• Mestrado na UFES: como conseguir se aprovado na seleção?

    como fazer mestrado na ufes

    Você, estudante que está terminando ou já terminou a graduação, com certeza, já parou para pensar na possibilidade de fazer ou não um mestrado na UFES. O fato é que, atualmente, essa ideia deve ser levada muito mais a sério, porque as exigências do mercado de trabalho aumentam a cada dia e, quanto mais qualificados são os profissionais, mais requisitados eles se tornam.

    Por isso, queremos conversar aqui sobre a possibilidade de fazer mestrado na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), uma instituição que muito tem se destacado na pós-graduação stricto sensu, pois tem oferecido, aos estudantes, uma excelente bagagem de formação e conhecimento.

    Falando de mestrado na UFES, você pode escolher entre duas modalidades, ou seja, o mestrado profissional e o mestrado acadêmico. Ambos têm a mesma carga de exigência, pois o objetivo da pesquisa e do aperfeiçoamento do pesquisador faz parte dessas duas propostas. Entenda mais acerca do assunto nas próximas linhas!

    Compreenda as diferenças entre as modalidades

    O mestrado profissional está muito mais voltado à capacitação do estudante, tendo em vista sua atuação profissional, e a pesquisa desenvolvida tem como escopo o aperfeiçoamento dessa atuação no mercado.

    O mestrado acadêmico, por sua vez, prepara o pesquisador para uma atuação subsequente à pesquisa, isto é, o doutorado e a docência no ensino superior. Para conhecer mais detalhes dessa distinção, não deixe de ler um breve artigo da CAPES sobre a diferença entre os mestrados profissional e acadêmico.

    A UFES oferece vários cursos de mestrado (profissional e acadêmico) nas diversas áreas do conhecimento. Todos têm um bom conceito avaliado pela CAPES, e muitos deles atingem a nota máxima. São dezenas de cursos entre as áreas de educação, ciências exatas, ciências jurídicas, ciências da saúde, tecnologia, entre outras, que oferecem um grande leque de oportunidades para quem quer continuar seus estudos.

    Não perca tempo e fique atento aos passos que você precisa cumprir para conseguir sua vaga em algum curso de mestrado na UFES. Confira, a seguir, as etapas do processo de seleção!

    Escolha a linha de pesquisa

    Fique ciente do curso em que você quer entrar. De preferência, que seja em alguma área do conhecimento relacionada à sua graduação. Ou ainda, em alguma área em que você tenha um conhecimento aprofundado. Confira a lista completa dos cursos de doutorado e mestrado na UFES, das diversas áreas do conhecimento.

    Conheça seu possível orientador do mestrado na UFES

    Tendo em mente seu projeto de pesquisa, é muito importante que você esteja ciente de qual professor pode ser seu orientador. Basta conhecer as linhas de pesquisas de cada um, como também os últimos trabalhos desenvolvidos. Escolha aquele cuja pesquisa mais se aproxima da sua. E, se possível, não hesite em estabelecer um contato pessoal, que pode fazer a diferença na seleção.

    Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perda de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

    Estude para a prova de conhecimentos do mestrado na UFES

    Antes de seguir todos os passos, não negligencie os estudos na sua área de conhecimento. Revise tudo o que você viu na graduação e esteja preparado para dissertar sobre os assuntos.

    Essas etapas são, de fato, exigentes e cobram diversas habilidades do candidato. Por isso, dedicação e disciplina são imprescindíveis, tanto no processo de seleção quanto depois que começarem os estudos. Então, comece com muita seriedade nos estudos, no aprendizado de língua estrangeira e na atenção aos editais de seleção. Com isso, você pode obter sucesso em todos os estágios.

    E nunca desanime! Continuar os estudos com algum mestrado na UFES é uma ótima opção para quem deseja se aperfeiçoar cada vez mais. Esperamos conversar mais com você sobre esses assuntos. Siga nossos perfis nas redes sociais e esteja atento a tudo o que publicamos. Estamos no Facebook e no Google+! Até a próxima!