• Como Fazer Mestrado na UNB? 5 Dicas para Ingressar na Pós Graduação

    como fazer mestrado na unb

    Como Fazer Mestrado na UNB. O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e é necessário buscar formas de se destacar em meio à multidão e uma boa maneira de fazer isso é através de uma pós-graduação, como um mestrado ou um doutorado. Um dos processos seletivos mais concorridos e que também oferece maiores possibilidades é o mestrado da UnB, a Universidade de Brasília.

    Ser aprovado em qualquer seleção de mestrado é uma tarefa árdua, que exige dedicação e bastante estudo. No entanto, algumas dicas de como transpor esse obstáculo podem ser úteis na hora de se candidatar.

    Como Fazer Mestrado na UNB

    Confira algumas dicas de como fazer mestrado na UnB, mas que podem ser replicadas em outros processos de admissão em instituições acadêmicas pelo país:

    1. Informe-se sobre o processo

    Os editais para os mestrados e doutorados são divulgados com meses de antecedência do início do processo, com datas, documentos exigidos e bibliografia recomendada. Nele também é expresso a ordem das etapas no processo de seleção. No caso de como fazer mestrado na UnB, a seleção é feita com:

    – 1ª Prova escrita de conhecimentos específicos;

    – 2ª Prova de leitura e compreensão de texto em língua inglesa;

    – 3ª Avaliação do pré-projeto de pesquisa;

    – 4ª Prova oral e defesa do projeto de pesquisa.

    Para todas elas você pode fazer cursos específicos que irão te deixar mais relaxado no momento da realização da prova. Por exemplo, é possível fazer um curso específico de inglês para provas de mestrado ou participar de disciplinas como “aluno especial” que irão lhe ajudar a formatar melhor seu pré-projeto e que depois podem ser utilizadas como créditos válidos no mestrado.

    2. Conheça o programa e os professores

    Atualmente o mestrado da UnB oferece 60 opções de cursos e o mesmo se repete em várias instituições pelo país. Antes de se candidatar a um deles é interessante verificar se o seu projeto de pesquisa realmente está bem encaixado nas características daquele curso. Como regra, as instituições tentam manter um mesmo foco ou linha de pesquisa dentro de seus processos seletivos.

    E o seu pré-projeto? Ele se encaixa com o que é trabalhado dentro do curso que você pretende? Ou será que ele seria melhor explorado em uma área afim? Um bom jeito de verificar isso é através das pesquisas realizadas pelos professores do curso de mestrado. Eles não irão buscar temas que estejam muito fora de sua gama de especialidades para orientar, por isso é essencial garantir que existam professores aptos no seu curso pretendido.

    3. Leia a bibliografia recomendada com atenção

    Como o mestrado da UnB possui uma prova escrita é ainda mais essencial que a bibliografia recomendada no edital de cada processo seletivo seja lida completamente. Provas escritas tendem a pedir para o candidato discorrer sobre o tema e por isso um embasamento mais robusto é preferencial.

    Os livros exigidos foram escolhidos pela temática e por se encaixarem na linha de pesquisa da instituição. Para garantir mais aprofundamento no tema, faça resumos, fichamentos e revise esses conteúdos.

    4. Prova de Proficiência em Inglês do Mestrado da UNB

    Essa é a etapa que costuma ser a mais difícil do processo, pois em alguns cursos ela é eliminatória e em outros classificatória. O resultado desta prova pode também definir quem fica com uma bolsa ou não.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não é fluente em inglês e seu tempo é curto, você precisa ir direto ao ponto. A melhor metodologia de preparação para a prova de proficiência em inglês para o mestrado e doutorado é um Curso de Inglês Instrumental específico para este fim. Separamos para você alguns materiais importantes para sua preparação. Confira:

     Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Mestrados.

    7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    [Vídeo Aula] Como Resolver Provas de Proficiência do Mestrado

    Conheça um Curso de Inglês Instrumental Online que emite o CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA em leitura aceito por diversos mestrados em todo o país.

    5. Crie um perfil na Plataforma Lattes

    Um ponto que também é avaliado em processos de seleção é o currículo do candidato. Para fins acadêmicos, o mais utilizado é a plataforma lattes, onde você pode acrescentar todo o seu histórico acadêmico, com cursos, especializações e publicações feitas até então.

    Manter um perfil completo e atualizado na plataforma, com todos os pontos que podem ajudar em uma seleção, é um diferencial que pode contar muitos pontos a caminho da aprovação.

    Confira mais dicas sobre pós graduação em nossa página do Google+