• Prova de Proficiência: O que é, para que serve e como estudar

    prova de proficiência

    banner para baixar provas em ingles Powered by Rock Convert

    Prova de Proficiência é um teste realizado nas seleções de diversas instituições para aferir o conhecimento e habilidade que o candidato tem em um determinado idioma. Proficiência significa que a pessoa domina a língua em questão e consegue se comunicar de forma efetiva.

    Para que serve o exame de proficiência?

    Os exames de proficiência servem para provar para as universidades que a pessoa possui grande habilidade na língua e está apto a utilizar este conhecimento em todas as atividades no decorrer do curso em oferecido pela instituição.

    Quais são os principais exames de proficiência?

    Existem testes de proficiência em diversos idiomas, e vamos relacionar aqui quais são os principais em inglês e espanhol exigidas pelas instituições de ensino superior.

    Quais as principais provas de proficiência em inglês?

    1. Provas de Proficiência em Inglês do Mestrado e Doutorado. Baixe 30 modelos em PDF

    2. IELTS (International English Language Testing System)

    3. TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

    4. Cambridge Tests – Faça um teste gratuito

    5. TOEIC (Test of English for International Communication).

    6. GMAT (Graduate Management Admission Test)

    Quais as principais provas de proficiência em espanhol?

    1. DELE 

    2. SIELE

    3. Exames e Proficiência em Espanhol de Pós Graduação no Brasil. Baixe 30 modelos em PDF

    Qual prova de proficiência escolher?

    Para escolher o melhor exame de proficiência recomendamos que o aluno entre em contato com a instituição que está cobrando a comprovação da proficiência. Sugerimos que sempre que possível seja feita uma visita ao local físico da coordenação do curso para obter informações precisas de qual teste fazer.

    Em muitos de mestrados e doutorados alunos acabam fazendo testes mais difíceis como como o TOEFL e IELTS sem necessidade, quando apenas uma prova proficiência em leitura já era suficiente. Caso essa visita não seja possível, tente uma ligação ou leia atentamente o site e edital da instituição.

    Como estudar para prova de proficiência?

    A melhor forma de estudar para prova de proficiência em inglês é através metodologias específicas e nem sempre é fácil de encontrar informações sobre este tema. Por isso separamos 7 dicas preciosas para você saber como se preparar. Confira:

    banner para baixar provas em ingles Powered by Rock Convert

    1. Domine a leitura e técnicas de interpretação de textos

    2. Não estude somente o vocabulário específico da sua área. Aprenda as estruturas mais importantes da língua.

    3. Estude somente pontos específicos da gramática. Não é necessário estudar toda a gramática, mas somente alguns pontos essenciais como por exemplo os grupos nominais.

    4. Aprenda as estratégias de leitura de skimming e scanning

    5. Não foque seus estudos somente nos textos e provas anteriores de sua área específica. Normalmente as provas são realizadas em macro-áreas como saúde, direito, engenharia por exemplo.

    6. Faça um curso de inglês instrumental específico para exames de proficiência. Confira um guia completo sobre inglês instrumental.

    7. Prepara-se com profissionais especializados nas Provas de Proficiência do Mestrado. Hoje a professora Marta Garcia é a maior referência no Brasil sobre o tema.

    6 erros comuns na hora de fazer uma prova de proficiência

    Se você está para fazer ou já fez provas de proficiência de mestrado ou doutorado sabe muito bem que, com a proximidade do exame começamos a ficar cada vez mais nervosos… No dia da prova, então, é muito comum ver os candidatos com as mãos suadas, com calafrios e uma agitação fora do normal. E esse nervosismo pode levar você a cometer erros, colocando a perder todo o esforço, estudo e dedicação.

    Mas mesmo com aquele friozinho na barriga, você pode evitar perder pontos se atentar para alguns equívocos básicos que muitos estudantes cometem na hora de fazer provas de proficiência de mestrado e doutorado. Por isso, o curso Marta Garcia listou para você os 6 erros mais comuns na hora de fazer provas de proficiência de mestrado e doutorado e como você pode preveni-los. Boa leitura e boa prova!

    1. “Empacar” em palavras que você não conhece

    Mesmo se você conseguir adquirir um bom vocabulário na sua área de pesquisa, é possível que você esbarre com uma ou outra palavra que desconhece. Muitas vezes, é nessa hora que o candidato se desespera e perde a concentração. Mas você não precisa fazer isso: para começar, certifique-se de que aquela palavra é mesmo importante para o entendimento do texto. Se não for, nem perca muito tempo com ela. Caso seja, tente entender o significado pelo contexto da frase e do parágrafo. Você verá que na maior parte das vezes é fácil.

    2. Não atentar para as palavras de conexão

    Nas provas de proficiência para mestrado e doutorado as ideias de um parágrafo muitas vezes estão conectadas a conceitos de outros trechos do texto, seja por concordância ou discordância. Por isso é preciso dar atenção às palavras que indicam o sentido de oposição ou afinidade. Por exemplo, a palavra and (e, em inglês) e also (também) muitas vezes indicam o complemento de uma ideia, ao passo que but (mas) e however (no entanto), na maioria das vezes, sugerem contraste.

    3. Não utilizar prefixos e sufixos para compreender uma palavra

    Lembra que dissemos que algumas vezes você vai se deparar com uma palavra que não conhece? Pois bem, além de tentar entender pelo contexto, outra forma de compreendê-la é por meio da análise de seus prefixos e sufixos. Por exemplo: o prefixo dis tem sentido de oposição; logo, a palavra disagree (dis + agree) é não + concordar, ou seja, discordar.

    4. Não ter um bom dicionário

    A maioria dos testes de proficiência permite a utilização de dicionário em inglês durante a prova, mas pouco adianta ter um que não seja de qualidade. Vale a pena investir um pouco mais em algo que pode ser de uma ajuda preciosa. Nós indicamos o dicionário Longman, que custa em torno de R$ 60,00 e pode ser encontrado em diversas livrarias ou pela internet.

    5. Não ler com atenção as perguntas da prova

    Muitas vezes ficamos tão preocupados em entender um texto que acabamos não dando atenção ao que nos é questionado. Esse erro pode ser muito comprometedor, pois você pode responder algo que não foi solicitado e/ou deixar brechas em sua explicação, prejudicando sua nota. Por isso, atenção às perguntas!

    6. Não prestar atenção ao que já sabe

    Ter confiança na hora do exame é muito importante, mas, em excesso, pode fazer com que você cometa alguns erros simples por falta de atenção, principalmente ao que já sabe. Por isso, não subestime as questões ou outros aspectos que parecem fáceis. Eles podem fazer a diferença na hora da sua aprovação.

    Se você gostou deste conteúdo deixe seu comentário abaixo. Bons estudos!

    banner para baixar provas em ingles Powered by Rock Convert