• 4 dicas de como fazer mestrado na UFPR

    como fazer mestrado na ufpr pós graduação

    Os processos seletivos para ingressar em um programa de mestrado na UFPR estão cada vez mais competitivos. A trajetória para um candidato tornar-se, enfim, mestre requer esforço, dedicação e muito empenho. Com a concorrência, as etapas de seleção estão ainda mais criteriosas e rigorosas, dificultando a vida dos candidatos.

    Mas o número de estudantes que vêm buscando a formação só aumenta. E na hora de escolher qual instituição ingressar muitos fatores são levados em consideração, porém o programa e o reconhecimento da universidade perante as demais são diferenciais que contam bastante.

    Considerada a quinta melhor universidade do país, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) ganhou os corações de muitos candidatos. Por isso, hoje separamos algumas dicas para lhe ajudar a ser aprovado em um mestrado na UFPR. Confira!

    1. Prova específica do mestrado na UFPR

    Os candidatos ao mestrado são, geralmente, submetidos a uma prova escrita que avaliará questões sobre a sua área de atuação. Por isso, é importante conhecer e estudar toda a biografia detalhada no edital.

    Ter como base provas antigas ajuda na hora de entender a metodologia aplicada na elaboração das questões. Treinar a redação, exercitando diariamente, também será útil.

    Em caso de dúvidas sobre o estilo da prova e o nível de dificuldade das questões, converse com alunos que já foram aprovados.

    2. Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que em 2016 cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perca de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

    7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    3. Pré Projeto de Pesquisa do mestrado da UFPR

    Todo aluno que pretende garantir o seu título de mestre deve desenvolver um pré-projeto, que é, basicamente, o resumo da pesquisa que ele realizará durante a formação.

    Algumas áreas de atuação exigem o material no momento da inscrição, outras permitem que o aluno elabore no decorrer do primeiro semestre do curso.

    O importante é observar se o seu assunto encaixa-se com os projetos desenvolvidos pelos orientadores do programa e se a sua ideia enquadra-se nas linhas de pesquisa do mestrado.

    As instituições também disponibilizam um modelo para o desenvolvimento do pré-projeto, destacando os tópicos obrigatórios de preenchimento, como título, relevância, objetivos, bibliografia, entre outros.

    Antes de elaborar o seu, entre em contato com a secretaria do mestrado e verifique se a universidade trabalha com um modelo geral.

    4. Entrevista do mestrado na UFPR

    Considerada a etapa mais decisiva do mestrado, a entrevista ocorre depois dos processos citados acima e encerra a seleção. Aqui, os candidatos são entrevistados pelos professores responsáveis pelo programa.

    Dentre as perguntas, questões sobre a pesquisa e o tempo disponível ou o porquê de ter decidido pelo mestrado e pela instituição são bem comuns.

    Se você entregou um pré-projeto na inscrição, questões sobre ele também podem fazer parte da conversa, por isso, é importante estar preparado e com o projeto na ponta da língua.

    Agora que você já conhece as nossas dicas de como entrar em um mestrado na UFPR, confira mais um de nossos posts sobre a preparação para a prova de proficiência em inglês no mestrado. Boa sorte!