• Mestrado na UFG: como ingressar para fazer pesquisa acadêmica?

    como fazer mestrado na ufg

    Muitos estudantes que estão acabando ou já terminaram a graduação ficam apreensivos diante da possibilidade de fazer mestrado na UFG. Um dos motivos é o receio que têm em relação à pesquisa acadêmica.

    Se você pensa em seguir carreira acadêmica e está nessa situação, não fique nervoso. Para fazer uma pesquisa e defender uma dissertação, você não precisa necessariamente descobrir algo inédito ou criar uma nova teoria. O segredo é a dedicação à pesquisa para se ter um embasamento teórico complexo.

    Porém, antes de tudo, é preciso se concentrar no processo de seleção, que ocorre em algumas etapas. A primeira delas é a escolha do curso. A Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, oferece mais de 60 programas de pós-graduação. Escolha um deles e fique atento às etapas do processo de seleção. Confira a seguir.

    Faça a inscrição

    Não perca o período de inscrição do mestrado que você escolheu. É importante ler o edital a fim de acompanhar todos os prazos, desde a inscrição até a entrega da documentação exigida.

    Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que em 2016 cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perca de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

    7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    Prepare-se para a prova de conhecimentos do mestrado na UFG

    Não se esqueça de atualizar os conhecimentos exigidos no edital do mestrado. Revise tudo o que você estudou na graduação e esteja preparado para dissertar sobre os assuntos. Mantenha o foco nos estudos para se dar bem na prova, como também para investigar quais podem ser os objetivos da sua pesquisa acadêmica.

    Atualize o seu currículo

    A avaliação de currículo é muito importante na seleção. Portanto, mantenha o Lattes atualizado. Nesse estágio, a produção acadêmica do candidato é levada em consideração. Então aposte em publicações de artigos, participações em eventos etc.

    Desenvolva o projeto de pesquisa acadêmica para o mestrado na UFG

    O projeto de pesquisa é sua carta de apresentação. Além de prezar pela qualidade, é importante que ele esteja em sintonia com as pesquisas científicas desenvolvidas na universidade. Os projetos que nada têm a ver com a linha de estudos dos professores muitas vezes são descartados.

    Conheça seu possível orientador

    Tendo em mente seu projeto de pesquisa, é muito importante que você esteja ciente de qual professor pode ser seu orientador. Basta conhecer as linhas de pesquisas de cada um, assim como também os últimos trabalhos desenvolvidos.

    Escolha aquele cuja pesquisa mais se aproxima da sua. E, se possível, não hesite em estabelecer um contato pessoal, que pode fazer a diferença na seleção.

    Então, está pronto para mergulhar na pesquisa acadêmica? Ao cumprir os passos com atenção, você terá mais chances de conseguir uma vaga no tão sonhado mestrado. Prepare tudo com antecedência e não perca as oportunidades.

    Curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso conteúdo sempre atualizado. Até a próxima!

  • Comentários
    Sinvaldo de Souza Gino

    Muito obrigado, gostei das informações foram diretas no assunto