• 5 Dicas Incríveis de Como Fazer Mestrado na UERJ

    como fazer mestrado na uerj pós graduação

    Como fazer Pós Graduação na UERJ?

    Para ser aprovado no processo seletivo do mestrado na UERJ é preciso muita preparação, paciência e força de vontade. Afinal, o processo seletivo de uma das universidades do Brasil está cada vez mais concorrido.

    A preparação seleção do mestrado na UERJ inclui vários fatores e o critério de avaliação é rígido. Veja as dicas que separamos para você:

    1. Conheça bem o programa e o edital

    Você deve ter uma visão ampla do programa: as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e também os grupos de pesquisa, o que facilita na hora de preparar o projeto que será necessário apresentar. Saber exatamente o que pede o edital, quais os passos a seguir e todas as orientações do que deve apresentar, assegurará que nada seja esquecido. Lembre-se que, às vezes por um mero detalhe, o processo seletivo cai por terra.

    2. Uma boa trajetória acadêmica

    Um bom currículo, onde conste seus estágios, suas publicações, artigos, resumos, seminários, congressos, tudo isso conta pontos e é considerado e analisado. Portanto, não esqueça de nenhum evento de que tenha participado e nem de listar todos os artigos escritos e publicados.

     

    3. Pré Projeto de Pesquisa

    Você deve estar afiado e sabendo o máximo possível sobre o que pretende estudar. Para isso, leia os autores de cada área de pesquisa, verifique quem são os pesquisadores, procure pelas publicações do departamento e caso seja necessário apresentar um pré-projeto, além de tudo que citamos, prepare-se emocional e psicologicamente para defender com todas as forças que têm a sua escolha. Você deve mostrar que está seguro e conhecendo bastante sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver.

    9 Dicas para Fazer um Pré-Projeto de Mestrado

    4. Entrevista do mestrado na UERJ

    A entrevista, para alguns professores, é o fator primordial. Você deve se mostrar seguro e que tem muita vontade de fazer o mestrado ou doutorado. Os entrevistadores querem ver o quão envolvido e qual o nível de vontade que o candidato tem realmente de fazer o curso. Se disser que quer somente pelo título, esqueça, se outro disser que é porque pretende seguir carreira acadêmica e ser pesquisador, por exemplo, ele passará à sua frente.

    9 Perguntas mais frequentes nas entrevistas de mestrado

    5. Muito Cuidado com o Teste de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perca de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado