• Descubra os 5 melhores podcasts para aprender inglês!

    podcasts para aprender inglês

    Há alguns anos, saber falar a língua inglesa era um grande diferencial no ambiente profissional. Hoje em dia, é uma exigência. Por isso, é importante aproveitar todas as oportunidades de se familiarizar com o idioma, e uma maneira interessante de fazer isso é usando podcasts para aprender inglês.

    Esse é o terceiro idioma mais falado no mundo e a língua oficial de 53 países. Estima-se que 400 milhões de pessoas o tenham como língua materna e outras 750 milhões sejam fluentes. Usado em abundância no mundo dos negócios e no ambiente acadêmico, aprendê-lo é inevitável!

    Os podcasts, que são programas de rádio sob demanda, podem ser valiosos aliados na otimização do tempo de estudo. Se você deseja saber quais são os melhores para aprender inglês, continue a leitura!

    Como estudar inglês com podcasts?

    Podcasts já existem há alguns anos, mas se popularizam no Brasil recentemente. Eles são conteúdos gravados em áudio, que podem ser baixados ou ouvidos online, de acordo com a disponibilidade do ouvinte. Atualmente, existem variadas opções e elas podem ser usadas para diversos tipos de objetivos comunicacionais.

    O aprendizado de inglês por meio dos podcasts pode acontecer de três maneiras:

    –  audição: ao ouvir programas em inglês você amplia a sua exposição ao idioma. Em pouco tempo, seu cérebro começará a absorver as informações, registrar estruturas e assimilar a língua inglesa com mais facilidade;

    –  prática: por ser um tipo de conteúdo portátil (você pode fazer o download dos episódios no seu celular), é possível levá-lo onde você for, aproveitando o tempo no transporte público, o treino na academia ou a faxina de casa para estudar;

    –  frequência: o contato frequente com a língua enriquecerá o seu vocabulário em tempo recorde!

    E não se preocupe se você ainda está iniciando os seus estudos de inglês: há podcasts disponíveis para estudantes de inglês básico, intermediário e avançado.

    Quais os 5 melhores podcasts para aprender inglês?

    1. English Class 101

    Parte de um sistema de treinamento que envolve, também, lições em vídeo e um centro de aprendizagem premium, o English Class 101 é um podcast atualizado várias vezes ao dia com lições curtas de gramática inglesa, notícias, curiosidades culturais e respostas a dúvidas de ouvintes. É uma excelente opção para iniciantes.

    2. English Pod 365

    Apesar de não estar mais em produção, o English Pod 365 é um podcast com 365 lições de língua inglesa que cobrem boa parte da gramática e o uso cotidiano do idioma, focando em diálogos, conversações e expressões culturais. Além disso, são disponibilizadas as transcrições dos diálogos trabalhados em cada episódio, o que auxilia no desenvolvimento da escrita.

    3. LearnEnglish

    Produzido pela organização internacional British Council, do Reino Unido, o LearnEnglish é uma série de podcasts voltados para aprendizes iniciantes até intermediários. O material é composto por exercícios interativos que ajudam na prática cotidiana e melhoram o nível do seu inglês britânico. Cada episódio tem cerca de 25 minutos de duração.

    4. The English We Speak

    The English We Speak faz parte da família de podcasts do canal BBC. A proposta é apresentar, em menos de 3 minutos, uma expressão, gíria ou anedota conhecida do inglês. Uma boa opção para conhecer as nuances culturais do idioma, com foco no sotaque britânico. Outro ponto positivo é a transcrição dos episódios para domínio da escrita.

    5. NPR

    A National Public Radio (NPR) é uma das principais organizações informacionais de titularidade pública dos Estados Unidos e conta com vários podcasts em sua grade. A página NPR Podcasts compila os programas, que tratam de assuntos como negócios, notícias, cultura pop, comédia, tecnologia, ciência, política, entre outros. Escolha um assunto do seu interesse, procure um podcast para acompanhar e conheça o inglês falado por nativos.

    Usar podcasts pode ser uma maneira interessante de aprender inglês, além de ser eficiente para se consumir conteúdo de qualidade e aproveitar o tempo gasto com tarefas automáticas para aprender e acelerar o processo de domínio da língua. Como hoje em dia há opções sobre os mais variados temas, é possível experimentar e tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso.

    Para ficar por dentro dos meus melhores conteúdos siga meu perfil no instagram => @cursomartagarcia


    Author:

    Marta Garcia é professora de inglês há 30 anos, ao longo deste período já preparou mais de 6700 alunos para os exames de proficiência da pós graduação em todo o Brasil tornando-se a maior especialista do país em inglês instrumental para seleção de mestrados e doutorados.

    Possui certificados emitidos por grandes universidades no exterior, como: Universidade de Michigan, Universidade de Londres, Universidade de Cambrigde, Universidade de Oxford.