• 7 dicas de como melhorar sua leitura em inglês

    como melhorar sua leitura em inglês

    A necessidade de como melhorar sua leitura em inglês se mostra muito presente na vida acadêmica, sobretudo nos estudantes de pós-graduação que se deparam com a dificuldade de realizar o teste de proficiência.

    Independentemente da forma escolhida para o estudo — música, filmes, séries e textos —, estar em contato com o idioma no dia a dia é fundamental para trazer mais conhecimento e aprendizagem.

    Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com as 7 melhores dicas para você estimular sua leitura e liberar de uma vez por todas o bloqueio com o inglês. Confira!

    1. Conheça o seu nível

    Iniciamos nossas dicas com a principal: conhecer bem o seu nível de inglês. Toda e qualquer atividade a ser desenvolvida envolve um conhecimento prévio sobre qual é o seu estágio de aprendizagem para um melhor direcionamento e captação do conteúdo. Além disso, incentivar a leitura com um disparador muito avançado ou muito básico pode desestimular o estudo e criar um bloqueio ainda maior com a língua, aumentando a desistência.

    Para evitar esse movimento, procure algum teste online de qualidade que apresenta o seu nível de inglês fidedigno para identificar se é um nível básico, intermediário ou avançado e, a partir disso, direcione as atividades para um melhor aproveitamento.

    2. Leia um livro em inglês

    Agora que você já conhece o seu nível, que tal reler o seu livro favorito em outra língua? Sabendo o seu estágio, você consegue escolher um bom livro para começar e não perder o interesse na leitura.

    Agora, se você não tiver uma preferência, existem diversos livros que são classificados de acordo com os níveis de inglês tradicionais. Por exemplo: para um nível inicial, uma excelente indicação é o livro “Love Is Walking Hand in Hand”, de Charles M. Schulz, com o famoso personagem Charlie Brown.

    Já para um nível intermediário, a sugestão é o clássico da literatura infanto-juvenil: Harry Potter. Embora seja uma leitura fictícia e voltada para o público jovem, apresenta um vocabulário rico, capaz de prender qualquer leitor.

    Agora, se você tem um nível avançado, o clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austin, é uma excelente pedida. Contando a história de Elizabeth Bennet, Austin trabalha temas relacionados à educação, cultura, moral e casamento, perfeito para conhecer palavras novas e se entregar ao romance de época.

    No entanto, independentemente do seu nível, existem algumas dicas básicas que ajudam qualquer um a compreender melhor o inglês na literatura. Confira:

    – pule as partes que estão difíceis para tornar a leitura mais fluida;

    – invista em livros com mais diálogos do que descrição;

    – evite checar sempre o dicionário. Se precisar, sublinhe as palavras que não conhece e depois pesquise seu significado.

    3. Leia diferentes mídias

    Como você já percebeu, os livros são uma excelente forma de desenvolver e melhorar sua leitura em inglês, mas não é a única. Investir em diferentes mídias, como jornais, blogs e revistas digitais, pode ser uma boa alternativa para enriquecer o seu vocabulário e, de quebra, conhecer sobre diferentes assuntos e garantir um bom diálogo sobre eles no futuro.

    Com a evolução da internet, é possível ter acesso facilitado a diferentes informações. Por isso, aposte em leituras de jornais digitais, para conhecer mais sobre as gírias e duplos sentidos da língua inglesa, e de blogs e revistas, para conhecer mais sobre economia, arte, esporte e educação.

    Com essa pequena atitude, você aprimora a sua leitura e garante um contato mais profundo com a cultura inglesa. E mais: se você quiser se entregar para as diferentes mídias, uma boa atitude é se cadastrar em newsletter de blogs e jornais que escrevem em inglês para receber e-mails semanais e treinar sua leitura.

    Outra dica é conhecer o site da BBB – Word in the News, um domínio que traz não só notícias coerentes, como também outros serviços de áudio e transcrição em inglês, facilitando o estudo e aprendizado do idioma.

    4. Faça pesquisas em inglês

    Que a vida acadêmica envolve muita leitura e pesquisas de artigos todo mundo sabe, mas você sabia que é possível pesquisar referências em inglês para aprimorar sua leitura e, de quebra, seu trabalho acadêmico? Com elas, você garante a consolidação do vocabulário já conhecido e o aprimoramento das palavras técnicas da sua área de estudo, estimulando sua aprendizagem e desenvolvimento da língua.

    Além disso, se você gostar dessa forma de estudo, uma boa maneira de aumentar o aprendizado é buscar por obras ou artigos bilíngues, para conferir as palavras que são mais difíceis e manter o padrão de leitura fluido, e fazer uma leitura dinâmica, se o seu nível for mais avançado.

    Esse tipo de leitura, percorrendo o texto aos poucos, facilita uma compreensão superficial do que o artigo trata e identifica as principais informações, fazendo com que você reconheça com facilidade as palavras-chave.

    5. Estude músicas estrangeiras para melhorar sua leitura em inglês

    Quer outra forma divertida de estudar inglês? As músicas são excelentes alternativas para memorizar novas palavras, diferenciando os contextos em que elas são utilizadas e em que situação você poderá usá-las.

    Para extrair o máximo possível das canções, procure começar com aquelas que você já conhece e tem mais afinidade, e, depois, busque outros ritmos para se aprimorar cada vez mais. Um bom site que traz as letras no idioma natural é o Vagalume, que também apresenta a possibilidade de conferir a tradução, caso necessário.

    Lembre-se, também, de anotar as palavras que você quer conhecer junto com seu significado. Com isso, você intensifica o contato com o idioma e transforma o estudo em um processo ativo.

    6. Assista a filmes com legenda em inglês

    O diálogo auxilia muito na compreensão da leitura, da entonação da frase e de como a estrutura da oração se desenvolve. Assistir a um filme com legendas em inglês é um facilitador do conhecimento da língua, já que você consegue perceber as nuances, os neologismos e as brincadeiras presentes em outro idioma.

    Você pode optar por filmes em inglês com a mesma legenda, se já tem um nível intermediário para avançado, ou um filme em português, alterando somente a legenda para facilitar a compreensão. Para isso, a Netflix apresenta uma grande variedade de legendas, facilitando seus estudos. Vale a pena tentar!

    7. Conheça uma Metodologia de Estudo chamada de Inglês Instrumental

    O inglês instrumental é uma metologia de estudo focada apenas na habilidade de leitura e com isso você ganha muito tempo no aprendizado.

    Separamos dois materiais sobre este tema para você conferir:

    O Guia Completo sobre Inglês Instrumental

    Qual a diferença entre Inglês Instrumental e o Convencional