• O que considerar na hora de escolher um curso de doutorado? Entenda

    o que e doutorado e como escolher o melhor curso

    No Brasil, existem dois tipos de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. Em cada uma delas, encontramos uma segunda ramificação. Para a primeira, temos as especializações e os MBA’s e, para a segunda, há os mestrados e doutorados. Algumas informações, como essas, são primordiais na hora de escolher um curso de doutorado.

    Para uma boa avaliação de qual é a melhor opção para o seu caso, vários fatores precisam ser levados em consideração, como o tipo de carreira que você quer seguir, a área de atuação dentro da sua profissão e até mesmo as opções de locais para fazer um curso do tipo.

    Várias particularidades diferenciam cada uma dessas modalidades. Por isso, neste post, vamos tratar dessas diferenças. Além disso, buscamos aprofundar um pouco mais sobre o doutorado, levantando algumas dicas para que você selecione o melhor curso. Confira!

    O que é o doutorado?

    O foco do nosso post é lhe ajudar a escolher um curso de doutorado — portanto, antes de qualquer coisa, você precisa saber do que se trata. Como já foi ressaltado, esse é um curso na modalidade stricto sensu e, geralmente, é feito depois da graduação e do mestrado, porém existem programas e instituições que permitem o acesso direto a ele.

    A escolha da pesquisa a ser desenvolvida por um doutorando deve ter como objetivo uma contribuição efetiva em sua área. Não queira resolver todos os problemas e mantenha o foco. Um bom recorte de tema vai economizar tempo e, assim, seu trabalho terá a relevância necessária para esse tipo de curso.

    O tempo de conclusão de um curso de doutorado pode variar de acordo com a área de atuação e o tipo de pesquisa, mas, no geral, ele dura entre 3 e 4 anos. Nesse período, você precisa cumprir a carga horária, com aulas presenciais, participação em congressos e, é claro, a escrita da tese.

    Qual a diferença entre MBA, especialização, mestrado e doutorado?

    Agora que você já sabe o que é um curso de doutorado, está na hora de entender as diferentes características que tornam cada tipo de pós-graduação peculiar. Vejamos as principais delas:

    MBA

    Voltados para o mercado de trabalho, os cursos de MBA têm o aprimoramento profissional como objetivo. A duração é de 1 a 2 anos e o foco é o setor de gerenciamento e administração. A atuação no mercado de trabalho concomitante com o curso de MBA é uma vantagem para quem quer mesclar teoria e prática.

    Especialização

    Normalmente, a graduação é um apanhado de tudo o que existe dentro de uma área específica — e a especialização serve para diminuir tal complexidade. Essa modalidade torna um profissional apto a atuar em áreas bem mais específicas e é mais curta. Você pode fazer mais de um curso do tipo e variar de acordo com a sua atuação profissional.

    Mestrado

    O mestrado é o primeiro passo para quem quer dar continuidade aos estudos (dessa vez, com o foco na academia). Apesar de existirem os mestrados profissionais, que seguem mais ou menos a ideia da especialização, as pessoas ainda optam pelos cursos tradicionais quando querem se tornar professores universitários ou pesquisadores.

    Doutorado

    É o título de doutor que garante a você a qualificação como pesquisador. Com o MEC cada vez mais exigente, as faculdades brasileiras têm que contratar um percentual de mestres e doutores para o seu quadro de docentes. Então, essa é mais uma maneira de diminuir o caminho até a sonhada vaga de professor universitário.

    Como escolher um curso de doutorado?

    1. Confira a reputação da instituição de ensino

    Nunca deixe de entrar no site do MEC para ver se a instituição de sua escolha está dentro das exigências mínimas para funcionar. Além disso, no caso da pós-graduação stricto sensu, existe a CAPES — instituição que avalia cada programa de mestrado e doutorado brasileiro, atribuindo a eles notas de 1 a 7.

    2. Veja os temas desenvolvidos pelos demais doutorandos

    É sempre bom ficar por dentro do que está sendo pesquisado na sua área. Não adianta querer fazer um doutorado em uma instituição onde o seu projeto não se encaixa. Provavelmente ele nem será aprovado, já que existem linhas de pesquisas preestabelecidas em cada programa.

    3. Verifique o currículo do corpo docente

    Você também precisa verificar quais são as áreas dos docentes do curso escolhido. Assim como acontece com os temas desenvolvidos por outros doutorandos, os projetos dos professores seguem uma linha específica e, para que seu trabalho seja aprovado, é necessário adequá-lo a esses detalhes.

    4. Analise a estrutura do curso

    Essa dica pode ser seguida em relação à estrutura física, pensando em laboratórios, salas de aulas e no uso de tecnologias inovadoras e atualizadas. Mas também podemos pensar na possibilidade de aulas a distância, ajuda financeira para a participação em eventos e bolsas de estudos.

    5. Escolha uma instituição pensando em diferentes possibilidades

    Quando optamos pela continuação dos estudos dentro dos moldes stricto sensu, o mais comum é passar primeiro pelo mestrado e, depois, chegar ao doutorado, podendo ser feita alguma especialização antes ou entre as duas opções.

    O que diferencia o mestrado e o doutorado, como já pontuamos, é a escolha pela carreira acadêmica. Por isso, conhecer novos ares e fazer cada um dos cursos em diferentes instituições pode ser uma forma de enriquecer cada vez mais seu currículo.

    6. Conheça as etapas do processo seletivo

    É importante destacar que, na maioria das instituições brasileiras, exige-se, para cursos de mestrado e doutorado, a proficiência em língua estrangeira. Nas maiores universidades do país, como a Unicamp, a prova de inglês instrumental pode ser pré-requisito em alguns cursos de doutorado, sendo essencial uma boa nota para a classificação e a continuação no processo de seleção.

    Ir além da graduação torna-se, cada vez mais, uma exigência para o mercado de trabalho. Tomar a decisão certa é imprescindível para não acumular diplomas. Então, escolher um curso de doutorado que tenha a sua cara é essencial para garantir seu sucesso profissional.

    Quer ficar por dentro de mais dicas sobre a pós-graduação no Brasil e no mundo? Assine nossa newsletter e receba sempre uma novidade!