• Listening em Inglês: 5 dicas práticas para você dominar esta habilidade

    listening em inglês

    Quando se está aprendendo a língua inglesa é normal ter uma maior dificuldade no listening em inglês.

    Visto que a grande maioria dos estudantes tem uma dificuldade maior na escuta (listening), preparamos este post com algumas dicas de como melhorar o ouvido para o inglês. Porém, abordaremos antes mais detalhadamente as habilidades de compreensão do idioma. Confira!

    Habilidades de compreensão do inglês

    Como toda e qualquer língua, o inglês apresenta áreas de conhecimento que devem ser dominadas caso se queira tornar fluente no idioma. Confira a seguir quais são essas habilidades.

    Leitura – Reading

    O estudo normalmente começa pelo desenvolvimento dessa habilidade específica, a leitura. Considerada por muitos a parte mais fácil de se aprender do inglês, o reading é extremamente essencial para se ter uma base para o desenvolvimento das outras habilidades. O seu domínio permite consumir textos escritos em inglês, desde gibis e jornais até artigos científicos, o que enriquece a formação cultural do indivíduo.

    Escrita – Writing

    A escrita comumente é desenvolvida logo após o aprendizado da leitura, visto que, tendo o costume de ler textos em inglês, o aluno expande seu vocabulário e se acostuma com estruturas textuais, fatores que ajudam na hora da escrita. Dessa forma, uma maior dificuldade no writing de um estudante pode ser ocasionada por uma base de leitura fraca, pois o aluno que lê pouco não terá vocabulário suficiente para escrever frases ou textos longos.

    Fala – Speaking

    Uma das grandes dificuldades de se dominar o diálogo em inglês é a pronúncia, devido à diferença entre os fones de nossa língua e os da língua inglesa. Dessa forma, mesmo tendo um vasto vocabulário e dominando estruturas sintáticas do inglês, um estudante pode apresentar grandes dificuldades em desenvolver seu speaking.

    Escuta – Listening em inglês

    O essencial, tanto para estabelecer diálogos quanto para ver e compreender programas, séries, jornais e filmes, é a escuta. Essa habilidade é considerada por muitos a mais difícil de se dominar, devido à falta de hábito e necessidade do domínio do vocabulário do inglês.

    Acostumar os ouvidos a uma outra língua é sempre difícil, seja a língua que for, porém isso é extremamente necessário para se tornar fluente, já que sem conseguir compreender o idioma falado é impossível consumir qualquer áudio ou estabelecer um diálogo com outros falantes. Nesse sentido é de extrema importância treinar os ouvidos para o inglês, para que assim seja possível sentir o prazer de escutar uma música ou ver um filme sem legendas e entender tudo o que é dito pelos personagens e artistas.

    Dicas para melhorar o listening em inglês

    Levando em conta a dificuldade de se dominar o listening em inglês, segue algumas dicas.

    Não tenha medo ou pressa

    Vale lembrar que mesmo tendo uma facilidade ou dificuldade maior no aprendizado de qualquer uma das quatro habilidades não se pode apressar a formação do conhecimento. Sendo assim, ao começar a praticar o listening, dê preferência a materiais pequenos, de fácil compreensão e que tratem de assuntos do seu interesse, como séries de que gosta e já tenha visto e músicas simples e lentas.

    Aproveite suas músicas favoritas

    Como já citado anteriormente, estudar por meio de música é uma ótima técnica para treinar o seu ouvido. E para isso, basta ouvir diversas vezes a canção tentando compreender aquilo que o(a) cantor(a) diz. Caso tenha dificuldades, tente traduzir a letra primeiramente e, em seguida, acompanhá-la durante a música. Com isso é possível tanto treinar os ouvidos quanto a leitura e escrita em inglês.

    Ouça podcasts do seu interesse

    Podcast é basicamente uma conversa sobre um assunto ou tema específico, o que o torna uma excelente fonte de conhecimento, seja em português seja inglês. Contudo, serve também para auxiliar no desenvolvimento da escuta em outro idioma. Assim, use o podcast a seu favor: escolha um tema que você goste, como música, filmes, videogames, comida etc., busque um que seja em inglês e o escute, tentando compreender o máximo possível daquilo que é dito.

    Como esses áudios normalmente não têm muita formalidade, sua principal característica é ser uma conversa que se aproxima mais do cotidiano, ajudando a treinar para conversas casuais. Essa estratégia de estudo também ajuda o aluno a ampliar cada vez mais seu vocabulário, lembrando que, quanto mais temas forem escutados, mais palavras diferentes podem ser aprendidas, portanto não se limite a apenas um assunto.

    Abuse das transcrições de áudio

    Sempre que possível, leia aquilo que é falado em inglês quando estiver estudando a escuta. Vale lembrar que a leitura deve ser feita também em inglês, pois é muito comum um aluno tentar treinar seu ouvido para o idioma vendo filmes com legendas em português, o que não é nada eficaz.

    Dessa forma, quando for ver um filme em inglês, veja se a opção de colocar a legenda no mesmo idioma está disponível, ou até mesmo acompanhar a letra de uma música enquanto à escuta. Use e abuse desse recurso, afinal essa prática faz com que nos familiarizemos com a relação entre a palavra escrita e a falada.

    Explore as infinitas ferramentas online

    Como é de conhecimento geral, a internet está lotada de conhecimento útil, e felizmente no meio de tanta informação é possível encontrar ferramentas online que ajudam no desenvolvimento do listening.

    Um bom exemplo é o TED talk — site cheio de vídeos em inglês, em formato de bate papo, sobre os mais diversos assuntos, que podem ser acessados gratuitamente e em excelente qualidade. Eles têm, assim, as vantagens de um podcast com o acréscimo do recurso visual.

    Outra opção são os audiobooks, que podem ser achados com extrema facilidade na internet, possibilitando a oportunidade de ouvir, em inglês, a história o livro escolhido. Nesse caso é recomendado que o aluno inicialmente comece com histórias já conhecidas, para que assim seja mais fácil reconhecer a narrativa e o entendimento seja mais automático.

    Seguindo nossas dicas é possível melhorar o ouvido para o inglês, mas lembre-se de que isto demanda tempo. Gradativamente você entenderá filmes, documentários ou áudios estrangeiros e poderá desenvolver um diálogo na língua inglesa.

    Caso tenha se interessado e queira melhorar seu inglês cada vez mais, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo!