• Mestrado a distância: como fazer?

    mestrado a distância reconhecido pelo mec

    Está pensando em continuar os estudos e fazer uma pós-graduação? Já pensou fazer um mestrado a distância reconhecido pelo MEC? Isso mesmo, o mestrado que atualmente no Brasil se divide em profissional e acadêmico pode ser encontrado na modalidade a distância.

    Ministrados por meio de plataformas de aprendizado, os cursos de mestrado a distância que são permitidos no Brasil ficam sob responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e devem ser reconhecidos pelo MEC.

    Neste post, vamos explicar o que é essa modalidade de mestrado, porque as pessoas procuram e como ele pode ser feito. Confira nossas dicas e veja as vantagens de escolher um mestrado a distância reconhecido pelo mec.

    O que é o mestrado a distância reconhecido pelo MEC?

    O mestrado a distância é um curso stricto sensu, com média de duração de 2 anos e, por meio dele, o mestrando poderá ampliar suas pesquisas dentro de uma temática. O estudante pode optar entre mestrado acadêmico ou profissional e poderá fazer suas aulas via plataformas de aprendizagem.

    No mestrado profissional o cerne está no desenvolvimento de técnicas voltadas para a qualificação profissional, enquanto o mestrado acadêmico tem como essência o ensino. Porém, como ambos visam a pesquisa, o exercício da docência é válido nos dois.

    Assim como os cursos chamados de semipresenciais, esse tipo de mestrado também pode ter um número de encontros que devem acontecer nos polos, geralmente, eles acontecem para a aplicação de provas ou ministração de aulas que precisam dessa particularidade.

    Por que as pessoas escolhem fazer mestrado a distância?

    Independentemente de profissional ou acadêmico, o mestrado a distância é uma modalidade escolhida por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho ou atuando no meio escolar. Muitas pessoas precisam começar a trabalhar logo que encerram a graduação e fazer uma pós acaba ficando apenas nos planos.

    Com o mestrado a distância reconhecido pelo MEC, crescem as chances de esses profissionais conseguirem fazer o curso e aumentarem suas perspectivas de carreira. Por exemplo: um professor de escola pública no Brasil com mestrado, além de ganhar um bônus pela especialização, pode procurar por aulas no ensino superior.

    A opção pela modalidade a distância geralmente acontece por não ser preciso se locomover, vários dias da semana, até a faculdade, sobrando mais tempo para outras atividades e espaço para manter uma vida social e física saudáveis.

    Como o mestrado a distância pode ser feito?

    Assim como os cursos presenciais, o mestrado a distância tem disciplinas obrigatórias e optativas. Além disso, há a exigência de um trabalho de conclusão de curso que geralmente é uma dissertação. Como já vimos, as plataformas online são o principal instrumento de estudo dos mestrandos e os encontros presenciais acontecem apenas quando muito necessários.

    É importante ficar sempre atento as ofertas de mestrado a distância, pois pode acontecer de especializações como MBA serem apresentadas como mestrado. Portanto, fique sempre atento quanto à recomendação da Capes.

    7 Mestrados a distância Reconhecidos pela CAPES

    Para você escolher um bom curso de mestrado a distância, o primeiro critério é a área de concentração, não adianta ser formado em enfermagem e buscar por um mestrado na engenharia. Identifique seus gostos, suas necessidades e suas possibilidades, por fim escolha a área em que você pretende atuar caso siga a carreira acadêmica.

    Depois de decidido qual tipo de mestrado cursar, busque por aqueles que são Reconhecidos pelo MEC e sejam bem-conceituados pela Capes. Converse com atuais e ex-alunos, conheça o corpo docente, verifique se a plataforma é realmente acessível e veja se você tem condições de participar dos possíveis encontros presenciais.

    Quem autoriza, reconhece a avalia programas de pós-graduação stricto sensu presenciais e a distância é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Pela Universidade Aberta Brasileira, existem os seguintes cursos:

    1. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis)

    2. Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

    3. Administração Pública (ProfiAP)

    4. Ensino de História (ProfHistória)

    5. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)

    6. Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes)

    7. Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

    O que é necessário para passar em um mestrado a distância reconhecido pelo MEC?

    Para ingressar em um mestrado a distância, assim como na modalidade presencial, a proficiência em língua estrangeira é requisito básico. Na maioria das provas no Brasil são cobradas notas consideráveis em provas de proficiência em inglês ou são aplicados testes durante o processo seletivo.

    O inglês é a língua mais exigida entre os mestrados no Brasil, independentemente da modalidade. Com o advento da internet, a língua inglesa se tornou requisito básico em todas as áreas profissionais e por isso, a exigência de conhecimento da língua também se reflete no meio acadêmico.

    As pesquisas acadêmicas mais evoluídas, na maioria das áreas, têm seus artigos e produções escritos em inglês, exigindo assim, do mestrando a leitura e entendimento deles. Além do inglês e de provas específicas da área, os processos seletivos podem exigir uma entrevista,  currículo Lattes, projetos de pesquisa, entre outros quesitos específicos, variando de acordo com cada instituição.

    Fazer um mestrado a distância é a melhor opção para quem quer seguir a carreira acadêmica e precisa trabalhar, não tendo como deslocar para cidades que possuem bons cursos. A opção de fazer o curso por meio da internet facilita muito a vida de quem quer abrir seus horizontes.

    Por fim, tanto o mestrado EAD acadêmico, quanto o profissional, conferem o título de mestre ao concluinte do curso. E ele poderá atuar lecionando em cursos superiores, concorrendo a vagas em empresas que exigem titulação e participando de seleção de doutorado.

    Confira agora 7 Dicas para se Dar Bem no Processo Seletivo do Mestrado!


    Curso de Inglês Online preparatório para Provas de Proficiência do Mestrado

    Temos um curso online completo para você ficar muito bem preparado para fazer uma ótima Prova de Proficiência do Mestrado.

    Reunimos todas as informações de metodologia, conteúdo programático, preços, inscrição e todos os detalhes do curso aqui.

  • Comentários
    Ana Tereza

    Muito bom o artigo


    Simone

    Muito bom termos assesso as essas informações


    Marper

    Bom artigo.


    Tânia Regina

    Gostei bastante do artigo: bem esclarecedor!!!


    altamir

    adorei as explicações , ótimo, usarei estas técnicas


    Elisabeth Ferreira Guimarães

    Esclarecedor


    eduardoheinemann@hotmail.com

    ok , very good


    marcos

    simples, pratico, perfeito.


    Nancy dos Santos Silva

    I don’t know if I ready, but I’ll try. Good lock for all.