• Números em inglês: 12 dicas infalíveis para aprender

    numeros em ingles ordinais números em inglês ordináis

    Muitas pessoas precisam aprender a falar e escrever os números em inglês. No entanto, essa não está entre as tarefas mais fáceis do mundo. As novas palavras e a pronúncia podem trazer um pouco de dificuldade e até mesmo embolar a cabeça de algumas pessoas.

    Um exemplo são os números em inglês: ser capaz de pronunciá-los é uma habilidade indispensável, mas muitos têm dificuldade de aprender. A boa notícia é que isso pode se tornar bem mais simples para quem adota algumas dicas infalíveis na hora de aprender.

    Ficou curioso e também quer conquistar esses resultados? Então essa postagem foi feita para você! Vamos juntos nessa? Confira!

    1. Comece com uma pequena amostragem de números em inglês

    Existem muitos números em inglês, mas você não precisa aprender todos da noite para o dia. O melhor jeito é ir com calma, separando tudo em pequenos grupos. Depois, é só aumentar a amostragem de forma progressiva.

    Você pode aprender 20 números por dia, por exemplo, e revisar até que estejam completamente memorizados. Quando estiver seguro quanto à forma de escrever e pronunciar, então você pode prosseguir para outro grupo.

    Conforme aprende, você verá que existe uma lógica e tudo fica mais fácil. Para deixar tudo ainda mais simples, revise e esteja sem dúvidas para partir para o próximo passo.

    2. Conte com a ajuda dos canais do YouTube para aprender os números em inglês

    Os canais do YouTube têm se firmado cada vez mais como ótimas alternativas para quem quer aprender — no caso do inglês não é diferente. Existem, atualmente, diversos canais que apresentam práticas de memorização e de pronúncia para os números em inglês, ajudando muito nos resultados.

    Isso significa que você pode contar com o suporte dos vídeos gratuitos para aprender a falar os números de forma correta e sem grandes dificuldades. Treinando de forma repetitiva, você se acostuma com eles e, consequentemente, aprende.

    Caso prefira, você ainda pode converter os vídeos para o formato de áudio e ouvir sempre que tiver um tempo livre. Essa é uma forma de praticar no carro, no ônibus ou no lugar que preferir — assim, você se acostuma com os sons e fica mais confortável com cada um deles!

    3. Invista nos materiais certos

    Esse é um ponto básico, mas a repetição ajuda muito! Por isso, aposte em materiais que tenham os números escritos em inglês por extenso, pois assim você lerá tantas vezes que memorizará a forma correta. Depois de um tempo você já saberá como escrevê-los sem grandes dificuldades!

    Acredite: a imersão em um idioma ainda é a melhor maneira de aprender alguma coisa de forma consistente, então tenha o máximo de contato possível com os números.

    Para otimizar os resultados, aposte em materiais que tenham a pronúncia escrita. Esse pode ser um ótimo direcionador, pois você aprenderá a forma correta de falar. Algumas vezes, a forma escrita faz com que a nossa pronúncia fique errada, então é bom também dar atenção para a pronúncia certa.

    4. Habitue-se a ouvir os famosos podcasts

    Os podcasts estão cada vez mais famosos e também são uma maneira interessante de melhorar a pronúncia. Eles funcionam como os canais de YouTube, então é natural que promovam mais ou menos os mesmos benefícios.

    Para quem não sabe, os podcasts são programas de áudio gratuitos que ficam disponíveis para audição na internet. Como você deve estar imaginando, essa é uma ótima maneira de ouvir no carro, no ônibus ou em vários outros lugares — basta ter um tempinho livre para aproveitá-los.

    Você pode fazer uma pesquisa pelo celular ou, ainda, pelo computador. O que não faltam são opções de episódios dos mais diversos gostos para treinar o inglês e aprender muitas habilidades (inclusive em relação aos números).

    Pense que, assim, você se expõe ao jeito de falar dos nativos e logo começa a condicionar o seu cérebro para fazer os mesmos sons. Você logo agradecerá por fazer esse tipo de investimento!

    5. Leia os números em inglês em voz alta diariamente

    Essa é uma ótima dica para aprender os números em inglês, pois assim você percebe como está a sua pronúncia e vê possíveis pontos de melhoria. Essa é uma grande vantagem e representa uma forma de aperfeiçoar ainda mais a sua forma de falar.

    Entretanto, tenha cuidado para ver se você está falando da forma correta. Pense que falar os números sem saber qual é a pronúncia correta pode fazer com que você reforce uma forma errada de falar. Por outro lado, quando fala, grava e depois escuta você pode perceber possibilidades de melhoria e consertar os erros.

    Se o seu nível de pronúncia ainda não está do jeito que você gostaria, então é hora de treinar ainda mais e melhorar a forma de falar. Para ter um direcionador, você pode, ainda, contar com a ajuda de um audiobook.

    Assim, a pronúncia sai corretamente e depois fica mais fácil apenas repetir. Portanto, adote a prática uma vez por semana, pelo menos, faça comparações e perceba as diferenças! Só um adendo: por mais que ache sua voz um pouco estranha no começo, insista. Você vai se acostumar e perceber muitos pontos de melhoria.

    6. Treine os números em inglês com nativos

    Os nativos são uma arma poderosa e devem sem explorados para melhorar seus conhecimentos. Os números em inglês, por exemplo, podem ser aprendidos de forma mais acelerada e consistente com o auxílio deles.

    Existem alguns sons e fonemas no inglês que são muito estranhos para nós. Pense que, se isso não faz muito sentido, pode ser ainda mais complicado para aprender com outros brasileiros, não é mesmo?

    Por outro lado, podemos aprender com mais facilidade considerando a forma como os estrangeiros falam. Assim você entende com mais facilidade as sílabas em que deve dar ênfase, que sons fazer e vários outros detalhes. Pode apostar: isso faz toda a diferença!

    7. Conte com a ajuda da memória muscular para aprender os números em inglês

    Como já mencionamos, além de saber os números em inglês, é muito importante saber como pronunciá-los da maneira correta. Pois bem, embora muitas pessoas não explorem essa técnica, a memória muscular pode ajudar muito!

    A boca é um músculo e, assim como os outros do corpo, ela pode aprender a se movimentar da forma correta e, mais tarde, passar a fazer isso de maneira automática. Como adiantamos, existem muitos brasileiros que têm dificuldades com alguns fonemas em inglês, então precisamos treinar para que se tornem cada vez mais comuns.

    Movimente a musculatura e faça com que os músculos faciais estejam cada vez mais acostumados com os novos fonemas existentes. No começo isso pode significar um pouco de cansaço, mas ficará cada vez mais fácil e fluido comunicar-se em inglês com o auxílio dessa estratégia.

    8. Encontre os modelos certos para se espelhar

    Existem dois tipos de modelos que podem ser explorados para aprender os números em inglês para valer. O primeiro é o de aprendizado de idiomas — ou seja, pessoas que têm conhecimentos avançados na língua e podem ajudar nesse sentido.

    Aqui você pode contar com a ajuda de algum amigo que aprendeu com muito esforço e que pode compartilhar técnicas interessantes. Muitos deles não têm a pronúncia ideal, mas, ainda assim, você pode aprender sobre o processo e sobre técnicas de memorização.

    O segundo modelo é aquele que abrange as pessoas que você deve imitar — ou seja, pessoas que têm o sotaque que você gostaria de ter. Nesse caso, o ideal é procurar falantes nativos ou, ainda, pessoas com talento para uma pronúncia praticamente perfeita.

    Procure pessoas com as quais você se identifica e adote-as como um perfil que ajudará você a garantir uma pronúncia ainda mais correta.

    9. Preste atenção na “música” que existe por trás das palavras

    Para entender sobre entonação é preciso saber que todo idioma contém algumas músicas por trás das palavras. Esse elemento musical é fundamental e faz toda a diferença.

    Se você fosse, por exemplo, cantar o idioma, sabe qual é o tipo de som ele teria? Essa é uma forma consciente de acelerar o processo de aprendizagem. Somente por meio da conscientização é possível desenvolver sua mente, perceber pontos de melhoria e tornar-se mais fluente.

    10. Dê atenção para as pronúncias mais importantes

    Como já dissemos, a pronúncia faz muita diferença e pode fazer com que você aprenda os números com mais facilidade. Muitas pessoas têm dificuldade em falar o número três, por exemplo. Sua tradução é “three”, mas algumas pessoas pronunciam como “tree” (que, em inglês, significa árvore).

    Para arrasar na pronúncia, é muito importante dar atenção para os detalhes mais importantes. Existem cinco fonemas que causam estranheza e que merecem um destaque especial de quem está aprendendo a língua.

    Saiba quais são eles!

    “T”

    todas as palavras finalizadas em T merecem atenção redobrada. Isso acontece porque a tendência dos brasileiros é colocar o “i” no final das palavras — o que pode parecer bobagem, mas é garantia de pronúncia errada. O ideal é fazer com que o som não apareça no final da palavra. Veja alguns exemplos: cat, not, get.

    “D”

    Este fonema segue a mesma linha das palavras terminadas em T e deve ter um som que não é perceptível. Fuja da tentação de colocar no final das palavras o famoso “i”. Veja alguns exemplos: red, bad e bread.

    “N”

    As palavras terminadas em “n” não são faladas da mesma forma que em português. Aqui usamos o mesmo sentido das palavras terminadas em “m” — em inglês, porém, precisamos colocar a língua no céu da boca. Exemplos: men e listen.

    “Th”

    Este fonema está na pronúncia de muitos números em inglês e é um dos mais difíceis de ser falado corretamente. Como não tem correspondência em português, muitas pessoas têm dificuldades. A forma correta de fazer isso é colocando a ponta da língua entre os dentes superiores e inferiores. Ainda é preciso forçar a saída do ar soprado e garantir, assim, a forma correta de falar. Exemplos: three, them, the.

    “R”

    As palavras com som de “r” também merecem atenção e devem ser faladas com cuidado. Para que você entenda melhor, em inglês o R é pronunciado como em “careca” e não como em “carro”. Veja: great e real.

    11. Adote a imitação reversa de sotaque

    Essa é outra técnica que merece destaque. Para que você tenha noção, muitos imitadores defendem que essa foi a maneira como eles aprenderam muitos idiomas.

    estudo de Laurence M. Hilton defende que todo ser humano tem uma capacidade de ouvir, diferenciar e imitar muitos detalhes de um idioma. Pensando nisso, ele desenvolveu um método de redução em que você precisa se comprometer a imitar o sotaque estrangeiro.

    Um adendo: tudo deve ser feito por meio de uma imitação de sotaque. Isso deve ser feito de forma rápida para minimizar a própria pronúncia. Isso significa que você deve imitar um falante nativo e aplicar ao idioma alvo.

    Ficou confuso? Nós podemos explicar melhor! Se você quer falar inglês, por exemplo, então deve começar imitando como ele fala português. Assim, você consegue perceber um pouco melhor a estrutura de sons, os sons da boca e outros. O ideal é que isso seja feito de forma muito exagerada, pois assim você entenderá tudo com mais clareza.

    Se um americano quisesse aprender português, por exemplo, então deveria se espelhar em como os brasileiros falam inglês. Assim, ele perceberia os sons exagerados e aprenderia a maneira como as pessoas normalmente pronunciam as palavras.

    12. Seja perseverante

    A vergonha e o receio de soar ridículo são os pontos que mais travam os alunos na hora de aprender os números. Por isso, é bom ser perseverante e não desistir — mesmo que os resultados não apareçam em um primeiro momento.

    Vença os seus medos e entenda que, com o tempo, a dificuldade diminuirá! Assim, você saberá como falar os números em inglês e muito mais!

    Depois de entender um pouco melhor que caminhos você deve seguir para aprender os números em inglês, não deixe de colocar em prática algumas dessas dicas. Você se surpreenderá com os resultados!


    Leia Também:

    Inglês Instrumental: O Guia Completo para Aprender a ler em Inglês

    Os 26 phrasal verbs mais usados em textos

    As 43 palavras cognadas mais importantes

    35 textos em inglês para baixar e treinar – PDFs