Skimming e Scanning: as Técnicas de Leitura do Inglês Instrumental
Skimming e Scanning são técnicas de leitura do Inglês Instrumental. Uma técnica de leitura é uma estratégia para ajudar a traduzir um textos em inglês mais rapidamente. Para empregar as técnicas, é preciso saber qual é a intenção ao ler o texto e conhecer o tipo de conteúdo a ser lido.
Guia completo do Inglês Instrumental
Quando se bate o olho no texto à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que o texto já foi lido, o leitor precisa explorá-lo mais uma vez e faz uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.
Analisamos duas estratégias de leitura: Scanning e Skimming que fazem parte deste método para que você compreenda melhor cada uma delas. Confira!
O que é Skimming?
Skimming consiste em observamos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Para tanto, é necessário prestar atenção ao layout do texto, título, sub-titulo, primeiras e/ou últimas linhas de cada parágrafo, bem como à informação não-verbal (figuras, gráficos e tabelas).
O que é Scanning?
Scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. Exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo de interesse.
Essa técnica não exige leitura completa nem detalha do texto.
O Scanning é uma técnica excelente para resolver testes de proficiência em leitura da língua inglesa de mestrados e doutorados que cobram a interpretação de textos. Seguem uma sugestão de passos para aplicar a técnica de scanning na prova:
– Não comece lendo o texto. Leia primeiramente a questão e identifique a palavra chave da pergunta que na maioria das vezes é um substantivo;
– Se a questão estiver escrita em português e a instituição permitir o uso do dicionário, procure nele o significado desta palavra chave;
– Em seguida vá ao texto, passe os olhos rapidamente por ele e localize a palavra chave da questão;
– Leia somente o paragrafo em que encontrou a palavra chave. Na maioria das vezes a resposta estará nele. Com isso não precisará ler todo o texto ganhando muito tempo na prova.
Referências: Leitura em língua inglesa, uma abordagem instrumental. Disal Editora.
Estratégias de Leitura em Inglês
O Inglês Instrumental é a melhor metodologia de estudo para se obter resultados efetivos em pouco tempo. Leia agora:
Guia Completo de Inglês Instrumental Gratuito
11 de abril de 2016 às 00:49
muito boas as dicas
19 de abril de 2016 às 18:38
Não vou fazer nenhum curso, mas as informações me ajudaram muito a conhecer um pouco mais das técnicas de leitura. Sou só um curioso ou estudioso. Obrigado
21 de junho de 2016 às 14:20
Muito bom o conteúdo, mas faltou falar sobre a “Predição”.
26 de janeiro de 2017 às 16:28
excelentes pontos para revisao de materia para prova de proficiencia .obrigada mesmo.vai mě auxiliar muito tenho certeza.
15 de fevereiro de 2017 às 13:12
Eu adoro ler a alguns livros em inglês não são lancados no Brasil aí meio em inglês mesmo,essas dicas está sendo muito útil para minha leitura
2 de agosto de 2017 às 13:51
Ótimo, excelentes dicas pra quem tá com dificuldade no inglês
6 de fevereiro de 2018 às 17:59
Muito obrigado pelas dicas…
13 de março de 2018 às 04:50
Muito Obrigado Pela Dica Me Ajudou e Muito!☺
17 de julho de 2018 às 18:19
Quero muito aprender com as dicas. Com certeza irá me ajudar muito.