• Como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico?

    google acadêmico

    Você certamente já sabe que o Google Acadêmico é um dos principais mecanismos de busca do mundo. Se você quer encontrar alguma coisa, então provavelmente já tenha ouvido alguém falar: “Pergunta para o Google” ou até mesmo o verbo para essa ação: “Google it”.

    O que muitas pessoas ainda não sabem é que ele pode ser um verdadeiro aliado para aqueles que querem saber como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico. É isso mesmo! Existe uma ferramenta especializada nesse requisito e que pode ajudar muito! Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de ler o post até o final!

    O que é o Google Acadêmico?

    Como o próprio nome indica, o Google Acadêmico é um sistema do próprio Google com foco na literatura acadêmica. Isso significa que ele ajuda muito na hora de encontrar artigos científicos, testes de pós-graduação (como mestrado e doutorado), livros, resumos, publicações internacionais etc.

    Tudo isso é reunido no próprio sistema do Google, e o melhor: em um só lugar. Essa medida é de grande auxílio na localização de insumos para os mais variados temas, pois facilita a vida de qualquer pesquisador que queira produzir conteúdos ainda mais interessantes.

    Além de achar tudo de forma facilitada, o serviço também permite a armazenagem de materiais que você produziu, como artigos científicos. Essa medida faz com que exista uma grande troca de informações e a difusão de muitas novidades.

    Ajuda acadêmica

    A internet já ajudou muito a vida de quem trabalha com produção acadêmica ao oferecer materiais de qualidade que podem ser facilmente encontrados. O trabalho pode ser ainda mais fácil para aqueles que sabem como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico.

    Isso significa que, entre seus filtros, ele considera o autor, publicações divulgadas, citações em outras pesquisas e vários outros detalhes do tipo. Como você deve estar imaginando, essa é uma aceleração e tanto quando o assunto é uma pesquisa fundamentada.

    Além disso, como traz os resultados por ordem de relevância, é importante saber usar palavras-chaves de forma elaborada e estratégica, seja na hora de encontrar o que pretende, seja para garantir a visibilidade de suas produções.

    Quais as vantagens dessa ferramenta?

    O Google Acadêmico, todos os dias, ganha cada vez mais visibilidade, e isso acontece por uma boa razão: a ferramenta conta com muitas vantagens. Veja algumas delas:

    Oportunidade de pesquisar em vários idiomas

    Você pode pesquisar em português, inglês ou o idioma que preferir. Esse ponto pode parecer despretensioso, mas torna o canal muito mais acessível em qualquer lugar do mundo, já que todos podem pesquisar sem ter muita dificuldade.

    Se você é o tipo de pessoa que aprendeu sobre o inglês instrumental, então pode aproveitar bastante os conhecimentos de outros idiomas.

    Possibilidade de acessar os artigos mais recentes

    Entre os filtros disponíveis você também pode acessar as publicações mais recentes — o que garante acesso a conteúdos muito relevantes. Essa é uma forma de obter informações atualizadas e construir um material com números e informações recentes para o seu trabalho.

    Chance de fazer busca por citação

    Sabe quando você escuta uma citação ou termo específico, mas não sabe o autor ou nome do artigo? Isso pode ser desesperador e inviabilizar o encontro dessas informações.

    A outra grande vantagem para quem quer saber como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico é pesquisar por meio de citações. Além disso, os termos específicos podem trazer resultados de busca mais fáceis também.

    Alternativa de criação de alertas

    Criar alertas também pode ajudar a monitorar uma palavra-chave específica. Se você está desenvolvendo um trabalho sobre redes sociais, por exemplo, pode receber uma notificação sempre que um novo artigo ou outro material for publicado nesse sentido.

    Toda essa formalização é feita por e-mail e ajuda muito o acompanhamento, principalmente se você está trabalhando na criação de uma tese ou texto específico.

    Resultado por grau de relevância

    Como adiantamos, o Google Acadêmico organiza os resultados considerando a relevância que cada um deles tem. Essa é uma forma de ter acesso a um material ainda mais completo e elaborado sobre qualquer assunto — um aspecto que ajuda muito na hora de encontrar materiais que tenham mais relevância para sua pesquisa.

    Do mesmo modo, esses resultados levam em conta a indexação de referências bibliográficas. O buscador do Google analisa a rede de conexões e as publicações levando em conta quais foram mencionadas em outros documentos.

    Oportunidade de complementar com “Pesquisas Relacionadas”

    Esse é um recurso muito interessante, pois pode incrementar ainda mais os resultados. Se você procura por um autor específico, por exemplo, no final da página pode contar com o facilitador de saber quais são os termos que mais se relacionam com esse autor.

    Possibilidade de salvar o artigo para ler depois

    Se você está na correria do dia a dia, mas se deparou com um conteúdo que parece interessante, então não precisa se preocupar. O texto pode ser salvo na sua biblioteca. Isso é bastante útil, já que não envolve o trabalho de guardar os arquivos em PDF ou fazer um acompanhamento de links.

    Como pesquisar no Google Acadêmico?

    Quer saber como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico? Então veja abaixo como pesquisar nessa ferramenta:

    Acesse a página e use o campo de busca

    O Google Acadêmico funciona como um “braço” do Google, então, o primeiro passo para conseguir realizar as buscas é fazer o acesso.

    Depois, é bem provável que você não tenha muita dificuldade, pois a plataforma é amigável e funciona de maneira bem similar ao Google que já estamos acostumados.

    Faça pesquisas específicas por autor

    Caso queira encontrar apenas materiais de um autor específico, então faça a busca da seguinte forma: “Autor: nome”. Evidenciar o nome do autor é uma ótima maneira de encontrar apenas materiais produzidos por ele.

    Filtre a busca segundo suas necessidades

    O Google traz os resultados por ordem de relevância, mas você pode colocar os filtros que preferir e, assim, garantir uma pesquisa mais segmentada. Basta explorar os pontos do lado esquerdo da tela, filtrando questões como data, idiomas, patentes, citações e outros.

    Explore a funcionalidade de pesquisa avançada

    Você pode encontrar soluções ainda mais específicas se optar por uma pesquisa avançada. Para isso, basta clicar na seta apontada para baixo no canto superior direito da tela. Depois, escolha a opção de pesquisa avançada.

    Quando a pesquisa for aberta, busque pelo nome do autor, data de publicação, palavras-chave, veículo de publicação e outros recursos desse tipo.

    Dicas de como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico

    Se você é o tipo de pessoa que não está tão acostumada a procurar artigos no Google Acadêmico, então não pode deixar de ver as dicas que preparamos abaixo. Acredite: fica bem mais fácil se você seguir alguém que já conheça o “caminho das pedras”.

    Explore frases explícitas

    Quanto mais específico você for, mais chances tem de encontrar o conteúdo que está procurando. Caso esteja procurando por um conteúdo de outbound marketing, por exemplo, no lugar de digitar apenas essas palavras, é melhor colocar a fase dentro de aspas. Desta forma: “inbound marketing”.

    Por mais insignificante que possa parecer, o Google faz um filtro por resultados mais significativos, e o melhor é que muitos deles são mais específicos.

    Exclua algumas palavras que não agregam nada

    O Google costuma trazer milhares — ou milhões — de resultados de pesquisa, mas como você provavelmente já percebeu, alguns não têm tanta relação com o que você procura.

    Caso a palavra apareça como um termo publicitário, por exemplo, então talvez os resultados não sejam tão importantes assim. Para fazer isso, basta usar o sinal “-” após a palavra que você deseja excluir da busca.

    Faça a pesquisa em um site específico

    Algumas vezes já sabemos o site em que queremos pesquisar, mas ele também conta com muito conteúdo. Pois bem, isso tudo pode ser feito com mais facilidade, mesmo quando o site não tem um recurso de busca.

    Nesse caso, basta usar o modificador para filtrar dessa maneira. Um exemplo de busca seria algo como: “SEO” site: site.com — assim, todos os resultados que aparecerem vão ser publicações do “site.com” sobre o outbound marketing.

    Esse detalhe já ajuda muito, pois vai dar a informação que você procura ou um conteúdo sobre temas específicos.

    Considere filtrar por isso OU aquilo

    Muitas vezes, queremos seguir com a pesquisa em um viés mais específico. Por isso, caso os dois termos possam competir entre si, uma ótima alternativa é usar o operador OR, que significa OU em inglês. Vale lembrar que essa palavra deve sempre estar escrita com letras maiúsculas.

    Faça filtro por título

    Se você quer encontrar uma página com certas palavras no título, então pode seguir com uma busca específica. Basta digitar allintitle: e logo em seguida colocar as palavras e/ou frases que quer encontrar.

    Sinalize caso se depare com palavras perdidas

    Sejamos francos: às vezes queremos pesquisar algo, mas esquecemos uma palavra e logo já bate aquele leve desespero de achar que não vamos encontrar o que gostaríamos.

    Se esqueceu de uma palavra ou duas, basta usar um asterisco “*” como um curinga para encontrar o que estava procurando. Quer um exemplo? Basta colocar no campo de busca algo como: quem semeia “*”, colhe tempestades. Simples, não?

    Qual é o passo a passo para aprimorar a pesquisa?

    Para saber como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico de forma facilitada e aprimorar sua pesquisa, não deixe de ver algumas dicas que compartilhamos abaixo:

    Acesse a página

    Como já adiantamos, o primeiro passo para usufruir dos benefícios do Google Acadêmico é acessar a página. Depois de digitar o que quer pesquisar, pode ainda explorar os tradicionais filtros de resultados — o que ajuda a encontrar exatamente o que você quer.

    É possível considerar o período de publicação, classificação de resultados e o tipo de idioma em que o conteúdo foi produzido.

    Segmente a opção de busca avançada

    Além dos filtros que adiantamos, você pode usar o método de Pesquisa Avançada. Basta clicar na seta presente no campo de busca e clicar na tela de busca avançada.

    Depois disso, é só preencher alguns campos presentes e encontrar assim os artigos científicos com mais precisão, tendo ainda a possibilidade de delimitar o período de publicação e locais onde ela foi feita.

    Conte com a ajuda da “minha biblioteca” para criar alertas

    Agora que você já sabe como a seção “Minha biblioteca” pode ajudar muito na tarefa de reunir as publicações que gostaria de ler, vai se surpreender com outra vantagem que ela também pode ter: a criação de alertas.

    Essa é uma forma prática de acompanhar as publicações dentro dos conteúdos ou palavras-chave que precisa. Assim, fica bem mais fácil reunir os textos e trabalhar de forma ainda mais elaborada.

    Explore o campo “minhas citações”

    Esse é o espaço em que todos os trabalhos acadêmicos de sua autoria ficam reunidos. É uma maneira bastante útil de acompanhar, de forma praticamente automática, os outros trabalhos que são influenciados por seus artigos e teses.

    É bom lembrar que isso tudo só acontece de forma correta se você preencher corretamente os campos disponíveis. Então, não deixe de investir um tempo nessa atividade!

    Adicione a extensão no navegador

    Para fechar as dicas de navegação, é bom sempre lembrar da extensão do navegador. Essa é a uma forma de encurtar o caminho entre a navegação e a busca no Google Acadêmico.

    A extensão funciona da seguinte forma: durante a navegação, que conta com dados referenciais, ou após selecionar um termo ou título da página web, você deve clicar no botão de extensão.

    Assim, são apresentador os três melhores resultados relacionados à busca, só que com alguns diferenciais: contagem de citações, link para o artigo completo, botão de citação rápida e possibilidade de continuar a pesquisa completa no Google Acadêmico. Acredite: esse é um detalhe que ajuda muito.

    Agora que você já sabe como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico, não deixe de incorporar cada uma das dicas no seu dia a dia para garantir resultados ainda melhores. Assim, fica bem mais fácil contar com a ajuda dessa ferramenta incrível para enriquecer ainda mais os materiais que tem produzido.

    E aí, gostou deste artigo? Então, visite agora mesmo nossa página no facebook e veja diversos artigos incríveis como este!