• Inglês e o mercado de trabalho: 4 vantagens do profissional preparado

    Inglês instrumental e o mercado de trabalho

    Hoje em dia, sabemos que é essencial se diferenciar no mercado de trabalho para estar ao alcance das melhores oportunidades de emprego. Para isso, é preciso investir em uma série de atributos: uma pós-graduação, principalmente mestrado e doutorado; cursos livres de capacitação técnica; experiências pessoais e profissionais; uma segunda língua etc.

    Mas fazer esse tipo de investimento deve ser algo pensado: de não adianta investir em uma pós-graduação se ela não estiver relacionada com sua área de atuação. O mesmo vale para os cursos livres e as vivências pessoais e profissionais.

    No caso da segunda língua, é necessário que ela tenha uma utilidade profissional e o inglês, por ser o idioma internacional dos negócios e da ciência, é cada vez mais requisitado por empresas. Mas de nada vale saber apenas o inglês corriqueiro, do dia a dia, que muitas vezes é suficiente para viajar. É necessário que as palavras e expressões conhecidas estejam relacionadas à sua profissão.

    Inglês Instrumental e o mercado de trabalho

    Por isso, o inglês instrumental tem se tornado cada vez mais popular: ele alia o conhecimento da língua inglesa às situações acadêmicas e do mercado de trabalho, e é ideal para quem quer se destacar em um mundo cada vez mais bilíngue. Então continue lendo este post para saber quais benefícios o profissional pode ter ao investir no inglês instrumental.

    1) Aumento de salário

    Segundo recente pesquisa da Catho, profissionais que possuem conhecimento de algum idioma estrangeiro podem ter um ganho salarial de até 51,89% em relação aos que não sabem falar outra língua. Essa diferença aumenta ainda mais quando os cargos são de maior importância, como supervisão, por exemplo. E se você tiver conhecimento de inglês técnico, voltado à sua área de trabalho, essa diferença pode ser ainda maior.

    2) Mais contatos profissionais

    Com conhecimento instrumental de outro idioma, você pode aumentar muito suas chances de se conectar a profissionais de todo o mundo, ainda mais com as diversas ferramentas que facilitam a comunicação a distância. E se mesmo as pessoas que falam inglês fluente podem ter dificuldades de entendimento quando a tecnologia utilizada é telefone ou Skype, a comunicação escrita torna a coisa muito mais fácil. Por isso é fundamental desenvolver a habilidade de leitura do inglês para se comunicar por meio de e-mails e relatórios.

    3) A língua da tecnologia

    A tecnologia está hoje em toda a parte e é praticamente impossível trabalhar sem ela. Dependemos de computadores, celulares, maquinários e muitos outros elementos, e o idioma base de tudo isso, seja para resolver um problema em seu laptop ou programar algo, é o inglês técnico.

    4) Mais potencial de expansão de negócios

    As empresas que possuem funcionários que falam inglês voltado aos negócios têm muito mais chances de fechar parcerias internacionais através desses profissionais. Com um mercado interno em crise, essa habilidade se torna particularmente importante, e por isso cada vez mais instituições procuram empregados que possuam conhecimento em inglês técnico.

    Essas são apenas algumas vantagens que o inglês instrumental pode oferecer para profissionais que desejam ficar bem colocados no mercado de trabalho. Mas não há dúvidas de que, com a exigência do inglês em praticamente todas as áreas de atuação, essa lista só venha a aumentar.

    Você conhece outros benefícios profissionais do inglês instrumental? Então compartilhe conosco!

  • Comentários
    Kayo Marcelo

    Ótimo artigo. Falar inglês não é mais opção no mercado de trabalho, e sim uma necessidade. A cada dia, cresce nas empresas a exigência do domínio do idioma na hora de selecionar candidatos.