• Como Fazer Mestrado na UNB? 5 Dicas para Ingressar na Pós Graduação

    como fazer mestrado na unb

    banner para baixar provas em ingles Powered by Rock Convert

    Que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, todo mundo já sabe. E que, consequentemente, é necessário buscar formas cada vez mais inteligentes e criativas de se destacar em meio à multidão, também é mais do que sabido. Mas, o que você talvez ainda não saiba é o que é mais relevante para passar no mestrado da UnB.

    Esse é um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil e é também o que oferece um maior número de possibilidades, tanto no que diz respeito ao mestrado quanto ao doutorado. Porém, alcançar aprovação em qualquer um deles não é uma tarefa tão simples. Por esse motivo, elegemos algumas dicas que vão ajudar muito na hora da sua candidatura.

    Certamente que optar por fazer um mestrado stricto sensu representa querer seguir a carreira acadêmica. Porém, o mestrado na UnB também proporciona um bom posicionamento no mercado de trabalho, seja em grandes empresas ou até mesmo na indústria. É claro que, para que isso ocorra, vai depender do seu empenho e das conexões estabelecidas dentro e fora do ambiente universitário.

    Confira as dicas logo abaixo! Algumas delas podem ser replicadas em outros processos de admissão nas mais diversas instituições acadêmicas espalhadas pelo país.

    1. Informe-se sobre o processo

    Os editais — para mestrados e doutorados — são divulgados com meses de antecedência. Neles, é possível ficar a par das datas, dos documentos e da bibliografia recomendada, além das etapas do processo de seleção. Lembre-se que, diferente da graduação, será necessário fazer a inscrição específica em cada instituição. Os prazos e pré-requisitos também sofrem variações.

    No caso específico do mestrado na Universidade de Brasília, você passará pelas seguintes fases:

    – prova escrita de conhecimentos específicos;

    – prova de leitura e compreensão de texto em língua inglesa;

    – avaliação do pré-projeto de pesquisa;

    – prova oral e defesa do projeto de pesquisa.

    1.1 Uma especificidade do processo seletivo da UnB

    Uma característica especial do mestrado na UnB é o ensaio. Ele consiste na demonstração da sua capacidade de desenvolver um trabalho coerente em apenas 24 horas. Com essa etapa, a comissão examinadora poderá avaliar se o candidato está apto a coletar uma bibliografia relevante e escrever um ensaio, que deverá ter de 3 a 4 páginas, em pouco tempo.

    Nesse caso, o seu objetivo é demonstrar que houve uma clara compreensão e uma correta articulação com a temática da linha de pesquisa. Saiba que as regras da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas — são requeridas e que, no edital, consta a especificação necessária para formatar corretamente seu texto, com tamanho de fonte, espaçamento entre linhas, recuo de parágrafo, entre outros.

    Os critérios de avaliação para a etapa do ensaio são os seguintes:

    – pertinência no tema;

    – atualização;

    – domínio da bibliografia nacional e estrangeira;

    – compreensão dos conceitos empregados;

    – argumentação crítica;

    – conhecimento da língua portuguesa.

    De toda forma, em todas as instituições, você terá que fazer provas, passar por entrevistas e ter o currículo acadêmico analisado. Para todas as seleções, pode-se realizar cursos preparatórios específicos, ou seja, direcionado tanto para a carreira que você quer quanto para a instituição desejada. Por exemplo, é possível fazer um curso específico de inglês para provas de mestrado.

    Há também a possibilidade de participar de disciplinas como aluno especial. Essa opção ajudará a criar seu pré-projeto, e os créditos poderão ser válidos para o mestrado. Em todos os casos, pesquise bastante, troque informações com quem já passou por esses processos. Não tome uma decisão precipitada, pois serão 2 anos, pelo menos, às voltas com o assunto escolhido.

    2. Conheça o programa e os professores

    A fim de obter um excelente resultado preparatório, participe de palestras, workshops e demais atividades que ocorram na instituição em que você quer ingressar. Procure conhecer e conversar com professores e possíveis orientadores. Informe-se a respeito da bibliografia requerida, vá a uma biblioteca e leia tudo que puder. Isso, inclusive, poderá ajudar você a definir o tema a ser abordado.

    Atualmente o mestrado da UnB oferece 60 opções de cursos, assim como tantas outras instituições brasileiras. Antes de se candidatar a um deles é interessante verificar se o seu projeto de pesquisa realmente está bem encaixado nas características daquele curso. Como regra, as instituições tentam manter um mesmo foco ou linha de pesquisa dentro de seus processos seletivos.

    E como saber se o seu pré-projeto está bem elaborado? Ele se encaixa com o que é trabalhado dentro do curso que você pretende fazer? Ou será que ele seria melhor explorado em uma área afim? Um bom jeito de verificar isso é através das pesquisas realizadas previamente pelos professores dos cursos.

    2.2 Candidatos e possíveis orientadores

    Algo a ser levado em consideração é que os professores não vão se propor a orientar mestrandos com temas que estejam muito fora de sua gama de especialidades. Por isso, é essencial conhecer e trocar informações com esses professores, além de procurar saber mais a respeito da linha de trabalho de cada um deles.

    Um dado muito importante é que, no processo de seleção de mestrado da UnB, você precisa indicar 3 possíveis orientadores para o seu projeto. Ou seja, é realmente necessário conhecer bem os professores. Pesquise currículos e leia os artigos publicados. Assim, você conseguirá compreender e consequentemente mostrar que sabe do que está sendo abordado.

    O pré-projeto é como se fosse uma carta de apresentação, prepare-o com muito cuidado, afinal, você terá a oportunidade de apresentar sua capacidade de coerência, coesão, domínio da escrita e do conhecimento abordado. Tenha em mente que algumas secretarias de mestrado têm um modelo padrão a ser seguido. Geralmente você precisará preencher os seguintes campos:

    – título;

    – relevância da pesquisa;

    – objetivos gerais;

    banner para baixar provas em ingles Powered by Rock Convert

    – objetivos específicos;

    – bibliografia utilizada.

    Com um pré-projeto bem planejado e bem escrito, você permitirá à comissão examinadora analisar a sua capacidade de definir um tema e um problema compatíveis com a linha de pesquisa. Em que o seu projeto contribui para essa linha de pesquisa? Ele agrega valor, é relevante para o meio acadêmico e científico?

    3. Leia a bibliografia recomendada com atenção

    Como o mestrado da UnB tem uma prova escrita, é extremamente essencial que a bibliografia recomendada no edital de cada processo seletivo seja lida em sua integridade. Nas provas abertas, um embasamento robusto é imprescindível, uma vez que o candidato precisará discorrer sobre o tema com bastante propriedade.

    Os livros exigidos foram escolhidos pela temática e por se encaixarem na linha de pesquisa da instituição. Será a partir dessa bibliografia que você conseguirá aprimorar ou, até mesmo, definir o seu tema de pesquisa. Sendo assim, reservar um tempo para a leitura desse material é mais do que necessário — e, claro, faça resumos, fichamentos e revise esses conteúdos.

    No momento da entrevista — uma das etapas do processo de seleção — a citação e afinidade com os autores é um detalhe importantíssimo a ser levado em consideração. A comissão precisa entender que você realmente se interessa pelo que está se propondo a pesquisar. Ou seja, faz sentido investir em você como um pesquisador?

    Conhecendo a bibliografia recomendada, você terá condições de demonstrar que tem domínio ao citar os autores. Esse diálogo é fundamental, claro, desde que haja coerência com a sua linha de pesquisa — e tanto faz se o autor concorda com o seu raciocínio ou se traz críticas, o importante é que haja um poder de argumentação da sua parte.

    4. Muito cuidado com o exame de proficiência em inglês do mestrado da UnB

    Essa é uma das etapas que costuma ser bastante traiçoeira e difícil no processo pois, na maioria dos cursos, ela é eliminatória. O resultado desse teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida. Existe uma metodologia de preparação específica para a pós-graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares, e as instituições que preparam os testes — com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos — inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de texto de nível avançado. Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto.

    Para ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira os 30 modelos de provas anteriores de mestrado e assista à vídeoaula Como Resolver Provas de Proficiência do Mestrado. Aproveite para conhecer um Curso de Inglês Instrumental Online que emite o Certificado de Proficiência em leitura aceito por diversos mestrados em todo o país.

    Uma outra questão em relação ao idioma estrangeiro que precisa ser abordada é que, muito provavelmente, diversos teóricos — referências na sua área — são estrangeiros.Ter a capacidade de acessar o que escreveram na língua deles é extremamente relevante. Assim, ter lido e poder citar algum material desses autores é um critério que poderá fazer você ultrapassar muitos dos concorrentes.

    5. Crie um perfil na Plataforma Lattes

    Um ponto que também é avaliado em processos de seleção é o currículo do candidato. Para fins acadêmicos, o mais utilizado é a Plataforma Lattes. Nela você pode acrescentar todo o seu histórico acadêmico e inserir cursos, especializações e publicações — individuais ou coletivas — feitas em revistas científicas e congressos que você tenha participado.

    Manter um perfil completo e atualizado é um diferencial que pode contar muitos pontos no momento da sua aprovação. A plataforma é mantida pelo CNPq — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, mesmo que você não tenha muitos itens a acrescentar, não se acanhe, preencha tudo o que puder.

    É muito tranquilo criar o perfil, e lembre-se de mantê-lo atualizado. Inicialmente basta inserir:

    – o seu país de nacionalidade;

    – e-mail;

    – senha.

    Para os próximos passos, será necessário adicionar os seguintes dados:

    – informação pessoal;

    – endereço e contato;

    – formação acadêmica;

    – atuação profissional;

    – área de atuação.

    Assim, todas essas dicas são relevantes e, para que todas elas funcionem realmente, é preciso fazer um planejamento e ter noção de:

    – quanto tempo você tem para se preparar;

    – se há a necessidade se aprofundar mais em algum autor;

    – como está o seu inglês ou algum outro idioma necessário;

    – se você realmente se interessa pelo que está elaborando.

    Não desperdice seu tempo nem seu dinheiro. É muito melhor preparar-se tranquilamente, planejar-se, reunir todos os recursos necessários para, aí sim, candidatar-se ao processo. E, caso você se prepare muito bem e mesmo assim não passe de primeira, não desista. Afinal de contas, você poderá se aperfeiçoar ainda mais. Procure compreender seus pontos fracos e buscar ajuda.

    Afinal de contas, tomar uma decisão dessas requer bastante reflexão e planejamento. Não há uma fórmula mágica para passar no mestrado na UnB. É preciso conhecer a metodologia, ter paciência e dedicação. E poder contar com quem tem mais experiência é muito importante, assim, usufruir do conhecimento de profissionais e fazer cursos auxiliares é também uma dica muito especial.

    Quer ficar por dentro de todos os detalhes a respeito dos exames de proficiência de mestrados e doutorados? Siga a gente nas redes sociais!

    banner para baixar provas em ingles Powered by Rock Convert