• Como Fazer Mestrado na UFMG? 5 Dicas para Ingressar na Pós Graduação

    como fazer mestrado na ufmg

    Como fazer mestrado na UFMG? Presente na diversidade dos campos de conhecimento, a pós graduação UFMG stricto sensu vem alcançando, sucessivamente, patamares sempre mais elevados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), situando-se entre uma das melhores do Brasil. Você poderá encontrar a lista com todos os cursos de stricto sensu e suas informações da Pós Graduação UFMG neste link

    Como fazer Mestrado na UFMG – 5 Dicas para Ingressar na Pós Graduação

    Para saber como fazer mestrado na UFMG é preciso preparação e uma dose de segurança e força de vontade. Afinal, o processo seletivo de uma das melhores universidade do Brasil está cada vez mais concorrido.

    A preparação para um processo de seleção de pós graduação UFMG  inclui vários fatores e o critério de avaliação é bem rígido, por isso algumas dicas sempre são muito bem-vindas. Veja as dicas que separamos para você:

    1. Conheça bem o programa e o edital de como fazer mestrado na UFMG

    Você deve ter uma visão ampla do programa: as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e também os grupos de pesquisa, o que facilita na hora de preparar o projeto que será necessário apresentar. Saber exatamente o que pede o edital, quais os passos a seguir e todas as orientações do que deve apresentar, assegurará que nada seja esquecido. Lembre-se que, às vezes por um mero detalhe, o processo seletivo cai por terra.

    2. Uma boa trajetória acadêmica

    Um bom currículo, onde conste seus estágios, suas publicações, artigos, resumos, seminários, congressos, tudo isso conta pontos e é considerado e analisado. Portanto, não esqueça de nenhum evento de que tenha participado e nem de listar todos os artigos escritos e publicados.

    3. Conhecer bem sobre o curso que pretende fazer

    Você deve estar afiado e sabendo o máximo possível sobre o que pretende estudar. Para isso, leia os autores de cada área de pesquisa, verifique quem são os pesquisadores, procure pelas publicações do departamento e caso seja necessário apresentar um pré-projeto, além de tudo que citamos, prepare-se emocional e psicologicamente para defender com todas as forças que têm a sua escolha. Você deve mostrar que está seguro e conhecendo bastante sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver.

    4. Entrevista

    A entrevista, para alguns professores, é o fator primordial. Você deve se mostrar seguro e que tem muita vontade de fazer o mestrado ou doutorado. Os entrevistadores querem ver o quão envolvido e qual o nível de vontade que o candidato tem realmente de fazer o curso. Se disser que quer somente pelo título, esqueça, se outro disser que é porque pretende seguir carreira acadêmica e ser pesquisador, por exemplo, ele passará à sua frente.

    5. Prova de Proficiência em Inglês da Pós-graduação da UFMG – CENEX

    Essa é a etapa que costuma ser a mais difícil do processo, pois em alguns cursos ela é eliminatória e em outros classificatória. O resultado desta prova pode também definir quem fica com uma bolsa ou não.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não é fluente em inglês e seu tempo é curto, você precisa ir direto ao ponto. A melhor metodologia de preparação para a prova de proficiência em inglês para o mestrado e doutorado é um Curso de Inglês Instrumental específico para este fim. Separamos para você alguns materiais importantes para sua preparação. Confira:

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Mestrados.

    7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    [Vídeo Aula] Como Resolver Provas de Proficiência de Mestrado