estudantes — e até tradutores — é o site Liguee.

    3. Treine mentalmente

    Outro uso para seu dicionário é poder praticar ao longo do dia, sem precisar falar com ninguém. Desafie-se a pensar no novo idioma. Todos nós temos nossos monólogos mentais e eles normalmente acontecem em nosso idioma nativo.

    Você pode praticar e construir frases e conversas falsas na sua mente em um novo idioma, consultando o dicionário quando surgirem dúvidas.

    Esse tipo de visualização ajudará muito em conversas reais e leituras. Por exemplo, você pode criar e praticar uma conversa sobre um tópico familiar a você. Comece a pensar sobre como descreveria seu trabalho ou como você explicaria uma teoria da sua área de estudo.

    4. Assista a conteúdos com legenda no idioma original

    Uma ótima forma de aprender um novo idioma é trazê-lo para sua vida. Toda hora é hora para estudar e treinar uma nova língua. Ao assistir filmes e séries, altere a legenda para o idioma original.

    Dessa forma, você se forçará a ler no novo idioma e aumentará sua compreensão e vocabulário. Nesse momento, não esqueça de deixar seu dicionário de bolso à mão. Escute com atenção as conversas que estão na tela e veja como os personagens empregam os termos de formas diferentes a cada situação.

    No Youtube, existe uma opção para ativar legendas originais do vídeo — desse modo, você poderá treinar também nessa plataforma.

    Tome nota de tudo que você achar curioso para pesquisar melhor depois. Pode ser desde expressões novas até histórias reais que chamaram sua atenção.

    5. Use aplicativos para conversar com nativos

    A tecnologia nos proporciona muitas vantagens. Uma delas é que você pode ter contato com pessoas do mundo todo. Hoje, existem diversos aplicativos gratuitos nos quais você pode ter contato com pessoas de qualquer parte do planeta.

    A conversa pode ser por áudio, vídeo ou em texto. A escolha dependerá do seu objetivo. O WeSpeke é um desses aplicativos. Nele, você determina a sua língua nativa e o idioma de interesse, bem como o seu nível de conhecimento nele.

    O aplicativo une pessoas que querem treinar esses idiomas. Por exemplo, você pode conversar com um nativo em língua inglesa e ajudar alguém que quer treinar o português. Ele também traça seus interesses de assuntos e busca usuários que são compatíveis com eles.

    Para ajudar no progresso, o aplicativo tem recursos como dicionário, bloco de anotações e perguntas pré-formuladas para ajudar a iniciar conversas.

    6. Assine conteúdos de portais ou canais estrangeiros

    Busque sites e portais que tenham notícias do seu interesse. Assine a newsletter e o feed de notícias desses portais. Dessa forma, todo dia você terá um conteúdo do seu interesse para ler no idioma que precisa aprender.

    Comece com sites de amenidades — como entretenimento, esportes ou moda — e, com o tempo, busque portais mais especializados em assuntos ligados ao seu campo de estudo.

    Coloque uma meta diária de leitura e tente aumentá-la conforme você for se sentindo confiante. Por exemplo, comece lendo uma matéria por dia na primeira semana, suba para duas na segunda semana e assim por diante.

    Além disso, muitos nativos de língua estrangeira se interessam pelo português, e vários deles (americanos, russos, franceses) criaram canais no Youtube em que explicam a visão deles sobre o idioma que são nativos.

    Explicações de usos de pronomes até expressões mais complexas podem ser absorvidas de forma divertida e leve ao assistir esse tipo de conteúdo.

    7. Escreva um diário

    Para treinar a leitura, é importante também exercitar a escrita. Até porque, se você está seguindo uma vida acadêmica, precisará do novo idioma para submeter artigos ou dar algum parecer sobre determinado assunto.

    Sendo assim, crie o hábito de manter um diário onde você possa escrever brevemente sobre assuntos que aconteceram no seu dia. Mesmo que não tenha como escrever diariamente, tente fazer isso semanalmente. Depois, retome para ler e veja onde você pode ter cometido erros.

    Mais da metade das pessoas no mundo falam mais de um idioma. Isso demonstra que dominar apenas a língua nativa é uma consequência cultural e não biológica.

    Quando os adultos falham em aprender um novo idioma, não é porque eles não têm os genes certos ou outros absurdos. É porque o sistema que eles usaram para aprender um novo idioma está errado.

    Não se martirize com os seus erros. Analise quando notar uma falha e veja de onde ela surgiu. Se você está cometendo um mesmo erro diversas vezes, o que pode estar errado é o modo de aprendizado daquela informação. Não tenha medo de mudar as formas de estudo ao longo do percurso. Busque sempre o que melhor se adapta a você!

    Se você achou interessante as nossas técnicas de como aprender um novo idioma, ajude seus amigos e compartilhe nosso post nas redes sociais, para que eles também possam aproveitar essas dicas!