• O Maior Erro na Preparação para Prova de Proficiência em Inglês

    proficiencia em ingles mestrado e doutorado

    O que é Proficiência em Inglês?

    Proficiência em Inglês é a demonstração do conhecimento, competência e habilidade que o indivíduo tem em se comunicar através da língua inglesa. Instituições de ensino criaram metodologias de aferição do nível de proficiência em inglês do candidato nas habilidades de fala, audição, escrita e leitura.

    A proficiência pode ser exigida em várias áreas – saúde, engenharia, artes, etc. Uma que tem ganhado força em processos seletivos nos últimos anos é a proficiência em leitura da língua inglesa. Ela já se tornou pré-requisito para a seleção de mestrado e doutorado e inscrições em universidades e cursos estrangeiros. A comprovação de conhecimento também é pedida para vistos em alguns países anglofônicos e para a concorrência de vagas em empresas com sedes internacionais.

    Qual o maior erro na preparação para proficiência em inglês?

    Muitos alunos que estão se preparando para fazer uma prova de proficiência em inglês para seleção do mestrado, doutorado ou concurso erram ao pensar que o fundamental é primeiramente aprender um vocabulário específico da sua área e ficam buscando textos e provas com este objetivo. Este erro ocorre principalmente, pois as instituições aplicam as provas separadas por área o que leva o candidato automaticamente a incorrer neste erro grave.

    A professora Marta Garcia identificou ao longo de 20 anos de prática que dentro de um texto destes exames:

    1. Aproximadamente 5% a 10% das palavras são de vocabulário específico por área e normalmente estas palavras são substantivos

    2. Os outros 90% a 95% das palavras são Verbos, Advérbios, Adjetivos, Preposições, Conjunções… todos inter-relacionados dentro do texto

     

    A  preparação para proficiência em inglês deve ser divida em 2 etapas e seguir principalmente a ordem correta:

    1.  Estrutura da Língua Inglesa aplicada na Análise Textual:

    – Análise Morfológica das Palavras (Tempos Verbais, Verbos Frasais e Modais, Advérbios, Adjetivos, Preposições, Conjunções…)

    – Análise Sintática das Orações (Sujeito, Verbo e Complemento)

    – Técnicas de realização de provas devido ao tempo que sempre é muito curto

    Existe uma metodologia  apropriada para os exames de proficiência em inglês que é chamada de Inglês Instrumental. Esta metodologia foca exatamente nos conhecimentos desta primeira etapa de preparação.

    A professora Marta gravou uma vídeo-aula de 20 minutos demonstrando como deve ser a preparação desta etapa.

    2. Aprender vocabulário específico da sua área

    Dominando a primeira e mais importante etapa do processo o candidato pode pegar alguns textos em inglês e provas anteriores de sua área para praticar os conhecimentos adquiridos e complementar seus estudos. Somente recomendamos partir direto para esta etapa candidatos que já tenham o nível avançado na língua inglesa.

    A professora Marta preparou 7 Dicas para ajudar você a se preparar para a prova de proficiência do mestrado ou doutorado. Leia Aqui

  • Comentários
    FRANCIS SANTTOS

    Parabenizo-a pelo projeto e dedicação cotidiana aos préstimos do conhecimento continuado no idioma.
    SAUDAÇÕES!


    Edison

    Excellent tips! tks a million!


    Andreza costa

    Excelente artigo! Parabéns é obrigada pela valiosíssima informação.


    LUIZ

    Parabéns por ajudar os futuros mestrandos, doutorandos…


    Aldailta Lima

    Gostei muito das dicas


    Maria

    Muito obrigada, tudo de grande ajuda!


    Maria

    Muito obrigada, tudo que vc passa tem muito valor!


    MARCIA BORGNETH

    gostei muito.