• 3 dicas de como fazer mestrado na UFRGS

    como fazer mestrado na ufrgs

    Quem pretende prestar mestrado na UFRGS — seja acadêmico ou profissional — precisa se preparar para ser aprovado. O processo seletivo está cada vez mais concorrido, pois essa modalidade de pós-graduação stricto sensu é indispensável para quem pretende seguir a carreira acadêmica.

    Além de fazer uma boa prova de conhecimentos específicos e ter um bom projeto de pesquisa, é imprescindível que o candidato apresente proficiência em inglês. Portanto, se você pretende candidatar-se a uma vaga de mestrado, fique atento às nossas dicas! Boa leitura!

    1. Prepare os documentos necessários para a inscrição no mestrado na UFRGS

    O primeiro passo para quem pretende prestar mestrado é preparar todos os documentos necessários para a inscrição. Essa etapa pode não ser tão simples quanto parece, pois cada universidade exige uma documentação específica.

    No caso da UFRGS, além dos documentos básicos — como diploma, histórico escolar, currículo, identidade e foto — podem ser necessários, dependendo da sua área, um Memorial Descritivo, um Plano de Estudos e até duas cartas de recomendação.

    O Memorial Descritivo deve apresentar certificados e declarações de participação em congressos, comprovantes de publicações, entre outros. O Plano de Estudos é uma síntese da trajetória universitária, das expectativas do candidato, do Pré Projeto de Pesquisa resumido e do exame de proficiência em línguas.

    2. Conheça as etapas e critérios de avaliação de como fazer mestrado na UFRGS

    É muito importante conhecer o edital, estudar a bibliografia indicada e saber o processo de avaliação para que você possa se preparar melhor para o concurso. Cada etapa tem seu próprio peso na nota final e é preciso ir bem em todas as fases para ser aprovado.

    Via de regra, a banca examinadora irá avaliá-lo por meio de uma prova de conhecimentos específicos, pelo seu currículo e pelo Projeto de Pesquisa e, em geral, realizará uma entrevista com você. Esteja tranquilo e mostre-se sempre motivado.

    3. Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perda de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.