• Scanning e Skimming: as Estratégias de Leitura do Inglês Instrumental

    scanning e skimming

    Scanning e Skimming são técnicas de leitura do Inglês Instrumental. Uma técnica de leitura é uma estratégia para ajudar a traduzir um textos em inglês mais rapidamente. Para empregar as técnicas, é preciso saber qual é a intenção ao ler o texto e conhecer o tipo de conteúdo a ser lido.

    Quando se bate o olho no texto à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que o texto já foi lido, o leitor precisa explorá-lo mais uma vez e faz uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.

    Analisamos duas estratégias de leitura: Scanning e Skimming que fazem parte deste método para que você compreenda melhor cada uma delas. Confira!

    O que é Scanning e Skimming?

    Skimming

    Skimming consiste em observamos o texto rapidamente apenas para detectar o assunto geral do mesmo, sem nos preocuparmos com os detalhes. Para tanto, é necessário prestar atenção ao layout do texto, título, sub-titulo, cognatos, primeiras e/ou últimas linhas de cada parágrafo, bem como à informação não-verbal(figuras, gráficos e tabelas). No contexto acadêmico a técnica de skimming é bastante empregada na seleção de material bibliográfico para trabalhos de pesquisa.

    Scanning

    Scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. O scanning é prática rotineira na vida das pessoas. Alguns exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo ou capítulo de interesse. Essa técnica não exige leitura completa nem detalha do texto.

    O Scanning é uma técnica excelente para resolver testes de proficiência em leitura da língua inglesa de mestrados e doutorados que cobram a interpretação de textos. Seguem uma sugestão de passos para aplicar a técnica de scanning na prova:

    –  Não comece lendo o texto. Leia primeiramente a questão e identifique a palavra chave da pergunta que na maioria das vezes é um substantivo;

    –  Se a questão estiver escrita em português e a instituição permitir o uso do dicionário, procure nele o significado desta palavra chave;

    –  Em seguida vá ao texto, passe os olhos rapidamente por ele e localize a palavra chave da questão;

    –  Leia somente o paragrafo em que encontrou a palavra chave. Na maioria das vezes a resposta estará nele. Com isso não precisará ler todo o texto ganhando muito tempo na prova.

    Referências: Leitura em língua inglesa, uma abordagem instrumental. Disal Editora.

    Inglês Instrumental

    Um curso de Inglês Instrumental específico é a melhor metodologia de estudo para se obter resultados efetivos em pouco tempo.

    Assista aqui uma Vídeo-Aula Gratuita de inglês instrumental

    Reunimos aqui 7 dicas para você se dar bem no teste de proficiência em inglês do mestrado ou doutorado. Confira agora!


    Conheça uma Coletânea de Textos em Inglês com Tradução, Vocabulário e Exercícios de Interpretação para Você Treinar

    Textos em Inglês da Área de Saúde

    Textos em Inglês Jurídicos

    Textos em Inglês da Área de Educação e Linguística

    Textos em Inglês da Área de Enfermagem


    Estratégias de Leitura do Inglês Instrumental

    A Revisa Exame publicou uma excelente matéria falando sobre a importância da metodologia de Inglês Instrumental como um diferencial competitivo em processos seletivos de Mestrados e Doutorados.

    Para ler a matéria completa acesse o link abaixo:

    http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/saiba-por-que-o-ingles-instrumental-e-a-principal-estrategia-competitiva-em-um-processo-seletivo-de-mestrado.shtml

     

  • Comentários
    ELIZANDRO DOS SANTOS

    muito boas as dicas


    Raimundo Geraldo

    Não vou fazer nenhum curso, mas as informações me ajudaram muito a conhecer um pouco mais das técnicas de leitura. Sou só um curioso ou estudioso. Obrigado


    Hyuri Araújo

    Muito bom o conteúdo, mas faltou falar sobre a “Predição”.


    teresinha

    excelentes pontos para revisao de materia para prova de proficiencia .obrigada mesmo.vai mě auxiliar muito tenho certeza.


    solange

    Eu adoro ler a alguns livros em inglês não são lancados no Brasil aí meio em inglês mesmo,essas dicas está sendo muito útil para minha leitura