• Confira 9 ótimas séries para aprender inglês

    O conhecimento de uma língua estrangeira é fundamental para uma carreira acadêmica. Estar em dia com vocabulários contemporâneos, gírias, expressões e regionalismos faz toda a diferença durante a realização de uma prova de proficiência, por exemplo. Você sabia que uma excelente forma de alavancar os seus estudos é investir em séries para aprender inglês?

    Um estudo publicado pela Erudit aponta que os recursos audiovisuais são metodologias pedagógicas eficientes para aprimorar a escuta, a leitura e o vocabulário em outra língua. Isso porque, a imagem associada ao áudio, com ou sem legendas, auxilia a visualização do contexto e facilita a compreensão do inglês.

    Mas então, quais são as melhores séries para aprender inglês e conquistar um ótimo resultado? Se você ainda não sabe, fique tranquilo! Listamos os melhores programas para você assistir. Confira!

    Séries para aprender inglês

    1. Friends

    Uma das séries mais conhecidas do mundo ocidental é Friends. Marcada por personagens característicos, ela é um sitcom que conta a vida de Monica, Rachel, Chandler, Pheobe, Joey e Ross, seis jovens de 30 e poucos anos vivendo em Nova York. Durante as dez temporadas, o programa apresenta diversos diálogos engraçados, criativos e cativantes sobre o dia a dia de cada um, mostrando diferentes pontos de vista e uma visão realista da vida.

    Ao assistir a série, você se torna cada vez mais familiarizado com as gírias e as contrações utilizadas, variando o seu vocabulário e compreendendo as palavras que são corriqueiras no cotidiano norte-americano. Além disso, cada episódio é curto e formado somente por diálogos, facilitando a assimilação da história e estimulando a sua aprendizagem. Você pode começar assistindo com legendas em inglês e depois rever as temporadas sem legendas, para fixar bem o conteúdo.

    2. Grey’s Anatomy

    Para quem gosta de dramas médicos e histórias cativantes, Grey’s Anatomy é uma excelente série para aprender inglês sem deixar o entretenimento de lado. Alternando entre as histórias pessoais de cada personagem e as dificuldades médicas vividas pelos pacientes, o programa aponta o dia a dia conturbado de uma equipe hospitalar.

    Escrita e dirigida de forma convidativa, Grey’s Anatomy apresenta diversos termos médicos e científicos capazes de transformar qualquer vocabulário em inglês. Ainda, durante as quinze temporadas, os diálogos são fáceis de entender, recheados de expressões familiares e neologismos, perfeitos para aprimorar ainda mais o seu conhecimento.

    3. Suits

    Estreada em 2011, Suits é repleta de casos jurídicos, sarcasmos e dramas empresariais. Durante as temporadas, a série apresenta a relação entre Mike Ross e Harvey Specter dentro do escritório de advocacia “Pearson Hardman”, onde ambos devem lidar com as dificuldades do mundo legal.

    Suits é a série perfeita para assistir em dias tranquilos, para relaxar a mente. Embora apresente diálogos aprofundados sobre o universo jurídico, ela é leve e fácil de acompanhar, facilitando seus estudos e, claro, seu entretenimento.

    Ao assistir o programa, você identificará, com facilidade, palavras e estruturas verbais ligadas à vida carcerária, à advocacia, à criminalidade e às leis norte-americanas. Com isso, seu conhecimento relacionado a termos fortes e jurídicos é aprimorado, garantindo uma boa evolução na língua inglesa.

    4. How I Met Your Mother

    Desenvolvida no mesmo estilo de Friends, How I Met Your Mother é um sitcom contemporâneo que conta a história de cinco amigos vivendo em Manhattan. Durante a trama, o programa apresenta as relações de amizade e amor como tema principal, sobretudo a vida amorosa de Ted Mosby, um dos protagonistas.

    Nesse cenário, cada episódio representa uma parte da história de Ted, montando um segundo enredo em que ele conta para seus filhos como ele conheceu sua esposa. Assim como Friends, o nível de inglês é fácil, já que o sitcom tem muitos diálogos, aprimorando seu vocabulário sobre a vida social. Além disso, os temas abordados são atuais, refletindo facilmente as dores e os prazeres de conquistar a própria vida.

    E mais, com episódios curtos — com média de 20 minutos cada — o tempo passa com rapidez e o vocabulário é fixado com facilidade, estimulando ainda mais o seu aprendizado e aprimorando o seu nível de inglês.

    5. House of Cards

    Quem gosta de drama e suspense, com conversas intensas e cheias de informações, deve assistir House of Cards. Com temas como poder político, ações estratégicas, ambição e sedução, a série mostra a história de Francis Underwood e a gestão do governo estadunidense. Capaz de prender qualquer espectador, House of Cards traz muito conhecimento sobre o inglês formal, as estruturas de frases aplicadas à política, termos técnicos e regionalismos.

    6. Brooklyn Nine-Nine

    Brooklyn Nine-Nine é uma série descontraída, divertida e capaz de animar qualquer dia. Afinal, ela conta de maneira engraçada o cotidiano dos policiais da 99ª Delegacia de Polícia de Nova York, contando com personagens característicos e marcantes. Durante a trama, Jake Peralta, Ray Holt, Rosa Diaz, Gina Linetti, Terry Jeffords, Charles Boyle e Amy Santiago compõem uma equipe de detetives inteligentes e habilidosos que enfrentam vários casos intrigantes a cada episódio.

    No entanto, embora a série englobe o tema policial, todas as histórias são contadas de forma leve e descontraída, desenvolvendo diálogos cheios de gírias e vocabulários atuais, prendendo a atenção de qualquer um. Se você quer aprender mais sobre regionalismos, sotaques, frases de ambientes profissionais e, de quebra, dar boas risadas, Brooklyn Nine-Nine é a série para você.

    7. Stranger Things

    Uma das séries mais faladas atualmente é Stranger Things, você já conhece? Ambientada nos anos 80, o programa mistura comédia e terror sobrenatural, tudo isso com um toque de ficção científica e com crianças protagonistas. Tudo começa com uma menina diferente e misteriosa conhecendo um grupo de amigos de uma cidade rural, levando todos a descobrirem eventos assustadores e agoniantes.

    Stranger Things é uma série excelente para conhecer como eram estruturadas as frases, músicas e diálogos do século passado, assim como descobrir novas palavras do universo científico.

    8. The Big Bang Theory

    Durante este artigo, comentamos muito sobre a importância de investir em sitcoms para aprender inglês. Isso porque esse estilo de programa facilita — e como! — a compreensão da narrativa, além de ser próximo do que vivenciamos no dia a dia.

    É por isso que The Big Bang Theory está na nossa lista das melhores séries para aprender inglês. Nesse show, a história conta a vida de quatro amigos inteligentes, cada um especialista em uma área específica da física e da engenharia, que conhecem Penny, a vizinha garçonete e aspirante à atriz.

    No desenrolar do enredo, os protagonistas montam diálogos interessantes e cativantes sobre suas vidas sociais e amorosas, bem como sobre seus trabalhos científicos. Dessa forma, você desenvolve o seu conhecimento linguístico ao aprender mais sobre o universo físico e espacial e entende melhor a construção de conversas sociais e românticas.

    9. Riverdale

    Se você se interessou por Stranger Things, provavelmente vai gostar de Riverdale. Repleta de suspenses sombrios e narrativas misteriosas, a série conta a história de uma cidade pequena que foi assombrada por uma estranha morte.

    Os personagens principais são jovens, trazendo o senso de esperança e luta adolescente. No entanto, a trama traz questões cotidianas pertinentes, como o espaço da mulher na sociedade e os preconceitos estéticos e raciais, tudo isso com conversas fáceis de serem compreendidas sem o auxílio de legendas.

    A cada episódio você aprende um pouco mais sobre as gírias atuais, as contrações linguísticas e o vocabulário jovem e criminoso, tudo isso de forma misteriosa e instigante. Interessante, não é?

    Praticar e conhecer uma língua estrangeira não precisa ser um desafio. Lançando mão de séries para aprender inglês, você desenvolve habilidades eficazes de leitura, escuta e interpretação, assim como aprimora o seu vocabulário e garante um conhecimento forte e eficaz.

    E então, gostou do nosso artigo? Para não perder nenhuma atualização, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este na sua caixa de entrada!