• Saiba como se preparar para prova de proficiência em inglês

    Comprovar seu conhecimento em uma língua estrangeira é essencial para alcançar objetivos acadêmicos e profissionais, como conseguir emprego em multinacionais ou pleitear uma vaga em universidades no exterior. Mas não há como se preparar para a prova de proficiência em inglês se você não conhece nem a estrutura do teste, não é verdade?

    Neste post vamos ensinar o passo a passo para conquistar um ótimo resultado em qualquer exame de qualificação na língua inglesa que você queira fazer!

    Mas, antes, você sabe exatamente em que consiste essas avaliações? Confira a seguir!

    O que é uma prova de proficiência?

    A palavra proficiência é sinônimo de competência. Portanto, um falante proficiente de língua inglesa é aquele capaz de se comunicar com pleno domínio do idioma. Esse exame avalia a aptidão na compreensão oral, na leitura interpretativa e na escrita do inglês de cada candidato. 

    Os testes, normalmente, são aplicados por instituições de renome internacional. Sendo assim, os certificados emitidos por elas costumam ser reconhecidos em vários países do mundo. É diferente, por exemplo, de um certificado de curso de inglês, que não tem validade oficial. 

    Há vários tipos de certificações que podem ser feitas online ou presencialmente. Cada uma delas têm aspectos bastantes particulares que exigem, além do conhecimento do idioma em si, familiaridade com a estrutura da prova que você pretende fazer.

    Como se preparar para a prova de proficiência em inglês?

    As dicas que vamos apresentar a seguir podem ser aplicadas na preparação para qualquer exame de certificação em língua inglesa. Seguindo esses passos, você vai conseguir tirar a prova de proficiência de letra. Confira!

    Conheça a estrutura da prova

    Como já falamos, cada teste de proficiência tem suas particularidades e exige uma preparação diferenciada. Então, para não ter nenhuma surpresa negativa na hora decisiva, procure saber mais detalhadamente quantas etapas tem o teste, quantas perguntas você deve responder em cada fase, entre outros aspectos.

    Faça simulações cronometradas

    As provas de proficiência são extensas e exigem concentração máxima. Elas tomam tanto a atenção que é normal que as horas passem sem que você perceba. É por isso que dosar corretamente o tempo é um dos principais desafios desses testes.

    Sendo assim, antes da data do exame, resolva questões de provas anteriores ou simulados. Além de se familiarizar com a metodologia utilizada, isso também serve para se habituar a responder cada uma das etapas dentro do prazo estipulado pelas organizadoras.

    Durante a realização da prova, não há tempo hábil para pensar muito em cada questão antes de respondê-la.  Por isso, esse exercício é importante para aprender a gerenciar cada minuto.

    Com a prática, você vai criar mais confiança e identificar suas maiores dificuldades. Assim, poderá trabalhá-las com mais cuidado. Também saberá a hora de passar para a próxima questão quando não souber uma resposta. Porém, é importante não deixar nenhuma pergunta em branco, mesmo que você não saiba a resposta ou não tenha tempo para responder tudo.

    Treine a conversação

    Não dá para se preparar para a prova de proficiência em inglês sem treinar o speaking. Afinal, essa é uma das etapas mais importantes do teste. Nela avalia-se a sua capacidade de se comunicar oralmente na língua inglesa. Para isso, você vai precisar falar com naturalidade e com atenção para não misturar linguagem formal e informal.

    Portanto, praticar a conversação com outra pessoa de nível avançado vai ajudar você a treinar os ouvidos para compreender tudo e responder com coerência e coesão, sem construções estranhas à língua. Também é uma boa ideia assistir a filmes e séries em inglês para prestar atenção na pronúncia das palavras.

    Tudo isso vai ajudar você a controlar o nervosismo e gerar mais confiança para não cometer nenhum deslize na hora do teste. Além disso, a prática ajuda a desenvolver mais as ideias, o que é importante, já que sentenças curtas demais podem fazer você perder pontos valiosos.

    Invista em um curso de inglês instrumental

    Caso você não seja fluente em inglês e também não tenha muito tempo para se dedicar aos estudos, investir em um Curso de Inglês Instrumental específico para a sua prova de proficiência pode ser uma ótima ideia. Hoje em dia, há vários preparatórios online, que podem se encaixar ainda melhor na sua rotina agitada.

    Quais são os principais testes de proficiência em inglês?

    TOEFL

    Essa é a certificação mais requisitada do mundo, principalmente em países da América do Norte, como Canadá e Estados Unidos. O Test of English as a Foreign Language (ou “teste de inglês como língua estrangeira”) avalia os candidatos em quatro habilidades: conversação, redação, interpretação de texto e compreensão oral.

    De acordo com a modalidade, as perguntas do listening variam de 34 a 51, enquanto as do reading podem ir de 36 a 56. O certificado é válido por dois anos e aplicado em várias cidades do país, com várias datas ao longo do ano. O exame dura quatro horas e meia e custa 215 dólares.

    IETLS

    Já esse exame é mais popular no Reino Unido e países da Oceania. Criado pela renomada universidade de Cambridge e administrado pelo British Council, o IELTS oferece duas modalidades: Academic e General Training.

    O primeiro custa R$ 800,00 e é indicado para pessoas que pretendem estudar em países de língua inglesa. O segundo custa R$ 647,00 e serve para aquelas que pretendem trabalhar no exterior ou querem comprovar que têm conhecimento geral do idioma.

    Tem duração e duas horas e quarenta e cinco minutos e também pode ser realizado em várias cidades do país, com muitas datas disponíveis durante o ano. Sua validade é de dois anos.

    Cambridge Tests

    As provas de Cambridge são várias, que podem ser realizadas no decorrer do seu estudo do inglês. Contudo, apenas uma atesta a proficiência do candidato: a CPE (Certificate of Proficiency in English). A maior vantagem em relação aos outros é que ele tem duração vitalícia.

    Cada certificação tem seu objetivo. Por isso, é importante escolher a mais adequada para você antes de se inscrever em alguma delas. Afinal, como vimos, os investimentos são altos e você não quer jogar dinheiro fora, não é verdade?

    Agora que você já sabe como se preparar para a prova de proficiência em inglês, que tal contar com a nossa ajuda para alcançar sua meta? Entre em contato conosco e, juntos, podemos conquistar um excelente resultado!