• Mestrado em Saúde Pública ou Saúde Coletiva: 5 Dicas para Ser Aprovado

    mestrado em saúde pública ou saúde coletiva

    Neste post vamos falar dos passos para você ser Aprovado no Processo Seletivo do Mestrado em Saúde Pública ou Saúde Coletiva das Principais Pós Graduações do País.

    5 Dicas para ser aprovado no processo seletivo do Mestrado em Saúde Pública ou Saúde Coletiva

    Para ser aprovado no processo seletivo do mestrado em Saúde Pública ou Saúde Coletiva é preciso muita preparação e uma boa dose de segurança, paciência e força de vontade. Afinal, o processo seletivo das melhores universidades do Brasil estão cada vez mais concorridos.

    A preparação para um processo de seleção de mestrado em saúde pública ou saúde coletiva inclui vários fatores e o critério de avaliação é bem rígido, por isso algumas dicas sempre são muito bem-vindas. Veja as dicas que separamos para você:

    Conhecer bem sobre o curso que pretende fazer

    Você deve estar afiado e sabendo o máximo possível sobre o que pretende estudar. Para isso, leia os autores de cada área de pesquisa, verifique quem são os pesquisadores, procure pelas publicações do departamento e caso seja necessário apresentar um pré-projeto, além de tudo que citamos, prepare-se emocional e psicologicamente para defender com todas as forças que têm a sua escolha. Você deve mostrar que está seguro e conhecendo bastante sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver.

    Conheça bem o programa e o edital

    Você deve ter uma visão ampla do programa: as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e também os grupos de pesquisa, o que facilita na hora de preparar o projeto que será necessário apresentar. Saber exatamente o que pede o edital, quais os passos a seguir e todas as orientações do que deve apresentar, assegurará que nada seja esquecido. Lembre-se que, às vezes por um mero detalhe, o processo seletivo cai por terra.

    Uma boa trajetória acadêmica

    Um bom currículo, onde conste seus estágios, suas publicações, artigos, resumos, seminários, congressos, tudo isso conta pontos e é considerado e analisado. Portanto, não esqueça de nenhum evento de que tenha participado e nem de listar todos os artigos escritos e publicados.

    Entrevista

    A entrevista, para alguns professores, é o fator primordial. Você deve se mostrar seguro e que tem muita vontade de fazer o mestrado ou doutorado. Os entrevistadores querem ver o quão envolvido e qual o nível de vontade que o candidato tem realmente de fazer o curso. Se disser que quer somente pelo título, esqueça, se outro disser que é porque pretende seguir carreira acadêmica e ser pesquisador, por exemplo, ele passará à sua frente.

    Teste de proficiência em inglês do Mestrado em Saúde Pública ou Saúde Coletiva

    Essa assusta bastante, até mais que a entrevista, pois é a etapa que mais elimina candidatos do processo. Você deve estar muito bem preparado, portanto, dedique um bom tempo com antecedência para estudar a leitura de textos em inglês. Opte por aulas de inglês instrumental que é uma metodologia específica para preparação dos testes de proficiência em inglês. O inglês instrumental é uma técnica que pode ser decisiva na sua aprovação. Assista aqui uma vídeo-aula de inglês instrumental.

    A Revisa Exame publicou recentemente uma excelente matéria explicando detalhadamente a importância da metodologia de Inglês Instrumental como um diferencial competitivo em processos seletivos de Mestrados e Doutorados.

    Para ler a matéria completa acesse no link abaixo:

    http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/saiba-por-que-o-ingles-instrumental-e-a-principal-estrategia-competitiva-em-um-processo-seletivo-de-mestrado.shtml

    Com relação ao último item, a prova de proficiência em inglês da USP, separamos uma prova anterior com gabarito da Cultura Inglesa que aplica para USP e também do TEAP que é um teste utilizado por alguns cursos de mestrado da USP, para que você veja a real importância do idioma para o processo de seleção: Prova Proficiência Inglês modelo.

    Pratique a Leitura de Textos em Inglês da Área da Saúde

    Coletânia de Textos em Inglês – Com Tradução, Vocabulário e Exercícios de Interpretação

    Área de Saúde Geral – 5 Textos em Inglês

    Área de Enfermagem – 5 Textos em Inglês

    Áreas de Psicologia e Psiquiatria – 5 Textos em Inglês

    Conheça alguns dos Principais Mestrados em Saúde Pública ou Saúde Coletiva do País

    Mestrado e doutorado em Saúde Pública – ENSP FIOCRUZ

    Mestrado de Saúde Pública da USP

    Pós-Graduação em Saúde Coletiva | Faculdade de Ciências Médicas

    Pós Graduação em Saúde Coletiva – Universidade Federal do Ceará

    Mestrado Acadêmico em Saúde Pública (MASP) – Uece

    Outros cursos de Pós Graduação que são indicados para profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, gestores são:

    EINSTEN – Enfermagem na Estratégia Saúde da Família

    UFSC – Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

    Fundação Oswaldo Cruz – Educação a Distância (EAD)