Logomarca curso Marta Garcia
yes still already

Yet, Still e Already: saiba quando usar cada um e não erre mais

instituto marta garcia certificado proficiencia mestrado

Entender como utilizar advérbios de intensidade e de frequência já é um grande desafio na língua portuguesa, pois precisamos estar atentos à sua colocação, concordância e coerência. Quando é necessário utilizá-los na língua inglesa, sentimos ainda mais dificuldade, principalmente se eles forem o yet, still e already.

Se você ainda não sabe como utilizá-los, fique tranquilo! Neste artigo explicamos o que são esses advérbios e como você pode fazer o uso deles corretamente no seu dia a dia. Vamos lá?

O que é yet, still e already?

Antes mesmo de saber como aplicá-los em uma oração, é preciso compreender o que são esses advérbios. De maneira geral, as palavras “yet” e “still” podem ser traduzidas como “ainda” e o advérbio “already” como “já”, e é por isso que elas causam muita confusão.

Como utilizar cada palavra?

A língua inglesa utiliza muito as palavras yet, still e already, já que elas trazem a noção de tempo para dentro de uma oração. Isso quer dizer que é muito difícil explicar alguma coisa que aconteceu ou ainda está para surgir sem lançar mão desses três advérbios.

Mas, afinal, como eles podem ser usados? A seguir, explicamos a função de cada um em uma frase. Confira!

Yet

Yet refere-se a uma ação que está para acontecer, ou seja, já é esperada. Assim, ele nunca pode ser aplicado em frases no passado e normalmente aparece em sentenças negativas. Além disso, quando você realiza uma pergunta com o yet, é mais interessante colocar o termo no final, para enfatizar que estamos esperando que a ação realmente aconteça.

Um bom exemplo é a frase “hasn’t he finished the assignment yet?” que significa “ele não terminou o trabalho ainda?”.

Still

Diferentemente do yet, o advérbio still é utilizado para informar que uma ação ainda não terminou. Assim, utilizamos essa palavra quando nos referimos a situações que duram mais do que o esperado.

Por exemplo, quando falamos “I am still waiting”, utilizamos o still para destacar que a situação não mudou. Ou seja, o sujeito da oração ainda está esperando que algo aconteça.

Vale lembrar, também, que o advérbio é utilizado, na grande maioria das vezes, em orações afirmativas ou em perguntas, aparecendo sempre antes do verbo to be nas sentenças interrogativas, e depois do verbo nas afirmativas.

O único momento em que pode ser aplicado em sentenças negativas é quando você precisa enfatizar algo para o interlocutor. Nesse caso, utilizando o exemplo anterior, podemos substituir o “I’m still waiting” por “she still not here”.

Nesse momento, você pode estar se perguntando se seria possível utilizar o yet nas sentenças negativas. Ainda que seja possível, a intensidade da oração muda. Por exemplo: se você falasse “she’s not here yet”, estaria dizendo que ela não chegou ainda, podendo ser apenas uma constatação da situação.

Agora, quando você fala “she still not here”, o que você está dizendo é que ela ainda não chegou, como se o fato de ela não ter chego gerasse um incômodo.

Already

Por fim, already é a palavra que causa menos confusão, já que ela apresenta uma diferença mais clara do que yet e still. O advérbio é utilizado, então, em frases interrogativas ou afirmativas, sendo raro a sua aparição em sentenças negativas.

Assim, o already aparece antes do verbo to be, nas orações afirmativas, e depois do sujeito, nas orações interrogativas. Você pode conferir nas frases: “is Mary already here?” e “Mary is already here”.

Onde cada um pode ser aplicado?

No tópico anterior você pôde entender como que cada advérbio é utilizado. Que tal conhecer outros exemplos de frases para fixar o seu conhecimento? A seguir, listamos algumas orações para você entender em qual momento a palavra é inserida na sentença.

–  she still can’t talk about it;

–  he hasn’t arrived yet;

–  the movie has already started;

–  are you ready yet?

Você percebe como yet, still e already causam confusão na escrita e na oratória? Ainda que seja desafiador utilizá-los, se você manter essas informações em mente conseguirá distingui-los com mais facilidade e desenvolver uma boa gramática em inglês.

Conheça nosso Curso de Inglês Instrumental Online para leitura e tradução de textos em inglês.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.