• 3 dicas de como fazer mestrado na PUC

    como fazer mestrado na puc

    Quem deseja seguir carreira acadêmica ou apenas se capacitar e enriquecer o currículo precisa investir em uma pós-graduação. Se você busca uma instituição com reconhecimento, uma ótima opção é fazer mestrado na PUC.

    Para ter acesso aos programas de mestrado na PUC é preciso ter diploma nas áreas afins do assunto que você pretende estudar. Depois, precisa se preparar para passar pelo processo seletivo e realizar o Exame de Proficiência em Língua Inglesa.

    Fique atento às dicas a seguir e garanta a sua vaga!

    1. Tenha um bom pré-projeto para o mestrado na PUC

    O pré-projeto é como uma carta de intenções e precisa seguir uma linha de pesquisa que você vai desenvolver durante o mestrado. É por meio dele que a banca vai avaliar alguns requisitos como relevância da pesquisa, seu domínio do conteúdo e capacidade de redação científica.

    Todo pré-projeto segue um padrão, mas, em geral, você precisa apresentar um título, os objetivos, a metodologia e os resultados esperados — tudo isso de forma resumida.

    Aproveite para pesquisar e conhecer os professores que trabalham na sua área de interesse e escolha o que possa ser um possível orientador.

    9 dicas para fazer um pré projeto de mestrado

    2. Prepare-se para a entrevista da seleção do mestrado na PUC

    Uma das etapas de seleção da PUC é a entrevista. Normalmente, essa é a etapa que gera mais tensão entre os candidatos. Para evitar que o nervosismo te prejudique, prepare-se e mostre confiança e determinação.

    Geralmente os entrevistadores fazem perguntas como: “Por que optou por fazer pós-graduação?”, “Quanto tempo tem disponível para se dedicar à pesquisa?”, “Vai trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Como?”. Usualmente também são feitas perguntas a respeito do seu projeto e do seu currículo.

    As 9 perguntas mais frequentes nas seleções de mestrado

    3. Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perda de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado