• Pós Graduação, Conheça as Principais Universidades e Cursos do País

    principais universidades e pós graduação

    Pós Graduação, Mestrado, doutorado, MBA ou especialização? Quem se forma em um curso de ensino superior se depara com diversas opções para dar continuidade aos seus estudos e formação profissional. Diante de um cenário repleto de possibilidades, qual seria a opção mais indicada para a sua carreira dentre as principais Universidades do Brasil?

    Independentemente de sua escolha, faz-se necessário observar com cuidado as qualidades do curso e da instituição que o oferece. No caso do mestrado, que proporciona um conhecimento muito profundo sobre determinado tema, o impacto na carreira pode ser extremamente positivo quando se escolhe um curso de qualidade. Vamos saber mais sobre esse assunto?

    Conheça as principais universidades e cursos de mestrado do país.

    1. Como escolher a Pós Graduação

    Quando concluímos a graduação, encontramo-nos diante de um cenário desafiador: o mercado de trabalho. Nem sempre é possível ingressar nas áreas que desejamos, pois algumas delas exigem especializações para a atuação.

    Tendo em vista um leque de especializações oferecidas pelas instituições de ensino, os recém-graduados se deparam com uma dúvida comum: como escolher o mestrado?

    Quem enfrenta o processo de escolha de um mestrado deve considerar alguns pontos, tais como: vocação, experiência, disponibilidade, foco de futuro e orçamento. Independentemente de a instituição de ensino ser pública ou privada, o mestrado precisa de um investimento que vai do transporte até o material utilizado durante o curso.

    A escolha do mestrado deve ser feita com cautela, pois esse processo não é tão simples como o de optar por uma roupa ou outra. Está em jogo uma série de fatores que impactam no presente e no futuro da vida acadêmica, pessoal e profissional do graduado. O mestrado que você vai cursar deve contribuir diretamente para o seu futuro.

    Quando se define o curso que será feito, chega o momento de escolher a instituição pela qual ele será realizado. Essa escolha pode ser um pouco mais difícil do que o curso em si, pois dependendo da área em que você vai atuar, a oferta de mestrados pode ser mais ampla ou mais restrita.

    Confira o passo a passo para escolher o mestrado que seja ideal para sua carreira.

    1.1) A regra da complementaridade

    O mestrado deve ser algo que complementa a visão generalista da sua profissão, ou seja, que permite o aprofundamento do conhecimento em torno de algo. Quem se forma em administração, por exemplo, e deseja atuar com mercado financeiro, pode buscar um mestrado que dê o foco e o conhecimento necessário para que ele consiga trabalhar nessa área.

    Quando concluímos a graduação, devemos buscar por uma pós-graduação específica que aprofunde o nosso conhecimento em uma área na qual desejamos atuar.

    1.2) Os objetivos profissionais

    Se você deseja acertar na escolha do seu mestrado, é necessário saber quais são os seus objetivos profissionais. Para quem deseja atuar no meio acadêmico, o mestrado e o doutorado são cursos mais indicados. Os profissionais que querem atuar diretamente no mercado podem buscar, antes, um curso de especialização ou MBA.

    Obviamente, isso não é uma regra. Profissionais que desejam atuar no mercado também podem optar por um mestrado. Executivos que têm mestrado costumam ganhar mais do que os que não têm, principalmente por serem raros no mercado de trabalho. O mestrado pode ser feito desde que esteja de acordo com os seus objetivos profissionais.

    1.3) O momento adequado

    Cada etapa de uma formação precisa ser cumprida no momento certo para isso. Antes de optar por um programa cujo assunto é mais profundo, você pode refletir se antes não seria ideal fazer uma especialização. Esse tempo de reflexão é necessário para testar a sua familiaridade com o tema do mestrado que deseja fazer e o interesse pela área.

    2. Melhores universidades do país

    A instituição Times Higher Education divulgou, no mês de agosto, o ranking com as melhores universidades da América Latina. Algumas instituições brasileiras ganharam destaque, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    Entre 50 universidades latino-americanas listadas no ranking, 23 são brasileiras. É notável que a educação de ensino superior em nosso país tem uma força especial. Para que você saiba mais sobre essas instituições, vamos falar um pouco sobre dez delas — as mais bem posicionadas no ranking.

    2.1) Universidade de São Paulo (USP)

    Uma das quatro grandes universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, a USP é a maior e mais importante instituição de ensino superior do país. Figura também na lista das maiores universidades da América Latina, abrigando 42 unidades de ensino e pesquisa que são distribuídas em 11 campi — tanto na capital quanto em cidades do interior.

    O principal campus da USP fica na capital. Chamado de Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, possui uma área de 7.443.770 metros quadrados. A estrutura completa da USP totaliza 246 cursos de graduação e 229 de pós-graduação.

    2.2) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Localizada no Rio de Janeiro, a UFRJ é um dos centros de excelência em ensino e pesquisa tanto no Brasil quanto na América Latina. Suas produções científicas, artísticas e culturais são reconhecidas internacionalmente. Esta é a primeira instituição oficial de ensino superior do nosso país, desenvolvendo suas atividades de forma ininterrupta desde o ano de 1792.

    Foi também a primeira universidade federal criada no Brasil, tendo seu modelo como base para as demais que foram criadas posteriormente. Apresenta, atualmente, 179 cursos de graduação e 345 de pós-graduação. Abriga 7 museus, 9 hospitais, 1 editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas. Sua atuação se estende a 10 municípios fluminenses, sendo que o campus principal fica na capital.

    2.3) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    A Universidade Estadual de Campinas foi fundada no ano de 1962. Projetada do zero, possui um sistema integrado de centros de pesquisa. O foco da instituição concentra-se em pesquisas, tendo praticamente metade de seus alunos inscritos em cursos de pós-graduação. A Unicamp destaca-se das demais instituições por oferecer muitos cursos de pós-graduação. São 153 comparados aos 70 de graduação. Seu principal campus tem uma área total de 3,3 quilômetros quadrados. Fora da cidade de Campinas, a Unicamp possui outros três campi.

    Outro destaque para a Universidade Estadual de Campinas é a quantidade de produção científica que a instituição produz anualmente. Hoje a Unicamp é responsável por 15% da produção científica nacional. Ela também é responsável pela maior quantidade de patentes no país, ficando atrás somente da Petrobras.

    2.4) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, a UFMG possui três campi: na capital, em Tiradentes e em Montes Claros. A universidade é composta por diversos programas de ensino, tanto nos níveis de graduação quanto nos de pós-graduação, pesquisa e extensão. É a segunda instituição que mais recebe recursos do Governo Federal, possuindo um dos maiores núcleos de inovação do país.

    A Universidade Federal de Minas Gerais foi fundada no ano de 1927, quando reuniu quatro instituições de ensino superior. Até 1949, a universidade era estadual, passando a partir desse ano para o governo federal.

    2.5) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Situada em Porto Alegre, capital gaúcha, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é mantida pelo Governo Federal e mantém centros de graduação e de pós-graduação em diversas áreas de ensino. Seus cursos de pós-graduação são conhecidos por serem inovadores.

    Foi fundada no ano de 1895. Conta atualmente com 4 campi espalhados pelo estado do Rio Grande do Sul. Possui mais de 300 prédios e 29 unidades de ensino. Seu sistema abriga mais de 26 mil alunos nos cursos de graduação e outros 12 mil nos cursos de pós-graduação.

    2.6) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio)

    Fundada no ano de 1941 por D. Sebastião Leme e pelo padre Leonel Franca, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro foi uma das universidades brasileiras pioneiras no ensino do empreendedorismo nos seus cursos de graduação.  Dentro de seu campus existe a incubadora de empresas Gênesis, que apresenta alto índice de sucesso — 90% das empresas criadas nela sobrevivem no mercado. Possui atualmente três centros de graduação e outros três de pós-graduação.

    2.7) Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho possui grande área de atuação, estando presente em 24 municípios de São Paulo. Seu modelo descentralizado de campi é inspirado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

    Fundada em 1976, a partir de alguns institutos de ensino superior que trabalhavam de maneira independente um do outro, a Unesp conta hoje com mais de 40 mil alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, além de 3 mil professores.

    2.8) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Sediada em Florianópolis, a Universidade Federal de Santa Catarina é uma das principais instituições de ensino superior do Sul do Brasil. É a maior universidade do Estado de Santa Catarina, oferecendo em seu campus principal 83 cursos de graduação e 88 de pós-graduação, sendo que destes 81 são stricto sensu. Possui, no estado, outros quatro campi.

    Em seu maior campus, sua estrutura abriga uma cidade universitária completa: restaurante, biblioteca, portal de periódicos científicos, hospital universitário, centro de convivência, centro de cultura e eventos, laboratórios, museu, planetário, fazenda experimental e muitos outros serviços.

    2.9) Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Com sede em Viçosa, charmosa cidade do interior de Minas Gerais, a Universidade Federal de Viçosa é uma instituição federal de ensino superior reconhecida, principalmente, pelos excelentes cursos nas áreas de ciências exatas e ciências agrárias.

    Seu começo foi na antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária, em 1922. Ao longo do tempo, a Universidade Federal de Viçosa foi uma universidade estadual e rural, sendo federalizada no ano de 1969. Em 1995, a UFV adquiriu a antiga residência de férias do ex-presidente Arthur Bernardes, transformando-a em museu. Atualmente, possui mais de 14 mil estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e mais de 4 mil nos cursos de pós-graduação.

    2.10) Universidade Federal do ABC (UFABC)

    A Universidade Federal do ABC é uma das instituições federais de ensino superior mais novas no país. Criada em 2005, a UFABC se destaca pelo bom desempenho em pesquisas, publicações de alta qualidade e pelo impacto normalizado de suas publicações. O Índice Geral de Cursos já apontou esta instituição como a melhor do estado de São Paulo, ocupando em 2013 o primeiro lugar no quesito internacionalização entre as universidades brasileiras.

    A UFABC é a única instituição federal de ensino superior cujo corpo docente é formado por 100% de professores doutores. Em relação às outras instituições não federais, é a segunda em quantidade de doutores. Fica atrás somente da Universidade Estadual do Norte Fluminense — pioneira nesse quesito.

    3. As principais universidades com os melhores cursos de pós graduação

    No ano de 2014, saiu o último Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que mede a qualidade do ensino superior no Brasil. O IGC é divulgado pelo Ministério da Educação e classifica quais são as melhores e as piores entre mais de 2 mil instituições de ensino superior avaliadas em todo o país. Essa avaliação se dá por meio do Enade.

    O IGC é composto pela análise da qualidade de cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados. O Ministério da Educação leva em consideração no cálculo do IGC tanto o conceito médio de mestrado quanto o conceito médio de doutorado. Obtém-se a nota a partir de uma equação com a nota obtida pela CAPES, a nota dos estudantes, a proporção dos matriculados no programa e o número de mestrados oferecidos pela instituição em questão. A nota máxima que pode ser obtida é igual a 5.

    Confira agora a relação com as 45 universidades que tiveram os melhores resultados nos mestrados:

    3.1) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Estado: Rio Grande do Sul

    Conceito médio da pós graduação: 4,9

    Faixa do IGC: 5

    3.2) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC – RS)

    Estado: Rio Grande do Sul

    Conceito médio da pós graduação: 4

    Faixa do IGC: 4

    3.3) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,9

    Faixa do IGC: 5

    3.4) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Estado: Minas Gerais

    Conceito médio da pós graduação: 4,9

    Faixa do IGC: 5

    3.5) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,8

    Faixa do IGC: 4

    3.6) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,8

    Faixa do IGC: 5

    3.7) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Estado: Santa Catarina

    Conceito médio da pós graduação: 4,8

    Faixa do IGC: 5

    3.8) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,8

    Faixa do IGC: 4

    3.9) Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 3

    3.10) Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

    Estado: Rio Grande do Sul

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 4

    3.11) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – MG)

    Estado: Minas Gerais

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 3

    3.12) Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Estado: Minas Gerais

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 5

    3.13) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR)

    Estado: Paraná

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 3

    3.14) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Estado: Rio Grande do Sul

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 4

    3.15) Universidade Federal de Lavras (UFLA)

    Estado: Minas Gerais

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 5

    3.16) Universidade Estácio de Sá (Unesa)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,7

    Faixa do IGC: 3

    3.17) Universidade São Francisco (USF)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 3

    3.18) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Estado: Pernambuco

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.19) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.20) Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Estado: Paraná

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.21) Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

    Estado: Santa Catarina

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.22) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 5

    3.23) Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Estado: Ceará

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.24) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Estado: Paraná

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.25) Universidade de Fortaleza (Unifor)

    Estado: Ceará

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 3

    3.26) Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Estado: Distrito Federal

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 3

    3.27) Universidade de Brasília (UnB)

    Estado: Distrito Federal

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 5

    3.28) Universidade Positivo (UP)

    Estado: Paraná

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.29) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 3

    3.30) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 4

    3.31) Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,6

    Faixa do IGC: 3

    3.32) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.33) Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Estado: Minas Gerais

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.34) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Estado: Rio Grande do Sul

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.35) Universidade Católica de Salvador (UCSal)

    Estado: Bahia

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 3

    3.36) Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 3

    3.37) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 5

    3.38) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Estado: Bahia

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.39) Universidade Católica de Santos (Unisantos)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.40) Universidade de Marília (Unimar)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.41) Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

    Estado: São Paulo

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.42) Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 3

    3.43) Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Estado: Paraná

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.44) Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Estado: Rio de Janeiro

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    3.45) Universidade Feevale (Feevale)

    Estado: Rio Grande do Sul

    Conceito médio da pós graduação: 4,5

    Faixa do IGC: 4

    4. Cursos de Pós Graduação recomendados e reconhecidos

    Quem faz um mestrado, recebe o diploma correspondente à conclusão do curso. Ele só terá validade em todo território nacional caso seja reconhecido pelo sistema federal de ensino, obtendo uma avaliação que seja, no mínimo, satisfatória. As instituições de ensino que oferecem os cursos de mestrado conseguem comprovar esta condição por meio do Ministério da Educação, que publica no Diário Oficial da União o reconhecimento.

    A listagem completa com todos os cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados, e que sejam reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão responsável pela validação dos diplomas, está disponível no próprio portal da CAPES. A pesquisa pode ser feita de diversas maneiras, como área de avaliação, nota, região ou instituição.

    Ao ingressar em um mestrado que seja reconhecido pela CAPES, o aluno tem a garantia de que seu diploma será conferido e terá validade nacional, por mais que durante os estudos a instituição perca o reconhecimento — o que pode ocorrer quando, durante uma avaliação, o resultado entregue é insatisfatório.

    Cabe às instituições de ensino solicitarem à CAPES o reconhecimento de seus cursos. O funcionamento das instituições, por mais longevo que seja, não garante nenhum tipo de reconhecimento automático.

    Agora que você conhece as principais universidades e os melhores cursos de mestrado do país, está preparado para escolher o seu mestrado?

    Separamos 7 Dicas para você se dar bem no processo seletivo de um mestrado ou doutorado. Confira aqui as dicas!