-
5 Dicas Incríveis de Como Fazer Mestrado na UERJ
Como fazer Pós Graduação na UERJ?
Para ser aprovado no processo seletivo do mestrado na UERJ é preciso muita preparação, paciência e força de vontade. Afinal, o processo seletivo de uma das universidades do Brasil está cada vez mais concorrido.
A preparação seleção do mestrado na UERJ inclui vários fatores e o critério de avaliação é rígido. Veja as dicas que separamos para você:
1. Conheça bem o programa e o edital
Você deve ter uma visão ampla do programa: as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e também os grupos de pesquisa, o que facilita na hora de preparar o projeto que será necessário apresentar. Saber exatamente o que pede o edital, quais os passos a seguir e todas as orientações do que deve apresentar, assegurará que nada seja esquecido. Lembre-se que, às vezes por um mero detalhe, o processo seletivo cai por terra.
2. Uma boa trajetória acadêmica
Um bom currículo, onde conste seus estágios, suas publicações, artigos, resumos, seminários, congressos, tudo isso conta pontos e é considerado e analisado. Portanto, não esqueça de nenhum evento de que tenha participado e nem de listar todos os artigos escritos e publicados.
3. Pré Projeto de Pesquisa
Você deve estar afiado e sabendo o máximo possível sobre o que pretende estudar. Para isso, leia os autores de cada área de pesquisa, verifique quem são os pesquisadores, procure pelas publicações do departamento e caso seja necessário apresentar um pré-projeto, além de tudo que citamos, prepare-se emocional e psicologicamente para defender com todas as forças que têm a sua escolha. Você deve mostrar que está seguro e conhecendo bastante sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver.
9 Dicas para Fazer um Pré-Projeto de Mestrado
4. Entrevista do mestrado na UERJ
A entrevista, para alguns professores, é o fator primordial. Você deve se mostrar seguro e que tem muita vontade de fazer o mestrado ou doutorado. Os entrevistadores querem ver o quão envolvido e qual o nível de vontade que o candidato tem realmente de fazer o curso. Se disser que quer somente pelo título, esqueça, se outro disser que é porque pretende seguir carreira acadêmica e ser pesquisador, por exemplo, ele passará à sua frente.
9 Perguntas mais frequentes nas entrevistas de mestrado
5. Muito Cuidado com o Teste de Proficiência em Inglês
Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.
Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perca de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.
A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.
Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.
Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:
7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado
-