• 4 Dicas Simples para Aprender Inglês para Médicos. Confira Agora!

    inglês para médicos ingles medico medicina

    O trabalho de médico é extremamente exigente. Plantões, pacientes em choque, atualização constante e outros desafios aguardam todos que desejam seguir a carreira. E, além de tudo, você ainda precisa aprender inglês para médicos. Mais uma tarefa relativamente difícil, especialmente pela falta de tempo.

    Porém, como muitas outras coisas, elas ficam mais fáceis à medida que você se aprofunda. Assim que você começa a dominar o básico, pode expandir o seu vocabulário e melhorar a sua fluência com mais facilidade.

    A questão é: como aprender o básico mais rapidamente? Além disso, por que você deve começar agora se tem uma fila de pacientes para atender?

    Bem, é para responder essas perguntas que estamos aqui. Acompanhe:

    Por que aprender inglês para médicos?

    Porque é o idioma mais usado na medicina

    A maioria dos livros, artigos científicos e estudos mais recentes da medicina são escritos em inglês ou traduzidos para esse idioma 1º.

    Seria muito conveniente poder esperar até que uma boa tradução para português seja publicada, mas nem sempre você tem esse tempo disponível. Você simplesmente precisa conseguir entender os artigos o mais rápido possível.

    Ao aprender o básico, você estará mais bem preparado para absorver novos conteúdos rapidamente. Se existe algo que você não quer fazer é aplicar um tratamento obsoleto em um paciente que precisa de tratamento imediato.

    Quanto antes você começar a aprender, mais rápido poderá alcançar as atualizações mais recentes da sua área.

    Porque abre mais oportunidades de trabalho e de pesquisa

    O inglês para médicos não é simplesmente um bônus no currículo: é uma chave para várias portas dentro da área.

    Primeiramente, você estará capacitado para atender pacientes em várias partes do mundo, o que se complementa com qualquer outro idioma que você domine. Considerando a alta demanda por médicos em diferentes partes do planeta, quanto maior for seu preparo, melhor.

    Além disso, dominar ao menos o básico do inglês já te permite participar de algumas pesquisas científicas, o que te coloca à frente de qualquer novo tratamento ou procedimento que possa melhorar o seu trabalho. E quanto melhor for o seu tratamento, mais rápido seus pacientes se sentirão melhor.

    Falando nisso…

    Porque permite atender melhor aos pacientes

    Uma consequência indireta de aprender o inglês para médicos é que você pode, com novos conhecimentos, atender melhor os seus pacientes.

    Com cada vez mais migrações e turismo internacional ocorrendo ao redor do mundo, você provavelmente vai receber algum paciente estrangeiro em algum momento. Saber ao menos um pouco do seu idioma ou de uma língua tão falada quanto o inglês pode te ajudar bastante no tratamento.

    Além disso, você também já terá as habilidades extras que mencionamos, com domínio de novos tratamentos antes que os artigos sejam traduzidos. E, se tiver alguma experiência em outros países, terá ainda mais bagagem para agregar ao seu trabalho.

    Como aprender o básico do inglês para médicos?

    Foque nas expressões mais comuns

    Todo aprendizado começa com os blocos fundamentais — nesse caso, as expressões mais simples — e segue para a construção de coisas maiores.

    Você não precisa aprender a ler, a escrever e a pronunciar diagnósticos complexos imediatamente. Apenas estar preparado para ler alguns artigos, entender as queixas dos seus pacientes e dar orientações quando necessário. A fluência virá com o tempo e com a prática.

    Existem várias listas de expressões médicas comuns, como “I’m in pain”, que significa “estou com dor”. Elas são compostas por palavras simples e utilizadas em vários contextos, o que aumenta as suas chances de já ter contato com elas em filmes, jogos, músicas e afins.

    Se concentre, primeiramente, em dominá-las e você poderá pensar nos módulos avançados no futuro.

    Torne a prática um hábito

    O inglês para médicos, assim como tudo na carreira de médico, exige dedicação para dar certo.

    Assim como você precisa aprender um pouco mais sobre o corpo humano a cada dia, também deve treinar o seu novo idioma todos os dias. Não necessariamente de maneira formal, mas sim como parte do seu dia a dia.

    Provavelmente você já utiliza várias mídias com áudio e texto em inglês, como séries e músicas. Você pode continuar aproveitando tudo isso para se divertir, é claro.

    Mas que tal usá-los para treinar seu inglês de forma criativa? Se você assiste filmes dublados, mude para os legendados. Depois, coloque legendas em inglês. Por fim, tente assistir sem legendas. Logo você verá que o seu inglês vai melhorar progressivamente.

    Faça um curso para acelerar o seu aprendizado

    Mesmo que você seja um autodidata assumido, ainda vai precisar de alguma instrução, material ou auxílio similar para praticar o seu inglês — especialmente em uma área tão específica quanto a medicina.

    Mesmo os falantes nativos têm dificuldade com o jargão da área, então não espere pegar todas as lições de uma vez.

    Para isso servem os cursos de inglês. Dessa forma, você pode aprender as lições básicas, focar no idioma instrumental e diminuir o tempo que leva até sua fala ficar fluente.

    Além disso, você terá um espaço para trocar aprendizados com outras pessoas que também estão aprendendo. Como idiomas são, por definição, uma forma de comunicação, é sempre bom aprender a dialogar na prática.

    Tome nota das lições mais importantes

    Por fim, mas não menos importante, tenha um caderno para anotar as lições mais importantes. Existe um limite para a memória de qualquer pessoa, especialmente quando se fala em jargões da medicina.

    Você não vai querer esquecer o nome de um remédio, de um tratamento ou de uma expressão para chamadas de emergência. Para isso servem as anotações.

    Como parte de um exercício diário, você pode conferir as suas anotações antes de ir para o trabalho e logo antes de ir dormir, todos os dias. Pode parecer pouca coisa a princípio, mas, à medida que você aplica esse conhecimento e o confere com frequência, essa informação vai se cristalizando, o que te dá maiores chances de não cometer nenhum erro quando a hora chegar.

    Agora que você já entende por que e como iniciar o seu aprendizado no básico do inglês para médicos, já é hora de começar!

    Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades!