• Scanning e Skimming: as Estratégias de Leitura do Inglês Instrumental

    scanning e skimming

    Scanning e Skimming são técnicas de leitura do Inglês Instrumental. Uma técnica de leitura é uma estratégia para ajudar a traduzir um textos em inglês mais rapidamente. Para empregar as técnicas, é preciso saber qual é a intenção ao ler o texto e conhecer o tipo de conteúdo a ser lido.

    Quando se bate o olho no texto à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que o texto já foi lido, o leitor precisa explorá-lo mais uma vez e faz uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.

    Analisamos duas estratégias de leitura: Scanning e Skimming que fazem parte deste método para que você compreenda melhor cada uma delas. Confira!

    O que é Scanning e Skimming?

    Skimming

    Skimming consiste em observamos o texto rapidamente apenas para detectar o assunto geral do mesmo, sem nos preocuparmos com os detalhes. Para tanto, é necessário prestar atenção ao layout do texto, título, sub-titulo, cognatos, primeiras e/ou últimas linhas de cada parágrafo, bem como à informação não-verbal(figuras, gráficos e tabelas). No contexto acadêmico a técnica de skimming é bastante empregada na seleção de material bibliográfico para trabalhos de pesquisa.

    Scanning

    Scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. O scanning é prática rotineira na vida das pessoas. Alguns exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo ou capítulo de interesse. Essa técnica não exige leitura completa nem detalha do texto.

    O Scanning é uma técnica excelente para resolver testes de proficiência em leitura da língua inglesa de mestrados e doutorados que cobram a interpretação de textos. Seguem uma sugestão de passos para aplicar a técnica de scanning na prova:

    –  Não comece lendo o texto. Leia primeiramente a questão e identifique a palavra chave da pergunta que na maioria das vezes é um substantivo;

    –  Se a questão estiver escrita em português e a instituição permitir o uso do dicionário, procure nele o significado desta palavra chave;

    –  Em seguida vá ao texto, passe os olhos rapidamente por ele e localize a palavra chave da questão;

    –  Leia somente o paragrafo em que encontrou a palavra chave. Na maioria das vezes a resposta estará nele. Com isso não precisará ler todo o texto ganhando muito tempo na prova.

    Referências: Leitura em língua inglesa, uma abordagem instrumental. Disal Editora.

    Inglês Instrumental

    Um curso de Inglês Instrumental específico é a melhor metodologia de estudo para se obter resultados efetivos em pouco tempo.

    Assista aqui uma Vídeo-Aula Gratuita de inglês instrumental

    Reunimos aqui 7 dicas para você se dar bem no teste de proficiência em inglês do mestrado ou doutorado. Confira agora!


    Conheça uma Coletânea de Textos em Inglês com Tradução, Vocabulário e Exercícios de Interpretação para Você Treinar

    Textos em Inglês da Área de Saúde

    Textos em Inglês Jurídicos

    Textos em Inglês da Área de Educação e Linguística

    Textos em Inglês da Área de Enfermagem


    Estratégias de Leitura do Inglês Instrumental

    A Revisa Exame publicou uma excelente matéria falando sobre a importância da metodologia de Inglês Instrumental como um diferencial competitivo em processos seletivos de Mestrados e Doutorados.

    Para ler a matéria completa acesse o link abaixo:

    http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/saiba-por-que-o-ingles-instrumental-e-a-principal-estrategia-competitiva-em-um-processo-seletivo-de-mestrado.shtml

     

  • Comentários
    ELIZANDRO DOS SANTOS

    muito boas as dicas


    Raimundo Geraldo

    Não vou fazer nenhum curso, mas as informações me ajudaram muito a conhecer um pouco mais das técnicas de leitura. Sou só um curioso ou estudioso. Obrigado


    Hyuri Araújo

    Muito bom o conteúdo, mas faltou falar sobre a “Predição”.


    teresinha

    excelentes pontos para revisao de materia para prova de proficiencia .obrigada mesmo.vai mě auxiliar muito tenho certeza.


    solange

    Eu adoro ler a alguns livros em inglês não são lancados no Brasil aí meio em inglês mesmo,essas dicas está sendo muito útil para minha leitura


    António Lisboa da Rocha Ferreira

    Ótimo, excelentes dicas pra quem tá com dificuldade no inglês