• Afinal, por que se preocupar com o desenvolvimento de carreira?

    desenvolvimento de carreira

    Quando você procura boas oportunidades de emprego e reconhecimento na área em que escolheu atuar, a preocupação com o desenvolvimento de carreira é constante. Afinal, é esse sentimento que serve como estímulo para se aprimorar, desenvolver um bom networking e se destacar no mercado. Por essa razão, é tão importante fazer um planejamento do seu futuro profissional.

    Assim, você saberá aonde quer chegar, quais conquistas quer alcançar e, principalmente, se deseja seguir com carreira em Y — na qual é possível se dedicar à gerência ou à especialização em um segmento — ou em W — na qual é possível seguir simultaneamente os dois caminhos, aliando expertise e noções de gestão no trabalho.

    Para ajudá-lo, preparamos um post especial com alguns passos indispensáveis para você não ficar com a carreira estagnada e, sim, atingir o sucesso desejado. Acompanhe!

    Trace objetivos bem claros

    Para começar, é importante que você defina quais são os seus objetivos. Por exemplo: ser promovido para um cargo de maior relevância e retorno financeiro, tornar-se um gestor na organização em que atua ou trabalhar em na multinacional X.

    A partir disso, será o momento de traçar quais estratégias devem ser colocadas em prática para torná-los reais (como fazer uma pós-graduação, envolver-se em mais projetos dentro da companhia, ser mais proativo e diligente no setor etc.).

    Em paralelo a isso, você deve estabelecer a meta de prazos para realizar todas essas coisas, analisando de forma realista e crítica a sua atual situação e os obstáculos existentes não só na organização, mas também dentro do mercado de trabalho.

    Desenvolva um senso de aventura

    Para conseguir maior desenvolvimento de carreira, é fundamental ter um maior senso de aventura. A razão disso é que, em um mercado cada vez mais dinâmico e em constante mudança, é comum que você precise se reinventar e ter a coragem de buscar oportunidades fora da empresa na qual trabalha, especialmente quando ela não conta com planos de crescimento para os próprios colaboradores.

    É necessário encarar processos de seleção e recrutamento, desbravar mais áreas de atuação, lidar com tecnologias diferenciadas, entender as tendências que incorporam os valores de novas organizações — principalmente com o boom comercial de startups em vários segmentos (financeiro, construção civil, marketing etc.)

    Invista em capacitação

    Um terceiro passo crucial para o desenvolvimento de carreira é investir na sua capacitação. Afinal de contas, o mercado de trabalho busca por pessoas que saem da zona de conforto por iniciativa própria, não têm medo de reciclar velhos conhecimentos e entendem a importância de estudar continuamente.

    Faça uma pós-graduação e não restrinja o seu saber técnico a apenas um segmento. Ao contrário, amplie o seu know-how em diversos ramos e se torne um profissional multifacetado e versátil para atuar nas mais distintas frentes.

    “Mas e se o meu tempo for mais escasso e minha rotina laboral não me permitir fazer um curso presencialmente?”. É isso que você deve estar se perguntando. Saiba que, nesses casos, a faculdade a distância é uma excelente alternativa. O motivo? Simples: ela permite que você tenha uma maior flexibilidade para os estudos e não precise frequentar um ambiente fixo, regularmente, durante a sua formação.

    Fique alinhado com as tendências da sua área

    Além de realizar uma pós-graduação, vale muito a pena participar com frequência de simpósios, workshops, palestras, conferências e congressos relacionados com a sua área de atuação — independentemente de o nível deles ser local, regional, nacional ou mesmo internacional.

    Isso porque cada um desses eventos permite que você reveja coisas abordadas e debatidas no seu curso, aprofunde-se em cases de estudo, fique por dentro das novidades e tendências do setor, saiba quais são as projeções para o ramo (se haverá expansão ou retração dele no mercado, por exemplo) e por aí vai.

    Para completar, eles abrem uma porta para que você amplie a sua rede de contatos, criando e fortalecendo relacionamentos interpessoais com colegas de profissão.

    Use os feedbacks a seu favor

    Em algum momento da sua trajetória profissional, você, certamente, já recebeu um feedback, não é mesmo? Ele pode ter sido sobre sua participação em um determinado projeto, seus níveis de proatividade e comprometimento com as tarefas que deve cumprir, respeito dado às regras organizacionais, sua integração com os demais colaboradores do setor etc.

    A verdade é que, independentemente de qual seja o motivo, os bons profissionais ficam sempre atentos a eles para absorverem as críticas construtivas e aplicá-las na rotina de trabalho, tendo, assim, uma melhor performance nas atividades que realizam e um maior engajamento com os objetivos da empresa.

    Por isso, faça o mesmo. Estabeleça uma rotina em que tanto os seus companheiros de equipe quanto os seus supervisores forneçam feedbacks sobre o seu desempenho. A partir daí, será muito mais fácil trilhar um caminho de sucesso dentro da companhia e atingir cargos cada vez mais relevantes.

    Tenha inteligência emocional

    Por fim, aprenda a trabalhar a sua inteligência emocional. Isso porque no ambiente corporativo é indispensável que as pessoas saibam se desligar da vida pessoal quando entram na organização.Do contrário, podem ficar mais dispersas, com baixa produtividade e atrapalhar toda a equipe, porque estão se concentrando no que acontece fora da empresa e não no que ocorre dentro dela.

    Mas não é só isso! Inteligência emocional também significa desenvolver a resiliência diariamente, para lidar com problemas e situações difíceis, que colocam em xeque o seu profissionalismo.

    É preciso, portanto, lidar e saber controlar sentimentos negativos, como raiva, decepção, culpa e insegurança, para que eles não afetem a sua conduta, a sua capacidade de se relacionar com os demais e o seu desempenho.

    Seguindo os passos que reunimos aqui, você, certamente, alcançará um desenvolvimento de carreira muito mais completo, multifacetado e qualificado para se sobressair em qualquer local que trabalhe, com um maior retorno salarial e se tornando uma referência no mercado. Com isso, as suas oportunidades profissionais vão duplicar, e o seu futuro será marcado pelo sucesso e por importantes conquistas.

    Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo!