• Plano de carreira: 3 dicas fundamentais para você se planejar

    plano de carreira

    Depois que se conquista o diploma de graduação, muitas oportunidades surgem, fazendo com que a gente defina um caminho a seguir. Trabalhar em uma organização, abrir o próprio negócio ou seguir carreira acadêmica são algumas das opções para o plano de carreira.

    E então, como se organizar para cada caminho? Acompanhe este texto e descubra 3 maneiras de planejar sua carreira e com isso obter sucesso profissional. Confira!

    1. Faça networking para encontrar um emprego na sua área

    Durante toda a graduação é comum a gente ouvir falar no famoso mercado de trabalho. Em cada disciplina teórica ou trabalho prático sempre havia uma menção do que o mercado esperava sobre nós. Agora que você já tem o seu diploma, chegou a hora de experimentar esse caminho na vida.

    Exercite o seu autoconhecimento e verifique quais cargos da sua área combinam mais com você. Faça uma pesquisa de empresas e vagas, compare salários e benefícios. Escolha o que há de mais interessante para seus objetivos pessoais e profissionais.

    Também aproveite para fazer bastante networking: participe de congressos, feiras e demais eventos do seu ramo, troque contatos e conheça mais pessoas. Assim, você pode ficar mais próximo do emprego dos seus sonhos.

    2. Procure parcerias para abrir um negócio

    Para quem sai da faculdade com uma ideia na cabeça para criar um produto ou serviço é melhor se enveredar pelo empreendedorismo. Abrir o próprio negócio é uma maneira bastante interessante de ter retorno financeiro e colocar em prática alguma paixão sua.

    Sendo assim, abra seu próprio escritório ou loja ou se torne sócio de algum empreendedor. Faça um planejamento de custos e demais informações para tirar seus projetos do papel.

    Seja bastante disciplinado, persistente e criativo para poder tocar um negócio por conta própria.

    3. Faça um mestrado para ter mais chances no seu plano de carreira

    Para quem busca uma colocação melhor no mercado de trabalho ou quer seguir carreira acadêmica o ideal é fazer um mestrado ou doutorado. Essas duas formas de continuar os estudos são essenciais para alguns cargos mais técnicos e também para iniciar a vida de professor universitário, por exemplo.

    Para iniciar o mestrado ou doutorado é necessário fazer provas, além de elaborar um bom projeto. As avaliações pontuam a proficiência em uma língua estrangeira, geralmente inglês. Neste último caso, você terá que apresentar domínio de inglês instrumental.

    Dessa forma, é crucial você ter um conhecimento de inglês específico para o mestrado ou doutorado. Faça cursos e estude provas anteriores para você ter a chance de desenvolver as habilidades necessárias para esse tipo de prova. Grande parte da nota é referente a essa avaliação.

    Essas foram algumas sugestões para você elaborar seu plano de carreira. Se você quiser voltar aos estudos, defina se o que mais te agrada é um curso a distância ou presencial. Estudar no conforto de casa ou ter contato real com as pessoas são algumas das características de cada uma dessas modalidades de ensino. Veja o que é melhor para você.

    E aí, qual estratégia você prefere praticar? Conte para a gente deixando o seu comentário neste post!