• O que é Inglês Instrumental? O Guia Absolutamente Completo

    o que e Inglês Instrumental para Mestrado

    O objetivo deste post é explicar detalhadamente o que é Inglês Instrumental, para que serve, como e onde aprender. Iremos também disponibilizar conteúdo de alta qualidade e profundidade sobre o assunto como:

    – vídeo-aula de inglês instrumental gratuita,

    – dicas de tradução de textos e dicionários, e

    – fontes de material para estudo detalhado do inglês instrumental


    O que é Inglês Instrumental?

    Inglês instrumental é uma metodologia de aprendizado de uma habilidade específica de forma isolada baseado no (E.S.P.) English for Specific Purpose, que em português quer dizer: Inglês com Objetivos Específicos. No Brasil a habilidade de leitura é a mais utilizada pelo Inglês Instrumental para tradução e interpretação de textos em inglês de forma rápida e efetiva.

    Toda língua como o português, inglês, italiano, alemão tem 4 habilidades. Os cursos tradicionais de línguas ensinam as 4 habilidades ao mesmo tempo, sendo um pouco de cada em todas as aulas e por isso normalmente tem um longo período de duração.

    Por volta dos anos 70 chegou no Brasil uma metodologia chamada de E.S.P (English for Specific Purpose) que tem como objetivo trabalhar estas 4 habilidades de forma separada para um objetivo específico.

    Quem mais utilizou esta técnica no Brasil foi o público acadêmico de pós-graduação como alunos e professores de mestrados e doutorados. O objetivo era atender a uma necessidade específica que é a era a leitura de livros e artigos em inglês e esta comunidade batizou o E.S.P. de Inglês Instrumental.

     


    Para que serve o Inglês Instrumental?

    A metodologia de inglês instrumental é ideal para quem precisa:

    –  Ler e traduzir livros, textos e artigos em inglês da sua área de trabalho.  Profissionais de todas as áreas precisam desta habilidade, mas destacam-se os profissionais das áreas de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e também da área de TI.

    –  Fazer uma prova de concurso público que cobre a língua inglesa. A cada ano que passa mais concursos públicos tem incluído a prova de inglês entre as matérias e esta parece ser uma tendência principalmente dos que oferecem maior remuneração e benefícios.

    –  Fazer uma prova de vestibular e ENEM que cobram a interpretação de textos em inglês. Em cursos extremamente concorridos como medicina, ITA, IME perder uma única questão na prova de inglês pode fazer toda a diferença no resultado final.

    –  Passar em um teste de proficiência em inglês de um processo seletivo de mestrado ou doutorado.

    Sobre este item gostaria de falar um pouco mais, pois o inglês instrumental torna-se uma ferramenta estratégica já que os processos seletivos tem a proficiência na leitura da língua inglesa como eliminatória, em outros casos serve como critério de desempate e também como definição de qual aluno terá direito a uma bolsa de estudos. Separamos aqui alguns modelos de provas anteriores de mestrado para você conferir.


    Como e onde aprender esta metodologia de Inglês Instrumental?

    Ao observar esta necessidade de muitas pessoas que somente precisam aprender a habilidade de leitura em um curso espaço de tempo para objetivos específicos,  escolas de inglês desenvolveram cursos de inglês instrumental.

    Analisando o mercado observamos que existe uma diferença importante:

    –  Alguns grandes cursos de inglês tradicionais simplesmente fizeram adaptações superficiais em seus métodos e criaram um novo serviço em seu portfólio sem devida profundidade e qualidade que a metodologia exige.

    –  Por outro lado, algumas escolas de línguas se especializaram em atender este nicho e se aprofundaram em desenvolver técnicas e métodos didáticos efetivos no ensino da leitura da língua inglesa bem como a preparação adequada para os testes de proficiência.

    Assim, recomendamos que ao analisar cursos e professores  se informe sobre a experiência dos profissionais na metodologia. Desta forma, conseguirá ter o máximo de retorno do seu investimento de tempo e recursos financeiros.

    Conteúdo Programático de um Curso de Inglês Instrumental

    Muitos alunos que estão aprendendo cometem um erro grave ao pensar que somente precisam adquirir vocabulário da sua área.

    Um bom curso de inglês instrumental deve ensinar pontos fundamentais da estrutura da língua. E como aplicá-las na leitura e interpretação de um texto como: Grupos Nominais, Tempos Verbais, Verbos Frasais, Prefixos e sufixos, Grau dos Adjetivos, Sujeito + Verbo + Complemento, Técnicas de Scanning e Skimming, Cognatos e Falsos Cognatos eTécnicas de Resolução de Testes de Proficiência.

    Aprenda Inglês Instrumental Online

    Com o aumento da tecnologia e do ensino a distância (EAD), surgiram excelentes Cursos de Inglês Instrumental Online. Estes especializados na preparação para testes de proficiência de mestrados, doutorados, concursos públicos, vestibulares e ENEM.

    Os benefícios de aprender inglês instrumental online:

    Além de estudar em casa, uma plataforma de ensino online de inglês instrumental apresenta outros benefícios, como:

    – Fazer um curso muito especifico alinhado ao seu objetivo que não é oferecido em sua cidade;

    .– Aulas liberadas imediatamente e 100% online;

    – Fazer o curso no próprio ritmo, pois o aluno escolhe os dias e horários das aulas;

    – Economia de tempo, além de evitar o estresse do trânsito e outros transtornos;

    Cursos de alto nível emitem o certificado de proficiência em leitura inglesa que é exigido por diversos mestrados e doutorados em seus processos seletivos, evitando em alguns casos até a necessidade do aluno ter que fazer o exame. Isto depende da regra no edital de cada instituição.


     Dicas e materiais de Inglês Instrumental

    Separamos para você alguns materiais gratuitos e posts para você já iniciar seus estudos. Confira agora nos links abaixo:

    Modelos de Testes Anteriores de Proficiência de Mestrados

    7 dicas para tradução de textos em inglês

    O maior erro na preparação para prova de inglês do mestrado

    7 dicas para se sair bem na prova de inglês do mestrado

    Textos em Inglês para Treinar a Tradução e Interpretação

    Veja mais dicas de inglês em nossa página do Google+

  • Comentários
    Elias Brasilino de Souza

    Excelente proposta. Vou me organizar para participar desse programa de aprendizagem


    Lucia Helena

    Adorei o método
    Vou me organizar para começar o curso
    Parabéns pelas dicas