• Saiba como se preparar para fazer a seleção do mestrado

    preparar para o mestrado brasil

    Está pensando em dar continuidade aos estudos? Muitas dúvidas surgem nessa hora, não é mesmo? Se você pensou no mestrado como opção, já deve saber que esse é um tipo de especialização que pode ser realizada após a graduação, garantindo a você o título de mestre. No entanto, para ingressar em um bom curso é preciso se preparar para o mestrado.

    Os editais, geralmente, são abertos semestralmente e se você está com pouco tempo para os estudos, chegou a hora de se planejar. Sendo assim, procure se organizar de acordo com as exigências do edital, mas dentro de suas limitações, pois não adianta criar planos de estudos que não conseguirá cumprir.

    Grandes universidades como USP, UFMG e UNICAMP, são muito exigentes e para conseguir uma vaga no mestrado delas ou de outras instituições, é preciso se atentar a diferentes questões.

    Se você deseja ingressar em um mestrado, confira algumas dicas que vão desde o funcionamento do curso, passando pelas fases de processo de seleção — onde propomos algumas formas de se preparar melhor — até alguns requisitos comuns aos diferentes editais.

    Entenda o funcionamento de um curso de mestrado

    O mestrado é um curso stricto sensu, que traduzido do latim significa “em sentido específico”. Por meio dele, o pesquisador ampliará seus conhecimentos em um tema específico. Um mestrado dura em média 2 anos e pode ser feito por pessoas que buscam ser especialistas em uma área de pesquisa.

    Atualmente, o mestrado pode ser acadêmico ou profissional. Enquanto o primeiro tem o foco na carreira acadêmica como professor pesquisador, o segundo objetiva o aprimoramento das atividades profissionais no mercado de trabalho.

    As pessoas que desejam ingressar no mundo acadêmico podem se candidatar a vagas para professores pesquisadores em universidades públicas ou particulares. Porém, são amplas as oportunidades para o mestre no mercado de trabalho.

    A cada ano aumenta o número de mestres trabalhando em empresas que procuram investir em inovação e pesquisa. Além disso, muitos deles acabam abrindo o seu próprio negócio a partir dos resultados de sua dissertação.

    Conheça características comuns aos mestrados

    Algumas características são comuns em todos os tipos de mestrado. Além da duração média do curso, durante ele, o estudante escolherá disciplinas, entre as oferecidas para sua área, preferindo aquelas que vão colaborar para seu projeto final, ou seja, que contribuirão com os resultados da pesquisa elaborada.

    Para conseguir o título de mestre, é exigida a apresentação de uma dissertação para uma banca. Essa dissertação é fruto do trabalho com um orientador que auxiliará o estudante durante todo o curso, além disso, em um mestrado, é importante a participação efetiva em congressos, grupos de pesquisa, entre outras atividades acadêmicas.

    Descubra diferentes formas de se preparar para o mestrado

    A organização é essencial para a eficiência nas provas, por isso, para se preparar para o mestrado, você deve criar meios que facilitem os estudos. Crie o hábito de estudar todos os dias, tenha foco e metas bem definidas. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como você pode organizar melhor sua rotina.

    Faça um cronograma

    Determine as horas diárias de estudo, revise e adapte este período de acordo com as suas necessidades, não deixando de lado momentos de descanso e de lazer.

    Tenha um plano de estudos

    Planeje quais textos você lerá, procure ler um capítulo inteiro, sem intervalos e sempre faça anotações e fichamentos para futuras revisões. Siga a temática escolhida para os estudos do dia, não pare no meio do caminho e não deixe nenhum ponto para trás.

    Reforce a língua estrangeira

    A maioria dos mestrados no Brasil exige proficiência em inglês ou aplicam um teste de proficiência em leitura da língua inglesa. Por isso, esteja sempre em dia com a língua estrangeira. Hoje, já é possível encontrar vários materiais disponíveis online, além de cursos completos.

    Desligue possíveis distrações

    Reserve esse tempo exclusivamente para os estudos, informe aos familiares sobre isso e peça para não ser interrompido. Desligue os alertas do celular e evite o uso das redes sociais. Busque tirar um intervalo quando estiver cansado, com dificuldades de manter a concentração. E sempre procure estudar em locais que sejam tranquilos e distante de distrações.

    Mantenha o foco e seja disciplinado

    Crie metas para os seus estudos, coloque em seu cronograma o que deve ser estudado durante a semana e procure cumprir esses objetivos.

    Considere os requisitos de seleção

    Os processos de seleção, principalmente em universidades públicas, exigem alguns requisitos básicos e você precisa se preparar para eles. As seleções de mestrado podem ser diferentes de uma universidade para outra, por isso, atente-se ao edital.

    Leia todos os tópicos, entenda as regras e quais as matérias devem ser estudadas. Leia atentamente sobre prazos, saiba como vai ser a realização da prova e, ainda no ato da inscrição, verifique qual a documentação é exigida. Conheça todo o projeto de pesquisa do mestrado escolhido e verifique se está de acordo com os seus objetivos.

    Algumas seleções exigem um pré-projeto. Ele deve estar dentro de uma área de concentração e seguir uma linha de pesquisa específica, para tanto, tenha clareza quanto às suas intenções. Procure conhecer os professores da instituição, veja o currículo Lattes do seu possível orientador e se as pesquisas em que ele está envolvido estão dentro do que você planejou.

    No mestrado são ministradas aulas presenciais, então atente-se quanto à necessidade de deslocamento e as suas condições financeiras para tal. Algumas bolsas são distribuídas por instituições. Para consegui-las, é essencial ser bem avaliado no processo de seleção.

    O mestrado é um curso para pessoas que gostam de pesquisar e de se aprofundar em assuntos específicos. Por esse motivo, para se preparar para o mestrado, é de extrema importância o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

    Como já falamos, geralmente, na seleção de mestrado são aplicadas provas sobre a habilidade de leitura na língua inglesa ou são exigidas notas altas em testes de proficiência em inglês. Portanto, um mestrando deve ter uma boa habilidade de leitura em inglês.

    Gostou das nossas dicas de como se preparar para o mestrado? Em nossa funpage (Facebook) você pode acompanhar essas e outras dicas! Siga a gente por lá!

  • Comentários
    Claudete Silva Ruas

    Muito obrigada pelas dicas. Elas têm sido realmente esclarecedoras para mim.