• Descubra os 7 melhores podcasts para aprender inglês

    podcasts aprender inglês

    Se você acha que falta tempo para se dedicar ao estudo de uma segunda língua, precisa ficar por dentro dos podcasts para aprender inglês. São programas de rádio sob demanda que permitem que você escute quando e onde quiser, possibilitando, dessa forma, estudar a distância.

    Essas mídias de áudio digital são leves, ou seja, você baixa de forma rápida e pode utilizá-las para aprimorar o inglês enquanto escuta um programa sobre atualidades, ciências, cultura, política, filmes, entre uma infinidade de temas. A vantagem é que você pode escolher os assuntos de que mais gosta e, aos poucos, vai acostumando seu ouvido com idioma. Quando menos perceber, estará assimilando a língua com muito mais facilidade.

    Quer conhecer os 7 melhores podcasts para estudar inglês de um jeito prático? Então confira nosso post e descubra como ficar mais afiado nesse idioma!

    1. This American Life

    É um dos podcasts mais populares dos Estados Unidos que apresenta — a cada programa — histórias diferentes e curiosas de americanos comuns. Tem origem em um programa de rádio tradicional, em que, semanalmente, pessoas são entrevistadas sobre temas triviais, mas que não deixam de ser comoventes ou engraçados.

    Para quem está aprendendo inglês, acompanhar o This American Life é uma ótima maneira de conhecer modos diferentes como o inglês americano é falado, com velocidades de pronúncia diferentes e sotaques variados. Além disso, é uma oportunidade para conhecer o dia a dia das pessoas que vivem nos Estados Unidos, particularidades de sua cultura e acompanhar o que está em pauta nas áreas de política e economia, por exemplo.

    2. Here’s the Thing

    Se você quer acompanhar entrevistas variadas com artistas, políticos e outras personalidades vai gostar desse podcast. Here’s the Thing é um programa de rádio comandado pelo ator de cinema, televisão e teatro, Alec Baldwin.

    As conversas são envolventes e você fica por dentro das inspirações, rotina e outros segredos dos entrevistados de peso que Baldwin traz para seu programa. São discussões que vão prender sua atenção, treinando seu ouvido para a língua inglesa.

    3. Stuff You Should Know

    Se você quer conhecer os melhores podcasts para aprender inglês e é uma pessoa curiosa, vai gostar de acompanhar o Stuff You Should Know. A cada programa, Josh Clark e Charles W. “Chuck” Bryant — autores do HowStuffWorks — apresentam temas instigantes ao tentar responder uma série de perguntas que, certamente, já passaram por sua mente.

    Que tal acompanhar episódios que procuram responder se zumbis existem ou sobre o que aconteceu com os neandertais? São programas engraçados e que podem nos ajudar a entender o funcionamento do mundo e das coisas que nos cercam. Como os tópicos trabalhados são bem inusitados e variados, o ouvinte tem uma rica experiência para aumentar seu vocabulário em inglês.

    4. 6 Minutes English

    Se você quer aprender inglês com sotaque britânico, comece a seguir o podcast 6 Minutes English, da BBC. A cada semana você acompanha notícias e informações narradas por um homem e uma mulher, Nick e Alice, em um vocabulário simples.

    São programas bem variados e divertidos, em que eles discutem, por exemplo, por que os unicórnios viraram moda, por que a alergia alimentar é mais comum atualmente ou qual é o conceito de felicidade.

    É uma maneira interessante e rápida — apenas 6 minutos — de treinar sua compreensão em inglês (nível intermediário), além de ficar por dentro de discussões sobre tópicos bem descontraídos.

    5. English Class 101

    Um dos podcasts para aprender inglês indicado para diferentes níveis de compreensão do idioma é o English Class 101.

    Você pode acompanhar notícias, curiosidades e informações culturais de um jeito prático e divertido. Os programas são apresentados por dois apresentadores que também fazem a dramatização de diferentes cenas. O interessante para quem quer aperfeiçoar o idioma é que essas cenas são repetidas na sequência, mas em uma velocidade menor.

    O ouvinte também pode escutar novamente frases e vocabulários explorados no programa, significados de palavras e também tópicos de gramática. Para quem quer fazer faculdade de Letras, acompanhar esse podcast pode ser uma ótima maneira de se acostumar com as estruturas e outros detalhes da língua inglesa.

    6. Global News

    O podcast Global News também é uma produção da BBC, ideal para quem quer estudar inglês, entender melhor o sotaque britânico e também ficar por dentro dos últimos acontecimentos do mundo. Duas vezes ao dia, você pode acompanhar um resumo das notícias, que inclui entrevistas de correspondentes da emissora.

    Você vai ver como será bastante tranquilo entender o que dizem os apresentadores e repórteres. Isso acontece porque, com o tempo, seu cérebro vai se habituando com o formato das notícias e expressões do idioma, fazendo com que seu inglês fique afiado.

    Comece a acompanhar os programas ainda na graduação e, na hora de montar seu currículo, esse treino poderá servir para colocar o entendimento da língua inglesa como uma de suas habilidades profissionais.

    7. How Did This Get Made?

    A nossa última dica de podcast fica com o How Did This Get Made, um programa com uma proposta bastante inusitada: uma conversa pra lá de descontraída sobre filmes de má qualidade, mas que, mesmo assim, conseguem se destacar no cinema. Acho que deu para perceber que acompanhar os episódios é diversão garantida para quem quer aprender inglês e curte filmes.

    Paul Scheer, June Diane Raphael e Jason Mantzoukas são os apresentadores que fazem zombaria de grandes produções ruins, mostrando por que elas não deveriam ter sido sucesso de bilheteria. Pegue seu fone de ouvido, o balde de pipoca e acompanhe os episódios para calibrar seu ouvido e melhorar a compreensão do idioma.

    Agora você já conhece os melhores podcasts para aprender inglês. Assim, pode estudar do notebook, tablet ou smartphone na hora que quiser e se habituar com a nova língua ouvindo pessoas nativas. Faça uma seleção dos programas que mais combinam com você e comece a acompanhar.

    Gostou das nossas dicas para ficar fera no inglês? Fique por dentro de outros posts que vão ajudar você a estudar melhor o idioma: é só assinar a nossa newsletter!