• Inglês para Leitura, as 10 Dicas para Melhorar esta Habilidade

    ingles para leitura rapida

    Com certeza você já passou por uma situação parecida: pegou um texto em inglês para leitura e, após algumas tentativas, conseguiu ler boa parte mas ficou com a sensação de que algo ficou faltando e não atingiu seu objetivo.

    Esse é um problema muito comum para quem está buscando inglês para leitura, especialmente para pessoas que precisam do idioma para propósitos específicos, como passar em um exame de proficiência de um mestrado ou doutorado.

    Felizmente há algumas técnicas que podem ajudar você a melhorar a fluência nessa habilidade, seja em textos acadêmicos ou literários. Então, veja nossas dicas e boa leitura!

    1) Identifique seu nível

    A primeira coisa que você deve fazer é saber o quanto você domina no quesito inglês para leitura. Você é iniciante, nível básico, intermediário, avançado ou fluente? Isso depende de várias coisas, mas principalmente do seu contato com o idioma inglês. Se você nunca estudou nem tem o hábito de consumir conhecimento no idioma, é provável que seja iniciante ou básico. Se já tem algum contato pode ser intermediário. E se sua habilidade em leitura é boa, deve ser avançado ou fluente. Uma dica é observar o número de palavras que você desconhece em uma frase em inglês. Se forem muitas, é sinal de que aquele texto ainda é muito complexo para você.

    2) Selecione livros indicados para seu nível

    Uma vez que você tenha identificado se você tem habilidade iniciante, básica, intermediária, avançada ou fluente em leitura, procure obras para o seu nível. Caso contrário, você pode estar tentando ler algo muito difícil ou fácil demais, gerando frustração e impedindo seu progresso.

    3) Evite usar o dicionário inglês/português a todo instante

    Quando estamos tentando ler em inglês é normal querermos usar o dicionário toda a vez que esbarramos em uma palavra que não conhecemos. É claro que esse é um recurso importante no aprendizado, mas você não deve se tornar dependente dele. Tente, por exemplo, identificar o significado da palavra pelo contexto em que ela se encontra. Se mesmo assim você não conseguir, use o dicionário, mas procure a versão inglês/inglês em vez de inglês/português: dessa forma, você não só descobrirá o significado do termo, como pode aprender sinônimos e outras formas de descrever aquele conceito.

    4) Leia a versão em inglês de um livro que você já conhece

    Uma das formas de aprimorar sua leitura em língua inglesa escrita é escolher obras que você já conhece em português (ou pelo menos está familiarizado com a estrutura). Uma ideia é selecionar livros de autores brasileiros que tenham ganhado versão em inglês, ou ler a versão original de algum livro escrito no idioma. Assim fica mais fácil entender do que se trata e também de deduzir o significado de algumas palavras que você ainda não conheça.

    5) Procure versões mais simples de obras do seu interesse

    Tem vontade de ler autores clássicos em língua inglesa mas ainda não consegue acompanhar o nível da obra? Não se preocupe: há livros que ganham versões simplificadas para alunos em diferentes etapas de aprendizado. Então não fique frustrado: você pode encontrar obras do seu escritor preferido adaptadas para seu nível de leitura.

    6) Leia com a ajuda de traduções e livros bilíngues

    Outra forma de aprimorar sua leitura em inglês é procurar por edições bilíngues de uma obra. Assim você pode consultar a versão em português sempre que surgir uma dúvida em relação ao texto original. Se você não encontrar uma versão bilíngue da obra que quer ler, pode obter uma tradução em português para usar como consulta sempre que precisar.

    7) Pratique inglês para leitura em diferentes mídias

    Nem só de livros vive a leitura em língua inglesa. Cada vez mais temos à nossa disposição outros formatos para praticarmos. Por exemplo: uma maneira de exercitar essa habilidade é ler letras de música e posteriormente acompanhá-las com o áudio. Você pode também assistir a filmes com legendas em inglês. Outras mídias que também podem ser interessantes são histórias em quadrinhos (HQs); revistas, jornais, sites e blogs acadêmicos ou especializados em determinado assunto (principalmente para aprender vocabulário técnico); manuais e até mesmo citações de personalidades importantes. Desta maneira você terá contato com diferentes tipos de linguagem.

    8) Pesquise no Google por palavras e expressões em inglês

    Você sabia que cerca de 80% dos documentos e comunicações compartilhados na web estão em inglês? Isso significa que há muita informação a ser obtida se você tiver conhecimento da língua inglesa. Por isso, faça pesquisas no Google usando palavras e expressões neste idioma. Dessa forma, você vai encontrar muito mais informação sobre o que busca, e ainda por cima estará exercitando sua leitura.

    9) Faça anotações das coisas que aprendeu

    Essa é uma dica muito importante para você não esquecer o que aprendeu. Faça uma lista das palavras novas que descobriu, anote significados, faça relações entre conceitos. Isso permitirá que você potencialize seus estudos e também ajudará a progredir mais rapidamente, uma vez que isso ficará também anotado para futura consulta e você não precisará começar “do zero” toda a vez que for ler um texto sobre o mesmo assunto.

    10) Utilize técnicas de inglês para leitura para ajudar a ler e traduzir textos

    Existem alguns métodos que podem fazer com que você leia mais rapidamente, compreendendo em poucos segundos os pontos estratégicos de um texto. Uma dessas técnicas é o scanning, que consiste em fazer uma “varredura” do texto buscando compreender de forma geral sobre o que ele fala e quais são as principais ideias que expõe. Já o skimming tem como objetivo destacar alguns pontos do material de leitura, identificando informações específicas encontradas no texto. Ambas as técnicas não só ajudam a melhorar a leitura em inglês como também a aprimorar o conhecimento da língua inglesa em geral.

    Assista uma Vídeo Aula Gratuita de Inglês Instrumental para leitura de textos em inglês