• Por que o inglês instrumental é considerado um diferencial no mercado?

    Nos últimos anos, a concorrência por vagas e bolsas de mestrado e doutorado fez com que um método de ensino de inglês ganhasse cada vez mais relevância: o inglês instrumental. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença desse ensino de inglês com o inglês mais tradicional.

    Além disso, querem saber se o inglês instrumental no mercado é um diferencial para maiores oportunidades de emprego, subida na carreira e contatos no exterior. Para explicarmos melhor a importância do inglês instrumental na sua vida profissional e acadêmica, daremos o exemplo da Iolanda.

    Iolanda terminou a graduação faz pouco tempo. Já atua no mercado de trabalho, mas pensa em voltar a estudar e prestar a prova de mestrado. Sabe que a língua inglesa é um dos fatores determinantes na aprovação para a vaga do mestrado e ferramenta indispensável no dia a dia da vida acadêmica.

    Ela, no entanto, estudou inglês pela última vez no ensino médio e se sente bloqueada com o idioma. Tem também pouco tempo para se preparar para a prova e não sabe qual a melhor maneira de estudar.

    Se você se identificou com o perfil da Iolanda, não entre em pânico. Nunca é tarde demais para voltar a estudar inglês e se preparar para a pós-graduação. Trazemos neste artigo a definição e a importância do inglês instrumental na vida acadêmica e porque ele é considerado um diferencial no mercado. Confira!

    O que é o inglês instrumental?

    O inglês instrumental é um método de ensino que difere da abordagem mais tradicional. Nas aulas de inglês convencionais, o foco do ensino é voltado para as quatro habilidades da língua: a fala, a leitura, a escrita e a compreensão auditiva.

    O objetivo é dar ao aluno um contato mais geral com a língua inglesa, fazendo com que ele aprenda as formas de comunicação mais usadas no cotidiano e na vida geral dos nativos na língua. É ideal para quem quer se comunicar em situações do dia a dia, viajar a passeio e entender melhor, por exemplo, músicas e filmes.

    Por outro lado, as aulas de inglês instrumental são muito mais específicas. Geralmente são voltadas para atividades profissionais que requerem um vocabulário mais técnico e um conhecimento mais profundo sobre um dado assunto.

    Muitos dos cursos são focados na área acadêmica, com grande ênfase na compreensão de artigos científicos e nas provas de proficiência de línguas que fazem parte do processo de seleção de mestrado e doutorado.

    O curso de inglês instrumental é muito voltado para a habilidade de leitura. Essa habilidade, ao contrário das outras que compõem a aprendizagem de um idioma, é mais rápida de ser dominada. Dessa forma, o curso traz resultados em um tempo muito curto quando comparado aos cursos de línguas mais tradicionais.

    O inglês instrumental é importante para a vida acadêmica?

    Durante muitos séculos, a língua da ciência e da filosofia foi o latim. Do final da Idade Média até meados do século XVIII, se você fosse um cientista ou um pensador, você escreveria os seus principais livros na língua latina. Por isso, dominar esse idioma era essencial para que você participasse da cultura intelectual da época e se inserisse na produção de conhecimento.

    Com o avançar do tempo, o latim foi perdendo sua importância e outras línguas foram ganhando espaço na vida científica. Nos dias atuais, o inglês ocupa o lugar do latim, sendo a língua usada na maior parte dos artigos e publicações acadêmicas.

    Saber o inglês, portanto, não é só primordial para assistir a séries e ouvir músicas que inundam o nosso cotidiano e se comunicar e viajar em outros países. Tornou-se uma necessidade para quem quer participar ativamente da vida acadêmica, sendo testado em exames de proficiência nos mestrados e doutorados.

    A nota nesses exames muitas vezes, inclusive, determina quem ganhará ou não uma bolsa e é importante também em provas de intercâmbio.

    Sendo assim, o curso de inglês instrumental é uma ótima ferramenta para quem quer se aprimorar no idioma, preparar-se para as provas de seleção e melhorar sua capacidade de leitura de artigos científicos, além de aumentar o seu contato com terminologias e estruturas gramaticais mais específicas.

    Além disso, saber o inglês instrumental possibilita um maior networking com professores e pesquisadores de outros países, aumentando a troca de ideias e conhecimentos internacionais.

    Qual é a vantagem do inglês instrumental no mercado?

    No mercado de trabalho atual, saber o inglês básico não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Com o avanço da globalização, o inglês se tornou a língua oficial não só da vida acadêmica, mas também das transações econômicas, das notícias, dos acordos e legislações internacionais. O inglês está em todos os lugares.

    Muitas áreas requerem, no entanto, um domínio específico da língua inglesa, tendo vocabulários e terminologias que não são ensinadas num curso tradicional da língua. Podemos citar como exemplo as áreas de marketing, a área de engenharia, a área médica e a área de tecnologia da informação.

    Fazer um curso de inglês instrumental aumenta o contato com terminologias e estruturas gramaticais técnicas e permite que você leia livros, artigos e revistas da sua área de atuação com fluidez. Ademais, ter o domínio do inglês instrumental demonstra um maior conhecimento da língua e traz confiança e segurança na hora de procurar a vaga de emprego almejada.

    Se não bastassem todas essas vantagens, o inglês instrumental ajuda também quem vai prestar concursos públicos. Tem crescido muito, nos últimos anos, a quantidade de provas que cobram o inglês, principalmente as mais concorridas e as que oferecem os maiores bônus e benefícios.

    Iolanda não pensou duas vezes e começará o curso de inglês instrumental. Ela quer perder de vez o medo do idioma, aumentando a sua velocidade e o seu nível de compreensão de leitura para passar na prova do mestrado. Pensa até mesmo em continuar estudando, ter artigos publicados no exterior e seguir na carreira acadêmica!

    Agora que você sabe um pouco mais sobre o inglês instrumental no mercado e na sua vida acadêmica, já pode fazer como a Iolanda e entrar em contato conosco para conhecer nosso curso e começar os estudos para passar na prova do mestrado com tranquilidade!