• 4 dicas de como fazer mestrado na FGV

    como fazer mestrado na fgv

    A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições de ensino mais respeitadas do país, o que faz com que muitos estudantes a procurem para continuar sua qualificação profissional. Os cursos de mestrado da FGV têm um processo seletivo rigoroso, que exige muito preparo.

    A pós graduação da FGV oferece diversos cursos entre eles de direito, administração, economia, profissional a distância com preços diferenciados entre eles.  A FGV possui sedes em São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF.

    Como fazer mestrado na FGV?

    Para entrar em um dos programas e poder cursar o mestrado na FGV, é necessário passar pelas etapas seletivas: uma prova escrita, um teste de proficiência em inglês e uma entrevista sobre o projeto de pesquisa que o candidato pretende desenvolver.

    Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para fazer mestrado na FGV! Boa leitura!

    1. Elabore um bom projeto de pesquisa para o mestrado na FGV

    Antes de se candidatar, é imprescindível já ter definido o tema que pretende pesquisar. Afinal, na entrevista — conduzida por um trio de professores da área escolhida —, é preciso responder a perguntas sobre o tema a ser estudado.

    Quanto mais clareza e conhecimento o candidato demonstrar sobre o assunto escolhido, maiores serão suas chances de aprovação pela banca avaliadora. Por isso, monte uma proposta coerente e bem embasada, demonstrando que tem afinidade com o campo de estudo selecionado.

    2. Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

    Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

    Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perda de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

    A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

    Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

    Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

    Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

    7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Proficiência do Mestrado

    30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

    3. Atualize-se para a prova escrita de mestrado na FGV

    Para fazer a prova escrita da seleção do mestrado é fundamental ler atentamente o edital do concurso. Após identificar os conteúdos, é essencial ler a bibliografia indicada e procurar atualizar os conhecimentos acerca dos temas mais relevantes.

    Deixar de consultar a bibliografia pode custar a aprovação no programa. E mais: os livros e artigos citados também podem servir como referência no seu projeto de pesquisa.

    4. Prepare-se para a entrevista de mestrado na FGV

    Na entrevista, o candidato vai encarar três professores que farão perguntas sobre seu projeto e sua vida profissional. Nessa fase, é essencial mostrar conhecimento a respeito do tema escolhido para estudo, bem como segurança e certeza de que quer participar do curso.

    A entrevista será repleta de perguntas sobre as experiências profissionais do aspirante e sobre o projeto de pesquisa que será desenvolvido. Portanto, destaque seus pontos fortes no currículo e apresente o máximo possível de detalhes sobre a pesquisa que pretende fazer.

    Com essas dicas, a sua aprovação para fazer mestrado na FGV está mais perto de se tornar realidade.

    Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sempre em primeira mão!